Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19244 |
Resumo: | Objetivo: avaliar conhecimento de escolares antes e após intervenção educativa utilizando blog educativo sobre a pessoa com deficiência. Métodos: estudo quantitativo com participação de 74 estudantes. Aplicado teste de conhecimento. Calculados média e desvio padrão das idades. Utilizou-se teste de McNemar para comparação do pré e pós-teste e teste de Wilcoxon para comparação de médias e medianas. Resultados: após aplicação do blog, verificou-se aumento de acertos no pós-teste. Observou-se significância estatística nas variáveis: escola pública e privada (p=0,001); gênero feminino e masculino (p=0,001); faixa etária de 13 a 14 anos (p=0,001) e 15 a 18 anos (p=0,001). Questões referentes à deficiência visual e auditiva e, história e cidadania tiveram menos acertos no pré-teste (p=0,001). Questões sobre deficiência visual e auditiva e, história e cidadania (p=0,001) melhoraram proporções de acertos após intervenção. Conclusão: aplicação de blog educativo promoveu aumento de conhecimento dos escolares sobre a pessoa com deficiência. |
id |
UFC-16_652ef960aedb8956a83c61afc2160907 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/19244 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagemEstudo transversal de natureza quantitativaEnfermagemTecnologia EducacionalPessoas com DeficiênciaPromoção da Saúde.Objetivo: avaliar conhecimento de escolares antes e após intervenção educativa utilizando blog educativo sobre a pessoa com deficiência. Métodos: estudo quantitativo com participação de 74 estudantes. Aplicado teste de conhecimento. Calculados média e desvio padrão das idades. Utilizou-se teste de McNemar para comparação do pré e pós-teste e teste de Wilcoxon para comparação de médias e medianas. Resultados: após aplicação do blog, verificou-se aumento de acertos no pós-teste. Observou-se significância estatística nas variáveis: escola pública e privada (p=0,001); gênero feminino e masculino (p=0,001); faixa etária de 13 a 14 anos (p=0,001) e 15 a 18 anos (p=0,001). Questões referentes à deficiência visual e auditiva e, história e cidadania tiveram menos acertos no pré-teste (p=0,001). Questões sobre deficiência visual e auditiva e, história e cidadania (p=0,001) melhoraram proporções de acertos após intervenção. Conclusão: aplicação de blog educativo promoveu aumento de conhecimento dos escolares sobre a pessoa com deficiência.Universidade Federal do Ceará2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19244Rev Rene; Vol 18 No 2 (2017); 187-194Rev Rene; v. 18 n. 2 (2017); 187-1942175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19244/29961Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Karine Moreira dePessoa, Ana TalyneRebouças, Cristiana Brasil de AlmeidaSilva, Maguida Gomes daAlmeida, Paulo César dePagliuca, Lorita Marlena Freitag2018-10-09T18:16:30Zoai:periodicos.ufc:article/19244Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2018-10-09T18:16:30Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem |
title |
Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem |
spellingShingle |
Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem Melo, Karine Moreira de Estudo transversal de natureza quantitativa Enfermagem Tecnologia Educacional Pessoas com Deficiência Promoção da Saúde. |
title_short |
Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem |
title_full |
Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem |
title_fullStr |
Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem |
title_sort |
Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem |
author |
Melo, Karine Moreira de |
author_facet |
Melo, Karine Moreira de Pessoa, Ana Talyne Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida Silva, Maguida Gomes da Almeida, Paulo César de Pagliuca, Lorita Marlena Freitag |
author_role |
author |
author2 |
Pessoa, Ana Talyne Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida Silva, Maguida Gomes da Almeida, Paulo César de Pagliuca, Lorita Marlena Freitag |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Karine Moreira de Pessoa, Ana Talyne Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida Silva, Maguida Gomes da Almeida, Paulo César de Pagliuca, Lorita Marlena Freitag |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo transversal de natureza quantitativa Enfermagem Tecnologia Educacional Pessoas com Deficiência Promoção da Saúde. |
topic |
Estudo transversal de natureza quantitativa Enfermagem Tecnologia Educacional Pessoas com Deficiência Promoção da Saúde. |
description |
Objetivo: avaliar conhecimento de escolares antes e após intervenção educativa utilizando blog educativo sobre a pessoa com deficiência. Métodos: estudo quantitativo com participação de 74 estudantes. Aplicado teste de conhecimento. Calculados média e desvio padrão das idades. Utilizou-se teste de McNemar para comparação do pré e pós-teste e teste de Wilcoxon para comparação de médias e medianas. Resultados: após aplicação do blog, verificou-se aumento de acertos no pós-teste. Observou-se significância estatística nas variáveis: escola pública e privada (p=0,001); gênero feminino e masculino (p=0,001); faixa etária de 13 a 14 anos (p=0,001) e 15 a 18 anos (p=0,001). Questões referentes à deficiência visual e auditiva e, história e cidadania tiveram menos acertos no pré-teste (p=0,001). Questões sobre deficiência visual e auditiva e, história e cidadania (p=0,001) melhoraram proporções de acertos após intervenção. Conclusão: aplicação de blog educativo promoveu aumento de conhecimento dos escolares sobre a pessoa com deficiência. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19244 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19244/29961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol 18 No 2 (2017); 187-194 Rev Rene; v. 18 n. 2 (2017); 187-194 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174732157616128 |