Estratégia Saúde da Família: experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4250 |
Resumo: | Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem referente ao Estágio Curricular Supervisionado I, em uma Unidade Básica de Saúde da Família, de Fortaleza-CE, e em uma Unidade de Saúde da cidade de Maranguape-CE. As atividades foram desenvolvidas à luz dos referenciais teóricos do Ministério da Saúde para a aquisição de habilidades na saúde da criança e do adolescente, na saúde sexual e reprodutiva, na saúde do adulto e do idoso. A percepção de família como fonte de informações e foco do cuidado foi uma habilidade adquirida, pois, apesar de terem sido desenvolvidas em programas pontuais, o engajamento da família para o cuidado foi reforçado em todas as atividades. É preciso pensar na formação de enfermeiros questionadores e participativos, profissionais com qualidade formal e política, capazes de estabelecer diálogo entre a diversidade de saberes que se encontram no cotidiano da Estratégia de Saúde da Família. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110002000026 |
id |
UFC-16_16e0eccbfd8d6cfe9fc0bd52843562af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/4250 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia Saúde da Família: experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricularEnfermagemSaúde da FamíliaEstudantes de EnfermagemEducação em Enfermagem.Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem referente ao Estágio Curricular Supervisionado I, em uma Unidade Básica de Saúde da Família, de Fortaleza-CE, e em uma Unidade de Saúde da cidade de Maranguape-CE. As atividades foram desenvolvidas à luz dos referenciais teóricos do Ministério da Saúde para a aquisição de habilidades na saúde da criança e do adolescente, na saúde sexual e reprodutiva, na saúde do adulto e do idoso. A percepção de família como fonte de informações e foco do cuidado foi uma habilidade adquirida, pois, apesar de terem sido desenvolvidas em programas pontuais, o engajamento da família para o cuidado foi reforçado em todas as atividades. É preciso pensar na formação de enfermeiros questionadores e participativos, profissionais com qualidade formal e política, capazes de estabelecer diálogo entre a diversidade de saberes que se encontram no cotidiano da Estratégia de Saúde da Família. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110002000026Universidade Federal do Ceará2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4250Rev Rene; Vol. 12 No. 2 (2011)Rev Rene; v. 12 n. 2 (2011)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4250/3283Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, José Wicto PereiraAndrade, Auzilene Moreira deMenezes, Anaíze Viana Bezerra deMoura, Ana Débora Assis2023-02-13T17:09:47Zoai:periodicos.ufc:article/4250Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-13T17:09:47Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia Saúde da Família: experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular |
title |
Estratégia Saúde da Família: experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular |
spellingShingle |
Estratégia Saúde da Família: experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular Borges, José Wicto Pereira Enfermagem Saúde da Família Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem. |
title_short |
Estratégia Saúde da Família: experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular |
title_full |
Estratégia Saúde da Família: experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular |
title_fullStr |
Estratégia Saúde da Família: experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular |
title_full_unstemmed |
Estratégia Saúde da Família: experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular |
title_sort |
Estratégia Saúde da Família: experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular |
author |
Borges, José Wicto Pereira |
author_facet |
Borges, José Wicto Pereira Andrade, Auzilene Moreira de Menezes, Anaíze Viana Bezerra de Moura, Ana Débora Assis |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Auzilene Moreira de Menezes, Anaíze Viana Bezerra de Moura, Ana Débora Assis |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, José Wicto Pereira Andrade, Auzilene Moreira de Menezes, Anaíze Viana Bezerra de Moura, Ana Débora Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Saúde da Família Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem. |
topic |
Enfermagem Saúde da Família Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem. |
description |
Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem referente ao Estágio Curricular Supervisionado I, em uma Unidade Básica de Saúde da Família, de Fortaleza-CE, e em uma Unidade de Saúde da cidade de Maranguape-CE. As atividades foram desenvolvidas à luz dos referenciais teóricos do Ministério da Saúde para a aquisição de habilidades na saúde da criança e do adolescente, na saúde sexual e reprodutiva, na saúde do adulto e do idoso. A percepção de família como fonte de informações e foco do cuidado foi uma habilidade adquirida, pois, apesar de terem sido desenvolvidas em programas pontuais, o engajamento da família para o cuidado foi reforçado em todas as atividades. É preciso pensar na formação de enfermeiros questionadores e participativos, profissionais com qualidade formal e política, capazes de estabelecer diálogo entre a diversidade de saberes que se encontram no cotidiano da Estratégia de Saúde da Família. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110002000026 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4250 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4250/3283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 12 No. 2 (2011) Rev Rene; v. 12 n. 2 (2011) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174721006010368 |