O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5753 |
Resumo: | Relato de experiência de ensino-aprendizagem sobre o toque terapêutico, com o objetivo de planejar, ministrar e avaliar aula em parturiente durante o pré-parto e parto. Foram realizadas dinâmicas envolvendo o grupo de alunos experienciando o toque e discutindo a importância, a técnica, o envolvimento interpessoal. A avaliação acerca de conhecimentos foi obtida pela observação e pelos depoimentos contidos no instrumento de avaliação da aula. Os dados foram organizados em categorias e evidenciaram que a aprendizagem é recíproca, interativa e facilita a apreensão de conhecimentos. Observamos que o uso de metodologia participativa satisfaz o docente e o discente e produz uma aprendizagem significativa. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000014 |
id |
UFC-16_16fca6ebe5fff2dacd94a183c7cfdfe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/5753 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturienteToque terapêuticoensinoaprendizagem.Relato de experiência de ensino-aprendizagem sobre o toque terapêutico, com o objetivo de planejar, ministrar e avaliar aula em parturiente durante o pré-parto e parto. Foram realizadas dinâmicas envolvendo o grupo de alunos experienciando o toque e discutindo a importância, a técnica, o envolvimento interpessoal. A avaliação acerca de conhecimentos foi obtida pela observação e pelos depoimentos contidos no instrumento de avaliação da aula. Os dados foram organizados em categorias e evidenciaram que a aprendizagem é recíproca, interativa e facilita a apreensão de conhecimentos. Observamos que o uso de metodologia participativa satisfaz o docente e o discente e produz uma aprendizagem significativa. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000014Universidade Federal do Ceará2002-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5753Rev Rene; Vol. 3 No. 1 (2002)Rev Rene; v. 3 n. 1 (2002)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5753/4106Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Isolda Pereira daBarroso, Maria Grasiela TeixeiraSilva, Raimunda Magalhães da2023-03-08T16:52:10Zoai:periodicos.ufc:article/5753Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-08T16:52:10Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente |
title |
O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente |
spellingShingle |
O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente Silveira, Isolda Pereira da Toque terapêutico ensino aprendizagem. |
title_short |
O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente |
title_full |
O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente |
title_fullStr |
O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente |
title_full_unstemmed |
O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente |
title_sort |
O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente |
author |
Silveira, Isolda Pereira da |
author_facet |
Silveira, Isolda Pereira da Barroso, Maria Grasiela Teixeira Silva, Raimunda Magalhães da |
author_role |
author |
author2 |
Barroso, Maria Grasiela Teixeira Silva, Raimunda Magalhães da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Isolda Pereira da Barroso, Maria Grasiela Teixeira Silva, Raimunda Magalhães da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Toque terapêutico ensino aprendizagem. |
topic |
Toque terapêutico ensino aprendizagem. |
description |
Relato de experiência de ensino-aprendizagem sobre o toque terapêutico, com o objetivo de planejar, ministrar e avaliar aula em parturiente durante o pré-parto e parto. Foram realizadas dinâmicas envolvendo o grupo de alunos experienciando o toque e discutindo a importância, a técnica, o envolvimento interpessoal. A avaliação acerca de conhecimentos foi obtida pela observação e pelos depoimentos contidos no instrumento de avaliação da aula. Os dados foram organizados em categorias e evidenciaram que a aprendizagem é recíproca, interativa e facilita a apreensão de conhecimentos. Observamos que o uso de metodologia participativa satisfaz o docente e o discente e produz uma aprendizagem significativa. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000014 |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5753 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5753/4106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 3 No. 1 (2002) Rev Rene; v. 3 n. 1 (2002) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174723307634688 |