Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Fernanda Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Avelino, Carolina Costa Valcanti, Costa, Livia Cristina Scalon da, Lourenço, Daniela Santos, Sá, Maurício Durval de, Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229
Resumo: Objetivo: identificar as evidências científicas diponíveis na literatura  sobre as estratégias de ensino utilizadas na temática de  visita domiciliar. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada na Base de Dados da Enfermagem, Cientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Resultados: foram incluídos seis artigos, com  nível VI de força de evidência. Encontrou-se diferentes estratégias e métodos de ensino relacionados à atividade de visita domiciliar como sociodrama, metodologias ativas e a realização de práticas curriculares na rede de serviços de saúde. Vivenciar a realidade social  foi uma potencialidade  encontrada pelos estudantes e,  como fragilidade, a falta de planejamento da visita.Conclusão: a principal estratégia de ensino para estudantes universitários da área da saúde é  a inserção precoce para o acompanhamento direto de famílias por meio de visitas domicilares.
id UFC-16_9fc6cf81fcaf502ac76e577e813aa01a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/19229
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitáriosEnsino sobre visita domiciliar a estudantes universitáriosVisita DomiciliarEstratégia Saúde da FamíliaAtenção Primária à SaúdeEducação.Objetivo: identificar as evidências científicas diponíveis na literatura  sobre as estratégias de ensino utilizadas na temática de  visita domiciliar. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada na Base de Dados da Enfermagem, Cientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Resultados: foram incluídos seis artigos, com  nível VI de força de evidência. Encontrou-se diferentes estratégias e métodos de ensino relacionados à atividade de visita domiciliar como sociodrama, metodologias ativas e a realização de práticas curriculares na rede de serviços de saúde. Vivenciar a realidade social  foi uma potencialidade  encontrada pelos estudantes e,  como fragilidade, a falta de planejamento da visita.Conclusão: a principal estratégia de ensino para estudantes universitários da área da saúde é  a inserção precoce para o acompanhamento direto de famílias por meio de visitas domicilares.Objetivo: identificar as evidências científicas diponíveis na literatura  sobre as estratégias de ensino utilizadas na temática de  visita domiciliar. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada na Base de Dados da Enfermagem, Cientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Resultados: foram incluídos seis artigos, com  nível VI de força de evidência. Encontrou-se diferentes estratégias e métodos de ensino relacionados à atividade de visita domiciliar como sociodrama, metodologias ativas e a realização de práticas curriculares na rede de serviços de saúde. Vivenciar a realidade social  foi uma potencialidade  encontrada pelos estudantes e,  como fragilidade, a falta de planejamento da visita.Conclusão: a principal estratégia de ensino para estudantes universitários da área da saúde é  a inserção precoce para o acompanhamento direto de famílias por meio de visitas domicilares.  Universidade Federal do Ceará2017-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativoRevisão Integrativaapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229Rev Rene; Vol 18 No 1 (2017); 129-138Rev Rene; v. 18 n. 1 (2017); 129-1382175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229/29946Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Fernanda RibeiroAvelino, Carolina Costa ValcantiCosta, Livia Cristina Scalon daLourenço, Daniela SantosSá, Maurício Durval deGoyatá, Sueli Leiko Takamatsu2019-08-21T20:04:28Zoai:periodicos.ufc:article/19229Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2019-08-21T20:04:28Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários
Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários
title Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários
spellingShingle Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários
Borges, Fernanda Ribeiro
Visita Domiciliar
Estratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Educação.
title_short Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários
title_full Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários
title_fullStr Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários
title_full_unstemmed Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários
title_sort Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários
author Borges, Fernanda Ribeiro
author_facet Borges, Fernanda Ribeiro
Avelino, Carolina Costa Valcanti
Costa, Livia Cristina Scalon da
Lourenço, Daniela Santos
Sá, Maurício Durval de
Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu
author_role author
author2 Avelino, Carolina Costa Valcanti
Costa, Livia Cristina Scalon da
Lourenço, Daniela Santos
Sá, Maurício Durval de
Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Fernanda Ribeiro
Avelino, Carolina Costa Valcanti
Costa, Livia Cristina Scalon da
Lourenço, Daniela Santos
Sá, Maurício Durval de
Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu
dc.subject.por.fl_str_mv Visita Domiciliar
Estratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Educação.
topic Visita Domiciliar
Estratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Educação.
description Objetivo: identificar as evidências científicas diponíveis na literatura  sobre as estratégias de ensino utilizadas na temática de  visita domiciliar. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada na Base de Dados da Enfermagem, Cientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Resultados: foram incluídos seis artigos, com  nível VI de força de evidência. Encontrou-se diferentes estratégias e métodos de ensino relacionados à atividade de visita domiciliar como sociodrama, metodologias ativas e a realização de práticas curriculares na rede de serviços de saúde. Vivenciar a realidade social  foi uma potencialidade  encontrada pelos estudantes e,  como fragilidade, a falta de planejamento da visita.Conclusão: a principal estratégia de ensino para estudantes universitários da área da saúde é  a inserção precoce para o acompanhamento direto de famílias por meio de visitas domicilares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo qualitativo
Revisão Integrativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229/29946
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol 18 No 1 (2017); 129-138
Rev Rene; v. 18 n. 1 (2017); 129-138
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174732134547456