O significado de novas formas de ensinar em enfermagem psiquiátrica: percepção dos alunos de enfermagem em campo de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Maria Salete Bessa
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Rocha, Norma Faustino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32748
Resumo: Há algumas décadas, iniciou-se a configuração do Movimento Brasileiro de Reforma Psiquiátrica cujo objetivo primordial consistia em questionar e combater o papel tradicional das instituições psiquiátricas e da psiquiatria enquanto saber científico. Objetiva-se investigar neste estudo o significado da experiência de Estágio na disciplina de Enfermagem Psiquiátrica, com 15 alunos que realizaram estágio curricular no campo da Saúde Mental. O instrumento utilizado foi um roteiro de entrevista e a interpretação dos dados foi realizada com base nos discursos dos entrevistados, cujo método eleito foi análise de conteúdo com construção de categorias. Os resultados alcançados revelaram possibilidades de mudanças no “Eu” dos estudantes, assim como sua relação com as pessoas portadoras de adoecimento psíquico. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20000002000011
id UFC-16_708fb44def62e3825b3a19166cb93ab2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/32748
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling O significado de novas formas de ensinar em enfermagem psiquiátrica: percepção dos alunos de enfermagem em campo de estágioEducação em EnfermagemEnfermagem Psiquiátrica.Há algumas décadas, iniciou-se a configuração do Movimento Brasileiro de Reforma Psiquiátrica cujo objetivo primordial consistia em questionar e combater o papel tradicional das instituições psiquiátricas e da psiquiatria enquanto saber científico. Objetiva-se investigar neste estudo o significado da experiência de Estágio na disciplina de Enfermagem Psiquiátrica, com 15 alunos que realizaram estágio curricular no campo da Saúde Mental. O instrumento utilizado foi um roteiro de entrevista e a interpretação dos dados foi realizada com base nos discursos dos entrevistados, cujo método eleito foi análise de conteúdo com construção de categorias. Os resultados alcançados revelaram possibilidades de mudanças no “Eu” dos estudantes, assim como sua relação com as pessoas portadoras de adoecimento psíquico. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20000002000011Universidade Federal do Ceará2000-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32748Rev Rene; Vol. 1 No. 2 (2000)Rev Rene; v. 1 n. 2 (2000)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32748/72906Copyright (c) 2018 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessJorge, Maria Salete BessaRocha, Norma Faustino2023-03-09T15:00:34Zoai:periodicos.ufc:article/32748Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-09T15:00:34Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado de novas formas de ensinar em enfermagem psiquiátrica: percepção dos alunos de enfermagem em campo de estágio
title O significado de novas formas de ensinar em enfermagem psiquiátrica: percepção dos alunos de enfermagem em campo de estágio
spellingShingle O significado de novas formas de ensinar em enfermagem psiquiátrica: percepção dos alunos de enfermagem em campo de estágio
Jorge, Maria Salete Bessa
Educação em Enfermagem
Enfermagem Psiquiátrica.
title_short O significado de novas formas de ensinar em enfermagem psiquiátrica: percepção dos alunos de enfermagem em campo de estágio
title_full O significado de novas formas de ensinar em enfermagem psiquiátrica: percepção dos alunos de enfermagem em campo de estágio
title_fullStr O significado de novas formas de ensinar em enfermagem psiquiátrica: percepção dos alunos de enfermagem em campo de estágio
title_full_unstemmed O significado de novas formas de ensinar em enfermagem psiquiátrica: percepção dos alunos de enfermagem em campo de estágio
title_sort O significado de novas formas de ensinar em enfermagem psiquiátrica: percepção dos alunos de enfermagem em campo de estágio
author Jorge, Maria Salete Bessa
author_facet Jorge, Maria Salete Bessa
Rocha, Norma Faustino
author_role author
author2 Rocha, Norma Faustino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Maria Salete Bessa
Rocha, Norma Faustino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Enfermagem Psiquiátrica.
topic Educação em Enfermagem
Enfermagem Psiquiátrica.
description Há algumas décadas, iniciou-se a configuração do Movimento Brasileiro de Reforma Psiquiátrica cujo objetivo primordial consistia em questionar e combater o papel tradicional das instituições psiquiátricas e da psiquiatria enquanto saber científico. Objetiva-se investigar neste estudo o significado da experiência de Estágio na disciplina de Enfermagem Psiquiátrica, com 15 alunos que realizaram estágio curricular no campo da Saúde Mental. O instrumento utilizado foi um roteiro de entrevista e a interpretação dos dados foi realizada com base nos discursos dos entrevistados, cujo método eleito foi análise de conteúdo com construção de categorias. Os resultados alcançados revelaram possibilidades de mudanças no “Eu” dos estudantes, assim como sua relação com as pessoas portadoras de adoecimento psíquico. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20000002000011
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32748
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32748/72906
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 1 No. 2 (2000)
Rev Rene; v. 1 n. 2 (2000)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174723675684864