Mediação e Competência em Informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação em Pauta |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41295 |
Resumo: | No ambiente universitário a biblioteca possui importante papel na formação dos discentes como indivíduos críticos, autônomos e com habilidades voltadas para o acesso e apropriação da informação. Nesse contexto, as ações de mediação do bibliotecário devem possibilitar sua interferência no processo de aquisição da informação visando a apropriação da mesma para possibilitar a construção do conhecimento do usuário. Assim, nosso objetivo consiste em analisar a percepção, sobre a mediação e competência em informação, dos bibliotecários no processo de construção do conhecimento científico no ambiente universitário. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso do método exploratório. Os dados coletados a partir de questionários e entrevista realizados com bibliotecários que atuam na Comissão de Educação de Usuários do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Ceará foram analisados pela técnica de análise de conteúdo a partir do estabelecimento de categorias. Com isso, verificamos que a distinção entre o conceito de habilidade e competência não está internalizada na compreensão dos bibliotecários, necessitando ser abordada com maior profundidade pois, mesmo ambas sendo colocadas em prática cotidianamente, essa lacuna acaba não permitindo que associem a competência ou habilidade específica a uma atividade particular. Os profissionais compreendem a essência dos conceitos de mediação e competência em informação, mas não explicitam o entrelaçamento das temáticas. Ainda assim, a Comissão busca alinhar constantemente seu planejamento com as necessidades dos usuários, destarte, concluímos que o desenvolvimento das atividades da Comissão vem contribuindo para a consolidação da cultura de pesquisa no ambiente acadêmico. |
id |
UFC-15_bc028ed48662df2e59f6a80a46e6aea2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/41295 |
network_acronym_str |
UFC-15 |
network_name_str |
Informação em Pauta |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação e Competência em Informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFCMediação da InformaçãoCompetência em InformaçãoBiblioteca UniversitáriaProfissional Bibliotecário.No ambiente universitário a biblioteca possui importante papel na formação dos discentes como indivíduos críticos, autônomos e com habilidades voltadas para o acesso e apropriação da informação. Nesse contexto, as ações de mediação do bibliotecário devem possibilitar sua interferência no processo de aquisição da informação visando a apropriação da mesma para possibilitar a construção do conhecimento do usuário. Assim, nosso objetivo consiste em analisar a percepção, sobre a mediação e competência em informação, dos bibliotecários no processo de construção do conhecimento científico no ambiente universitário. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso do método exploratório. Os dados coletados a partir de questionários e entrevista realizados com bibliotecários que atuam na Comissão de Educação de Usuários do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Ceará foram analisados pela técnica de análise de conteúdo a partir do estabelecimento de categorias. Com isso, verificamos que a distinção entre o conceito de habilidade e competência não está internalizada na compreensão dos bibliotecários, necessitando ser abordada com maior profundidade pois, mesmo ambas sendo colocadas em prática cotidianamente, essa lacuna acaba não permitindo que associem a competência ou habilidade específica a uma atividade particular. Os profissionais compreendem a essência dos conceitos de mediação e competência em informação, mas não explicitam o entrelaçamento das temáticas. Ainda assim, a Comissão busca alinhar constantemente seu planejamento com as necessidades dos usuários, destarte, concluímos que o desenvolvimento das atividades da Comissão vem contribuindo para a consolidação da cultura de pesquisa no ambiente acadêmico.Universidade Federal do Ceará2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/ziphttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/4129510.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41295.91-92Informação em Pauta; Vol 4 No 1 (2019): Informação em Pauta; 91-92Informação em Pauta; v. 4 n. 1 (2019): Informação em Pauta; 91-922525-346810.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41295/98968http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41295/98969http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41295/99024Copyright (c) 2019 Larisse Macedo de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Larisse Macedo de2022-01-01T04:38:44Zoai:periodicos.ufc:article/41295Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2022-01-01T04:38:44Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação e Competência em Informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC |
title |
Mediação e Competência em Informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC |
spellingShingle |
Mediação e Competência em Informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC Almeida, Larisse Macedo de Mediação da Informação Competência em Informação Biblioteca Universitária Profissional Bibliotecário. |
title_short |
Mediação e Competência em Informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC |
title_full |
Mediação e Competência em Informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC |
title_fullStr |
Mediação e Competência em Informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC |
title_full_unstemmed |
Mediação e Competência em Informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC |
title_sort |
Mediação e Competência em Informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC |
author |
Almeida, Larisse Macedo de |
author_facet |
Almeida, Larisse Macedo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Larisse Macedo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação da Informação Competência em Informação Biblioteca Universitária Profissional Bibliotecário. |
topic |
Mediação da Informação Competência em Informação Biblioteca Universitária Profissional Bibliotecário. |
description |
No ambiente universitário a biblioteca possui importante papel na formação dos discentes como indivíduos críticos, autônomos e com habilidades voltadas para o acesso e apropriação da informação. Nesse contexto, as ações de mediação do bibliotecário devem possibilitar sua interferência no processo de aquisição da informação visando a apropriação da mesma para possibilitar a construção do conhecimento do usuário. Assim, nosso objetivo consiste em analisar a percepção, sobre a mediação e competência em informação, dos bibliotecários no processo de construção do conhecimento científico no ambiente universitário. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso do método exploratório. Os dados coletados a partir de questionários e entrevista realizados com bibliotecários que atuam na Comissão de Educação de Usuários do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Ceará foram analisados pela técnica de análise de conteúdo a partir do estabelecimento de categorias. Com isso, verificamos que a distinção entre o conceito de habilidade e competência não está internalizada na compreensão dos bibliotecários, necessitando ser abordada com maior profundidade pois, mesmo ambas sendo colocadas em prática cotidianamente, essa lacuna acaba não permitindo que associem a competência ou habilidade específica a uma atividade particular. Os profissionais compreendem a essência dos conceitos de mediação e competência em informação, mas não explicitam o entrelaçamento das temáticas. Ainda assim, a Comissão busca alinhar constantemente seu planejamento com as necessidades dos usuários, destarte, concluímos que o desenvolvimento das atividades da Comissão vem contribuindo para a consolidação da cultura de pesquisa no ambiente acadêmico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41295 10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41295.91-92 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41295 |
identifier_str_mv |
10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41295.91-92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41295/98968 http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41295/98969 http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41295/99024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Larisse Macedo de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Larisse Macedo de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação em Pauta; Vol 4 No 1 (2019): Informação em Pauta; 91-92 Informação em Pauta; v. 4 n. 1 (2019): Informação em Pauta; 91-92 2525-3468 10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019 reponame:Informação em Pauta instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Informação em Pauta |
collection |
Informação em Pauta |
repository.name.fl_str_mv |
Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
informacaoempauta@gmail.com|| |
_version_ |
1797231542774267904 |