Ações de educação em saúde na atenção primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5296 |
Resumo: | Este estudo objetivou investigar as principais técnicas e métodos de educação em saúde e sua relação com as bases teóricas de educação em saúde utilizadas por profissionais de saúde na elaboração e implementação de ações educativas em saúde, no âmbito da atenção primária. Desenvolveu revisão sistemática em cinco periódicos brasileiros, no período de 1990 a 2004. Utilizou-se como descritores: Educação; Educação em Saúde; Atenção Primária em Saúde e Promoção da Saúde. Os 58 artigos selecionados foram categorizados conforme a semelhança de temas e abordagens. A análise permitiu concluir que a educação em saúde pode ser considerada uma das principais ações de promoção da saúde, já que a mesma revela-se de suma importância tanto na prevenção e reabilitação de doenças, além de despertar a cidadania, responsabilidade pessoal e social relacionada à saúde, bem como a formação de multiplicadores e cuidadores. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2007000200006 |
id |
UFC-16_d3731b88c08224ea402c16e551ce6e12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/5296 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações de educação em saúde na atenção primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricasEducaçãoEducação em SaúdeAtenção Primária em SaúdePromoção da Saúde.Este estudo objetivou investigar as principais técnicas e métodos de educação em saúde e sua relação com as bases teóricas de educação em saúde utilizadas por profissionais de saúde na elaboração e implementação de ações educativas em saúde, no âmbito da atenção primária. Desenvolveu revisão sistemática em cinco periódicos brasileiros, no período de 1990 a 2004. Utilizou-se como descritores: Educação; Educação em Saúde; Atenção Primária em Saúde e Promoção da Saúde. Os 58 artigos selecionados foram categorizados conforme a semelhança de temas e abordagens. A análise permitiu concluir que a educação em saúde pode ser considerada uma das principais ações de promoção da saúde, já que a mesma revela-se de suma importância tanto na prevenção e reabilitação de doenças, além de despertar a cidadania, responsabilidade pessoal e social relacionada à saúde, bem como a formação de multiplicadores e cuidadores. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2007000200006Universidade Federal do Ceará2007-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5296Rev Rene; Vol. 8 No. 2 (2007)Rev Rene; v. 8 n. 2 (2007)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5296/3895Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeijão, Alexsandra RodriguesGalvão, Marli Teresinha Gimeniz2023-03-02T13:24:17Zoai:periodicos.ufc:article/5296Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-02T13:24:17Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações de educação em saúde na atenção primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricas |
title |
Ações de educação em saúde na atenção primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricas |
spellingShingle |
Ações de educação em saúde na atenção primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricas Feijão, Alexsandra Rodrigues Educação Educação em Saúde Atenção Primária em Saúde Promoção da Saúde. |
title_short |
Ações de educação em saúde na atenção primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricas |
title_full |
Ações de educação em saúde na atenção primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricas |
title_fullStr |
Ações de educação em saúde na atenção primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricas |
title_full_unstemmed |
Ações de educação em saúde na atenção primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricas |
title_sort |
Ações de educação em saúde na atenção primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricas |
author |
Feijão, Alexsandra Rodrigues |
author_facet |
Feijão, Alexsandra Rodrigues Galvão, Marli Teresinha Gimeniz |
author_role |
author |
author2 |
Galvão, Marli Teresinha Gimeniz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feijão, Alexsandra Rodrigues Galvão, Marli Teresinha Gimeniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação em Saúde Atenção Primária em Saúde Promoção da Saúde. |
topic |
Educação Educação em Saúde Atenção Primária em Saúde Promoção da Saúde. |
description |
Este estudo objetivou investigar as principais técnicas e métodos de educação em saúde e sua relação com as bases teóricas de educação em saúde utilizadas por profissionais de saúde na elaboração e implementação de ações educativas em saúde, no âmbito da atenção primária. Desenvolveu revisão sistemática em cinco periódicos brasileiros, no período de 1990 a 2004. Utilizou-se como descritores: Educação; Educação em Saúde; Atenção Primária em Saúde e Promoção da Saúde. Os 58 artigos selecionados foram categorizados conforme a semelhança de temas e abordagens. A análise permitiu concluir que a educação em saúde pode ser considerada uma das principais ações de promoção da saúde, já que a mesma revela-se de suma importância tanto na prevenção e reabilitação de doenças, além de despertar a cidadania, responsabilidade pessoal e social relacionada à saúde, bem como a formação de multiplicadores e cuidadores. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2007000200006 |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5296 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5296/3895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 8 No. 2 (2007) Rev Rene; v. 8 n. 2 (2007) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174722694217728 |