O significado de novas formas de ensinar em enfermagem psiquiátrica: percepção dos alunos de enfermagem em campo de estágio
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32748 |
Resumo: | Há algumas décadas, iniciou-se a configuração do Movimento Brasileiro de Reforma Psiquiátrica cujo objetivo primordial consistia em questionar e combater o papel tradicional das instituições psiquiátricas e da psiquiatria enquanto saber científico. Objetiva-se investigar neste estudo o significado da experiência de Estágio na disciplina de Enfermagem Psiquiátrica, com 15 alunos que realizaram estágio curricular no campo da Saúde Mental. O instrumento utilizado foi um roteiro de entrevista e a interpretação dos dados foi realizada com base nos discursos dos entrevistados, cujo método eleito foi análise de conteúdo com construção de categorias. Os resultados alcançados revelaram possibilidades de mudanças no “Eu” dos estudantes, assim como sua relação com as pessoas portadoras de adoecimento psíquico. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20000002000011 |
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O significado de novas formas de ensinar em enfermagem psiquiátrica: percepção dos alunos de enfermagem em campo de estágioEducação em EnfermagemEnfermagem Psiquiátrica.Há algumas décadas, iniciou-se a configuração do Movimento Brasileiro de Reforma Psiquiátrica cujo objetivo primordial consistia em questionar e combater o papel tradicional das instituições psiquiátricas e da psiquiatria enquanto saber científico. Objetiva-se investigar neste estudo o significado da experiência de Estágio na disciplina de Enfermagem Psiquiátrica, com 15 alunos que realizaram estágio curricular no campo da Saúde Mental. O instrumento utilizado foi um roteiro de entrevista e a interpretação dos dados foi realizada com base nos discursos dos entrevistados, cujo método eleito foi análise de conteúdo com construção de categorias. Os resultados alcançados revelaram possibilidades de mudanças no “Eu” dos estudantes, assim como sua relação com as pessoas portadoras de adoecimento psíquico. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20000002000011Universidade Federal do Ceará2000-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32748Rev Rene; Vol. 1 No. 2 (2000)Rev Rene; v. 1 n. 2 (2000)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32748/72906Copyright (c) 2018 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessJorge, Maria Salete BessaRocha, Norma Faustino2023-03-09T15:00:34Zoai:periodicos.ufc:article/32748Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-09T15:00:34Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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