Vivência do ensino-aprendizagem, teoria e prática, no sistema de alojamento conjunto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Antonia do Carmo Soares
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão, Barroso, Maria Grasiela Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5749
Resumo: Estudo crítico-analítico de caráter exploratório desenvolvido com alunos da Disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar 1, da Universidade Federal do Ceará, relacionado às atividades práticas junto ao recém-nascido no Alojamento Conjunto (AC). Objetivou-se identificar o nível de satisfação dos alunos no ensino-aprendizagem; dificuldades relacionadas ao campo de prática. As atividades aconteceram no AC de uma Maternidade em Fortaleza-CE, de abril a junho/2001. Utilizou-se observação participante; questionário semi-estruturado, participando 24 alunos. Os dados analisados culminaram nas temáticas: nível de satisfação sobre teoria e prática; dificuldades relacionadas à Disciplina no campo de prática. Concluiu-se que o campo é adequado permitindo boa interação professora-aluno-enfermeira. Identificou-se inadequação do número de professores e número de alunos produzindo lacunas no ensino-aprendizagem. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000012  
id UFC-16_71a7d52cda7602dc4323087b9c23b5b2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5749
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Vivência do ensino-aprendizagem, teoria e prática, no sistema de alojamento conjuntoEnsinoAprendizagemAlojamento conjuntoAprendizagem baseada em problemas.Estudo crítico-analítico de caráter exploratório desenvolvido com alunos da Disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar 1, da Universidade Federal do Ceará, relacionado às atividades práticas junto ao recém-nascido no Alojamento Conjunto (AC). Objetivou-se identificar o nível de satisfação dos alunos no ensino-aprendizagem; dificuldades relacionadas ao campo de prática. As atividades aconteceram no AC de uma Maternidade em Fortaleza-CE, de abril a junho/2001. Utilizou-se observação participante; questionário semi-estruturado, participando 24 alunos. Os dados analisados culminaram nas temáticas: nível de satisfação sobre teoria e prática; dificuldades relacionadas à Disciplina no campo de prática. Concluiu-se que o campo é adequado permitindo boa interação professora-aluno-enfermeira. Identificou-se inadequação do número de professores e número de alunos produzindo lacunas no ensino-aprendizagem. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000012  Universidade Federal do Ceará2002-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5749Rev Rene; Vol. 3 No. 1 (2002)Rev Rene; v. 3 n. 1 (2002)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5749/4104Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Antonia do Carmo SoaresCardoso, Maria Vera Lúcia Moreira LeitãoBarroso, Maria Grasiela Teixeira2023-03-08T16:50:07Zoai:periodicos.ufc:article/5749Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-08T16:50:07Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivência do ensino-aprendizagem, teoria e prática, no sistema de alojamento conjunto
title Vivência do ensino-aprendizagem, teoria e prática, no sistema de alojamento conjunto
spellingShingle Vivência do ensino-aprendizagem, teoria e prática, no sistema de alojamento conjunto
Campos, Antonia do Carmo Soares
Ensino
Aprendizagem
Alojamento conjunto
Aprendizagem baseada em problemas.
title_short Vivência do ensino-aprendizagem, teoria e prática, no sistema de alojamento conjunto
title_full Vivência do ensino-aprendizagem, teoria e prática, no sistema de alojamento conjunto
title_fullStr Vivência do ensino-aprendizagem, teoria e prática, no sistema de alojamento conjunto
title_full_unstemmed Vivência do ensino-aprendizagem, teoria e prática, no sistema de alojamento conjunto
title_sort Vivência do ensino-aprendizagem, teoria e prática, no sistema de alojamento conjunto
author Campos, Antonia do Carmo Soares
author_facet Campos, Antonia do Carmo Soares
Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
Barroso, Maria Grasiela Teixeira
author_role author
author2 Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
Barroso, Maria Grasiela Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Antonia do Carmo Soares
Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
Barroso, Maria Grasiela Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Alojamento conjunto
Aprendizagem baseada em problemas.
topic Ensino
Aprendizagem
Alojamento conjunto
Aprendizagem baseada em problemas.
description Estudo crítico-analítico de caráter exploratório desenvolvido com alunos da Disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar 1, da Universidade Federal do Ceará, relacionado às atividades práticas junto ao recém-nascido no Alojamento Conjunto (AC). Objetivou-se identificar o nível de satisfação dos alunos no ensino-aprendizagem; dificuldades relacionadas ao campo de prática. As atividades aconteceram no AC de uma Maternidade em Fortaleza-CE, de abril a junho/2001. Utilizou-se observação participante; questionário semi-estruturado, participando 24 alunos. Os dados analisados culminaram nas temáticas: nível de satisfação sobre teoria e prática; dificuldades relacionadas à Disciplina no campo de prática. Concluiu-se que o campo é adequado permitindo boa interação professora-aluno-enfermeira. Identificou-se inadequação do número de professores e número de alunos produzindo lacunas no ensino-aprendizagem. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000012  
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5749
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5749/4104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 3 No. 1 (2002)
Rev Rene; v. 3 n. 1 (2002)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174723305537536