Cuidado de enfermagem ao neonato sob fototerapia: a visão do discente no campo de prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5474 |
Resumo: | Objetivamos comparar o conteúdo teórico ministrado em sala de aula com a prática discente no cuidado ao neonato sob fototerapia e avaliar o envolvimento discente no cuidado ao neonato sob fototerapia na primeira experiência de prática hospitalar. Realizado de outubro a dezembro/2003 numa instituição pública de Fortaleza-CE, com graduandos do 4º semestre da Disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar I (criança e adolescente) da Universidade Federal do Ceará. Os passos percorridos envolveram uma aula teórica com a temática: Fototerapia e os cuidados de enfermagem ao neonato e, vivência em campo de prática. Utilizamos como estratégia exposição dialogada, dinâmicas e questionário contemplando os objetivos propostos. Os resultados revelaram que existe correlação da teoria com a prática; o aluno se enternece ante a fragilidade do neonato sob fototerapia e a metodologia foi viável contribuindo para o fazer crítico-reflexivo dos discentes considerando o ser humano como o centro de convergência do cuidado humanizado de Enfermagem. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20050001000011 |
id |
UFC-16_a3e7f9a6dcfc94d094f02d11ecb9372a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/5474 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cuidado de enfermagem ao neonato sob fototerapia: a visão do discente no campo de práticaFototerapiaEnsinoRecém-nascido.Objetivamos comparar o conteúdo teórico ministrado em sala de aula com a prática discente no cuidado ao neonato sob fototerapia e avaliar o envolvimento discente no cuidado ao neonato sob fototerapia na primeira experiência de prática hospitalar. Realizado de outubro a dezembro/2003 numa instituição pública de Fortaleza-CE, com graduandos do 4º semestre da Disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar I (criança e adolescente) da Universidade Federal do Ceará. Os passos percorridos envolveram uma aula teórica com a temática: Fototerapia e os cuidados de enfermagem ao neonato e, vivência em campo de prática. Utilizamos como estratégia exposição dialogada, dinâmicas e questionário contemplando os objetivos propostos. Os resultados revelaram que existe correlação da teoria com a prática; o aluno se enternece ante a fragilidade do neonato sob fototerapia e a metodologia foi viável contribuindo para o fazer crítico-reflexivo dos discentes considerando o ser humano como o centro de convergência do cuidado humanizado de Enfermagem. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20050001000011Universidade Federal do Ceará2005-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5474Rev Rene; Vol. 6 No. 1 (2005)Rev Rene; v. 6 n. 1 (2005)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5474/3975Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Antônia do Carmo SoaresCardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão2023-03-07T12:34:58Zoai:periodicos.ufc:article/5474Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-07T12:34:58Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuidado de enfermagem ao neonato sob fototerapia: a visão do discente no campo de prática |
title |
Cuidado de enfermagem ao neonato sob fototerapia: a visão do discente no campo de prática |
spellingShingle |
Cuidado de enfermagem ao neonato sob fototerapia: a visão do discente no campo de prática Campos, Antônia do Carmo Soares Fototerapia Ensino Recém-nascido. |
title_short |
Cuidado de enfermagem ao neonato sob fototerapia: a visão do discente no campo de prática |
title_full |
Cuidado de enfermagem ao neonato sob fototerapia: a visão do discente no campo de prática |
title_fullStr |
Cuidado de enfermagem ao neonato sob fototerapia: a visão do discente no campo de prática |
title_full_unstemmed |
Cuidado de enfermagem ao neonato sob fototerapia: a visão do discente no campo de prática |
title_sort |
Cuidado de enfermagem ao neonato sob fototerapia: a visão do discente no campo de prática |
author |
Campos, Antônia do Carmo Soares |
author_facet |
Campos, Antônia do Carmo Soares Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Antônia do Carmo Soares Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fototerapia Ensino Recém-nascido. |
topic |
Fototerapia Ensino Recém-nascido. |
description |
Objetivamos comparar o conteúdo teórico ministrado em sala de aula com a prática discente no cuidado ao neonato sob fototerapia e avaliar o envolvimento discente no cuidado ao neonato sob fototerapia na primeira experiência de prática hospitalar. Realizado de outubro a dezembro/2003 numa instituição pública de Fortaleza-CE, com graduandos do 4º semestre da Disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar I (criança e adolescente) da Universidade Federal do Ceará. Os passos percorridos envolveram uma aula teórica com a temática: Fototerapia e os cuidados de enfermagem ao neonato e, vivência em campo de prática. Utilizamos como estratégia exposição dialogada, dinâmicas e questionário contemplando os objetivos propostos. Os resultados revelaram que existe correlação da teoria com a prática; o aluno se enternece ante a fragilidade do neonato sob fototerapia e a metodologia foi viável contribuindo para o fazer crítico-reflexivo dos discentes considerando o ser humano como o centro de convergência do cuidado humanizado de Enfermagem. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20050001000011 |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5474 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5474/3975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 6 No. 1 (2005) Rev Rene; v. 6 n. 1 (2005) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174722796978176 |