Análise de chamadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de uma capital brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luchtemberg, Marilene Nonnemacher
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pires, Denise Elvira Pires de, Schoeller, Soraia Dornelles, Possamai, Fabricio Pagani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3281
Resumo: Objetivou-se caracterizar as chamadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que não geraram atendimento no Estado de Santa Catarina, SC, Brasil, no período de 2007 a 2010. Estudo documental, cujos dados foram coletados de relatórios do serviço, sendo observadas 393.912 chamadas falsas (trotes). O principal motivo para que as saídas das equipes não resultassem em atendimento foi à remoção da vítima do local por terceiros. Os demais foram recusa do atendimento, evasão do local e endereço incorreto. Houve diferenças significativas (p<0,05) entre os anos estudados, quanto às chamadas recebidas pelo serviço móvel e o número de trotes recebidos nas macrorregiões do Estado. Os resultados indicam a necessidade de investimentos em ações de educação em saúde, reduzindo custos e aumentando a resolutividade. Também é necessário melhorar a comunicação entre o serviço móvel e os demais serviços (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) diminuindo o número de saídas.
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