Sensibilizando os discentes para o cuidado humanizado: vivências do ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5620 |
Resumo: | Estudo descritivo, com abordagem qualitativa desenvolvido com alunos do curso de Graduação em Enfermagem, como uma parceria entre a graduação e a pós-graduação, em uma maternidade pública em Fortaleza-CE. Ocorreu de 11/2002 a 02/2003, em dois momentos: aula teórica e aulas práticas junto ao RN na Unidade de Internação Neonatal. Foi aplicado um questionário, e o processo analítico revelou que, para os discentes, a humanização é um estado de bem-estar; que, com a sensibilização, o cuidado passa a ter caráter humanístico; e que o docente pode fazer do cuidado humano uma prática de vida. Existe uma necessidade de modificar o modelo habitual do processo de ensinar a cuidar. A metodologia contribuiu para o processo ensino-aprendizagem onde o aluno é co-participe na edificação do conhecimento. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20040002000012 |
id |
UFC-16_ac8b6ed8515045c832e7f993227e2bf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/5620 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sensibilizando os discentes para o cuidado humanizado: vivências do ensino-aprendizagemEnfermagem neonatalHumanizaçãoEnsino-aprendizagem.Estudo descritivo, com abordagem qualitativa desenvolvido com alunos do curso de Graduação em Enfermagem, como uma parceria entre a graduação e a pós-graduação, em uma maternidade pública em Fortaleza-CE. Ocorreu de 11/2002 a 02/2003, em dois momentos: aula teórica e aulas práticas junto ao RN na Unidade de Internação Neonatal. Foi aplicado um questionário, e o processo analítico revelou que, para os discentes, a humanização é um estado de bem-estar; que, com a sensibilização, o cuidado passa a ter caráter humanístico; e que o docente pode fazer do cuidado humano uma prática de vida. Existe uma necessidade de modificar o modelo habitual do processo de ensinar a cuidar. A metodologia contribuiu para o processo ensino-aprendizagem onde o aluno é co-participe na edificação do conhecimento. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20040002000012Universidade Federal do Ceará2004-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5620Rev Rene; Vol. 5 No. 2 (2004)Rev Rene; v. 5 n. 2 (2004)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5620/4046Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRolim, Karla Maria CarneiroCampos, Antonia do Carmo SoaresCardoso, Maria Vera Lúcia Moreira LeitãoSilva, Raimunda Magalhães da2023-03-07T19:19:19Zoai:periodicos.ufc:article/5620Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-07T19:19:19Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sensibilizando os discentes para o cuidado humanizado: vivências do ensino-aprendizagem |
title |
Sensibilizando os discentes para o cuidado humanizado: vivências do ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Sensibilizando os discentes para o cuidado humanizado: vivências do ensino-aprendizagem Rolim, Karla Maria Carneiro Enfermagem neonatal Humanização Ensino-aprendizagem. |
title_short |
Sensibilizando os discentes para o cuidado humanizado: vivências do ensino-aprendizagem |
title_full |
Sensibilizando os discentes para o cuidado humanizado: vivências do ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Sensibilizando os discentes para o cuidado humanizado: vivências do ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Sensibilizando os discentes para o cuidado humanizado: vivências do ensino-aprendizagem |
title_sort |
Sensibilizando os discentes para o cuidado humanizado: vivências do ensino-aprendizagem |
author |
Rolim, Karla Maria Carneiro |
author_facet |
Rolim, Karla Maria Carneiro Campos, Antonia do Carmo Soares Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Silva, Raimunda Magalhães da |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Antonia do Carmo Soares Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Silva, Raimunda Magalhães da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolim, Karla Maria Carneiro Campos, Antonia do Carmo Soares Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Silva, Raimunda Magalhães da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem neonatal Humanização Ensino-aprendizagem. |
topic |
Enfermagem neonatal Humanização Ensino-aprendizagem. |
description |
Estudo descritivo, com abordagem qualitativa desenvolvido com alunos do curso de Graduação em Enfermagem, como uma parceria entre a graduação e a pós-graduação, em uma maternidade pública em Fortaleza-CE. Ocorreu de 11/2002 a 02/2003, em dois momentos: aula teórica e aulas práticas junto ao RN na Unidade de Internação Neonatal. Foi aplicado um questionário, e o processo analítico revelou que, para os discentes, a humanização é um estado de bem-estar; que, com a sensibilização, o cuidado passa a ter caráter humanístico; e que o docente pode fazer do cuidado humano uma prática de vida. Existe uma necessidade de modificar o modelo habitual do processo de ensinar a cuidar. A metodologia contribuiu para o processo ensino-aprendizagem onde o aluno é co-participe na edificação do conhecimento. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20040002000012 |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5620 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5620/4046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 5 No. 2 (2004) Rev Rene; v. 5 n. 2 (2004) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174723244720128 |