Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Sâmia Jucá
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lucas, Francisca Ediquelle Queiroz, Barreto, Luciana de Fátima, Cruz, Monara Rochelle Cordeiro Marinho, Pereira, Francisco Gilberto Fernandes, Barbosa, Andréa Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4954
Resumo: Objetivo: compreender as práticas de educação em saúde no contexto da formação em enfermagem. Métodos: estudo qualitativo, realizado em Instituição de Ensino Superior da rede privada. Participaram 22 sujeitos, que responderam a uma entrevista semiestruturada, cujas informações foram organizadas e analisadas pelo método de Análise Conteúdo.Resultados: identificaram-se três categorias: educação em saúde e o enfermeiro como educador; educação em saúde na atenção primária; e comparativo das práticas educativas nos níveis de atenção. Conclusão: os acadêmicos compreenderam a importância da educação em saúde em sua formação, e sentiam a necessidade de expandir essas práticas para todos os níveis de atenção em saúde.
id UFC-16_b91816c9702121e757f8c2cf7a694a28
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/4954
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em EnfermagemEducação em SaúdeEstudantes de EnfermagemEducação em Enfermagem.Objetivo: compreender as práticas de educação em saúde no contexto da formação em enfermagem. Métodos: estudo qualitativo, realizado em Instituição de Ensino Superior da rede privada. Participaram 22 sujeitos, que responderam a uma entrevista semiestruturada, cujas informações foram organizadas e analisadas pelo método de Análise Conteúdo.Resultados: identificaram-se três categorias: educação em saúde e o enfermeiro como educador; educação em saúde na atenção primária; e comparativo das práticas educativas nos níveis de atenção. Conclusão: os acadêmicos compreenderam a importância da educação em saúde em sua formação, e sentiam a necessidade de expandir essas práticas para todos os níveis de atenção em saúde.Universidade Federal do Ceará2016-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4954Rev Rene; Vol 17 No 4 (2016); 545-552Rev Rene; v. 17 n. 4 (2016); 545-5522175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4954/3655Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Sâmia JucáLucas, Francisca Ediquelle QueirozBarreto, Luciana de FátimaCruz, Monara Rochelle Cordeiro MarinhoPereira, Francisco Gilberto FernandesBarbosa, Andréa Lopes2018-12-04T15:20:51Zoai:periodicos.ufc:article/4954Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2018-12-04T15:20:51Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em Enfermagem
title Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em Enfermagem
spellingShingle Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em Enfermagem
Pinheiro, Sâmia Jucá
Educação em Saúde
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem.
title_short Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em Enfermagem
title_full Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em Enfermagem
title_fullStr Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em Enfermagem
title_full_unstemmed Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em Enfermagem
title_sort Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em Enfermagem
author Pinheiro, Sâmia Jucá
author_facet Pinheiro, Sâmia Jucá
Lucas, Francisca Ediquelle Queiroz
Barreto, Luciana de Fátima
Cruz, Monara Rochelle Cordeiro Marinho
Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Barbosa, Andréa Lopes
author_role author
author2 Lucas, Francisca Ediquelle Queiroz
Barreto, Luciana de Fátima
Cruz, Monara Rochelle Cordeiro Marinho
Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Barbosa, Andréa Lopes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Sâmia Jucá
Lucas, Francisca Ediquelle Queiroz
Barreto, Luciana de Fátima
Cruz, Monara Rochelle Cordeiro Marinho
Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Barbosa, Andréa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem.
topic Educação em Saúde
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem.
description Objetivo: compreender as práticas de educação em saúde no contexto da formação em enfermagem. Métodos: estudo qualitativo, realizado em Instituição de Ensino Superior da rede privada. Participaram 22 sujeitos, que responderam a uma entrevista semiestruturada, cujas informações foram organizadas e analisadas pelo método de Análise Conteúdo.Resultados: identificaram-se três categorias: educação em saúde e o enfermeiro como educador; educação em saúde na atenção primária; e comparativo das práticas educativas nos níveis de atenção. Conclusão: os acadêmicos compreenderam a importância da educação em saúde em sua formação, e sentiam a necessidade de expandir essas práticas para todos os níveis de atenção em saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4954
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4954/3655
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol 17 No 4 (2016); 545-552
Rev Rene; v. 17 n. 4 (2016); 545-552
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174729678782464