Educação em saúde como estratégia para melhoria da qualidade de vida dos usuários hipertensos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes Júnior, João Evangelista
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Queiroz, Johny Carlos de, Fernandes, Suzana Carneiro de Azevedo, Oliveira, Lucídio Clebeson de, Coelho, Samara Queiroz Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4448
Resumo: O estudo objetiva analisar a prática de educação em saúde junto aos enfermeiros da rede de atenção básica enquanto estratégia para a melhoria da qualidade de vida dos usuários portadores de hipertensão arterial. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, realizada com enfermeiros que executam atividades de educação em saúde com hipertensos. Para a coleta utilizou-se um roteiro norteador no período de abril e maio de 2011 subsidiando a análise proposta por Bardin. Constatou-se que os enfermeiros compreendem a importância da realização da educação em saúde junto aos usuários, mesmo que esta prática apresente traços do modelo de educação em saúde que sobrepõe o saber científico em detrimento do popular. Faz-se necessário buscar embasamentos teóricos que garantam aos enfermeiros uma percepção dialógica do processo educar em saúde, garantindo ao usuário qua DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011012esp000021
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