O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Isolda Pereira da
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Barroso, Maria Grasiela Teixeira, Silva, Raimunda Magalhães da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5753
Resumo: Relato de experiência de ensino-aprendizagem sobre o toque terapêutico, com o objetivo de planejar, ministrar e avaliar aula em parturiente durante o pré-parto e parto. Foram realizadas dinâmicas envolvendo o grupo de alunos experienciando o toque e discutindo a importância, a técnica, o envolvimento interpessoal. A avaliação acerca de conhecimentos foi obtida pela observação e pelos depoimentos contidos no instrumento de avaliação da aula. Os dados foram organizados em categorias e evidenciaram que a aprendizagem é recíproca, interativa e facilita a apreensão de conhecimentos. Observamos que o uso de metodologia participativa satisfaz o docente e o discente e produz uma aprendizagem significativa. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000014
id UFC-16_16fca6ebe5fff2dacd94a183c7cfdfe1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5753
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturienteToque terapêuticoensinoaprendizagem.Relato de experiência de ensino-aprendizagem sobre o toque terapêutico, com o objetivo de planejar, ministrar e avaliar aula em parturiente durante o pré-parto e parto. Foram realizadas dinâmicas envolvendo o grupo de alunos experienciando o toque e discutindo a importância, a técnica, o envolvimento interpessoal. A avaliação acerca de conhecimentos foi obtida pela observação e pelos depoimentos contidos no instrumento de avaliação da aula. Os dados foram organizados em categorias e evidenciaram que a aprendizagem é recíproca, interativa e facilita a apreensão de conhecimentos. Observamos que o uso de metodologia participativa satisfaz o docente e o discente e produz uma aprendizagem significativa. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000014Universidade Federal do Ceará2002-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5753Rev Rene; Vol. 3 No. 1 (2002)Rev Rene; v. 3 n. 1 (2002)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5753/4106Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Isolda Pereira daBarroso, Maria Grasiela TeixeiraSilva, Raimunda Magalhães da2023-03-08T16:52:10Zoai:periodicos.ufc:article/5753Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-08T16:52:10Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente
title O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente
spellingShingle O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente
Silveira, Isolda Pereira da
Toque terapêutico
ensino
aprendizagem.
title_short O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente
title_full O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente
title_fullStr O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente
title_full_unstemmed O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente
title_sort O ensino-aprendizagem do poder do toque à parturiente
author Silveira, Isolda Pereira da
author_facet Silveira, Isolda Pereira da
Barroso, Maria Grasiela Teixeira
Silva, Raimunda Magalhães da
author_role author
author2 Barroso, Maria Grasiela Teixeira
Silva, Raimunda Magalhães da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Isolda Pereira da
Barroso, Maria Grasiela Teixeira
Silva, Raimunda Magalhães da
dc.subject.por.fl_str_mv Toque terapêutico
ensino
aprendizagem.
topic Toque terapêutico
ensino
aprendizagem.
description Relato de experiência de ensino-aprendizagem sobre o toque terapêutico, com o objetivo de planejar, ministrar e avaliar aula em parturiente durante o pré-parto e parto. Foram realizadas dinâmicas envolvendo o grupo de alunos experienciando o toque e discutindo a importância, a técnica, o envolvimento interpessoal. A avaliação acerca de conhecimentos foi obtida pela observação e pelos depoimentos contidos no instrumento de avaliação da aula. Os dados foram organizados em categorias e evidenciaram que a aprendizagem é recíproca, interativa e facilita a apreensão de conhecimentos. Observamos que o uso de metodologia participativa satisfaz o docente e o discente e produz uma aprendizagem significativa. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000014
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5753
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5753/4106
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 3 No. 1 (2002)
Rev Rene; v. 3 n. 1 (2002)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174723307634688