Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229 |
Resumo: | Objetivo: identificar as evidências científicas diponíveis na literatura sobre as estratégias de ensino utilizadas na temática de visita domiciliar. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada na Base de Dados da Enfermagem, Cientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Resultados: foram incluídos seis artigos, com nível VI de força de evidência. Encontrou-se diferentes estratégias e métodos de ensino relacionados à atividade de visita domiciliar como sociodrama, metodologias ativas e a realização de práticas curriculares na rede de serviços de saúde. Vivenciar a realidade social foi uma potencialidade encontrada pelos estudantes e, como fragilidade, a falta de planejamento da visita.Conclusão: a principal estratégia de ensino para estudantes universitários da área da saúde é a inserção precoce para o acompanhamento direto de famílias por meio de visitas domicilares. |
id |
UFC-16_9fc6cf81fcaf502ac76e577e813aa01a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/19229 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitáriosEnsino sobre visita domiciliar a estudantes universitáriosVisita DomiciliarEstratégia Saúde da FamíliaAtenção Primária à SaúdeEducação.Objetivo: identificar as evidências científicas diponíveis na literatura sobre as estratégias de ensino utilizadas na temática de visita domiciliar. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada na Base de Dados da Enfermagem, Cientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Resultados: foram incluídos seis artigos, com nível VI de força de evidência. Encontrou-se diferentes estratégias e métodos de ensino relacionados à atividade de visita domiciliar como sociodrama, metodologias ativas e a realização de práticas curriculares na rede de serviços de saúde. Vivenciar a realidade social foi uma potencialidade encontrada pelos estudantes e, como fragilidade, a falta de planejamento da visita.Conclusão: a principal estratégia de ensino para estudantes universitários da área da saúde é a inserção precoce para o acompanhamento direto de famílias por meio de visitas domicilares.Objetivo: identificar as evidências científicas diponíveis na literatura sobre as estratégias de ensino utilizadas na temática de visita domiciliar. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada na Base de Dados da Enfermagem, Cientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Resultados: foram incluídos seis artigos, com nível VI de força de evidência. Encontrou-se diferentes estratégias e métodos de ensino relacionados à atividade de visita domiciliar como sociodrama, metodologias ativas e a realização de práticas curriculares na rede de serviços de saúde. Vivenciar a realidade social foi uma potencialidade encontrada pelos estudantes e, como fragilidade, a falta de planejamento da visita.Conclusão: a principal estratégia de ensino para estudantes universitários da área da saúde é a inserção precoce para o acompanhamento direto de famílias por meio de visitas domicilares. Universidade Federal do Ceará2017-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativoRevisão Integrativaapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229Rev Rene; Vol 18 No 1 (2017); 129-138Rev Rene; v. 18 n. 1 (2017); 129-1382175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229/29946Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Fernanda RibeiroAvelino, Carolina Costa ValcantiCosta, Livia Cristina Scalon daLourenço, Daniela SantosSá, Maurício Durval deGoyatá, Sueli Leiko Takamatsu2019-08-21T20:04:28Zoai:periodicos.ufc:article/19229Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2019-08-21T20:04:28Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários |
title |
Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários |
spellingShingle |
Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários Borges, Fernanda Ribeiro Visita Domiciliar Estratégia Saúde da Família Atenção Primária à Saúde Educação. |
title_short |
Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários |
title_full |
Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários |
title_fullStr |
Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários |
title_sort |
Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários |
author |
Borges, Fernanda Ribeiro |
author_facet |
Borges, Fernanda Ribeiro Avelino, Carolina Costa Valcanti Costa, Livia Cristina Scalon da Lourenço, Daniela Santos Sá, Maurício Durval de Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu |
author_role |
author |
author2 |
Avelino, Carolina Costa Valcanti Costa, Livia Cristina Scalon da Lourenço, Daniela Santos Sá, Maurício Durval de Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Fernanda Ribeiro Avelino, Carolina Costa Valcanti Costa, Livia Cristina Scalon da Lourenço, Daniela Santos Sá, Maurício Durval de Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visita Domiciliar Estratégia Saúde da Família Atenção Primária à Saúde Educação. |
topic |
Visita Domiciliar Estratégia Saúde da Família Atenção Primária à Saúde Educação. |
description |
Objetivo: identificar as evidências científicas diponíveis na literatura sobre as estratégias de ensino utilizadas na temática de visita domiciliar. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada na Base de Dados da Enfermagem, Cientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Resultados: foram incluídos seis artigos, com nível VI de força de evidência. Encontrou-se diferentes estratégias e métodos de ensino relacionados à atividade de visita domiciliar como sociodrama, metodologias ativas e a realização de práticas curriculares na rede de serviços de saúde. Vivenciar a realidade social foi uma potencialidade encontrada pelos estudantes e, como fragilidade, a falta de planejamento da visita.Conclusão: a principal estratégia de ensino para estudantes universitários da área da saúde é a inserção precoce para o acompanhamento direto de famílias por meio de visitas domicilares. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo qualitativo Revisão Integrativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229/29946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol 18 No 1 (2017); 129-138 Rev Rene; v. 18 n. 1 (2017); 129-138 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174732134547456 |