Reflexões sobre a disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32756 |
Resumo: | Este estudo exploratório da disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem” oferecida no 1º semestre do curso de Pós-graduação em Enfermagem da UFC, objetivou analisar a sua influência para o desenvolvimento do aluno. Dados coletados a partir dos questionários distribuídos a 28 alunos e às 3 professoras da disciplina. Os resultados mostraram que: os alunos esperavam que a referida disciplina oferecesse uma introdução no curso; a maioria afirmou ter pouca dificuldade para acompanhar a disciplina. Com relação às professoras, suas expectativas e objetivos estavam congruentes com as dos discentes; em relação aos alunos, as expectativas das professoras estavam relacionadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão; as dificuldades encontradas pelas docentes incluíam a valorização de notas altas por parte dos alunos, os mesmos recém ingressos na universidade e a indefinição quanto à escolha profissional. Concluímos que a disciplina estudada representa um suporte teórico valioso para a prática da profissão, a partir do momento em que configura a base para o desenvolvimento do aluno durante o curso, porém acreditamos que a maior interação entre as disciplinas que fazem o primeiro semestre deste curso pode contribuir para alcançar os objetivos almejados por docentes e discentes. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20000002000014 |
id |
UFC-16_fccf4667eaec4391bb787427067ea56c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/32756 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem”EducaçãoEnfermagemDisciplina.Este estudo exploratório da disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem” oferecida no 1º semestre do curso de Pós-graduação em Enfermagem da UFC, objetivou analisar a sua influência para o desenvolvimento do aluno. Dados coletados a partir dos questionários distribuídos a 28 alunos e às 3 professoras da disciplina. Os resultados mostraram que: os alunos esperavam que a referida disciplina oferecesse uma introdução no curso; a maioria afirmou ter pouca dificuldade para acompanhar a disciplina. Com relação às professoras, suas expectativas e objetivos estavam congruentes com as dos discentes; em relação aos alunos, as expectativas das professoras estavam relacionadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão; as dificuldades encontradas pelas docentes incluíam a valorização de notas altas por parte dos alunos, os mesmos recém ingressos na universidade e a indefinição quanto à escolha profissional. Concluímos que a disciplina estudada representa um suporte teórico valioso para a prática da profissão, a partir do momento em que configura a base para o desenvolvimento do aluno durante o curso, porém acreditamos que a maior interação entre as disciplinas que fazem o primeiro semestre deste curso pode contribuir para alcançar os objetivos almejados por docentes e discentes. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20000002000014Universidade Federal do Ceará2000-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32756Rev Rene; Vol. 1 No. 2 (2000)Rev Rene; v. 1 n. 2 (2000)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32756/72911Copyright (c) 2018 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Rosiléa AlvesOliveira, Jacira dos SantosLopes, Marcos Venícius de OliveiraSilva, Raimunda Magalhães da2023-03-09T16:09:18Zoai:periodicos.ufc:article/32756Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-09T16:09:18Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem” |
title |
Reflexões sobre a disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem” |
spellingShingle |
Reflexões sobre a disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem” Nogueira, Rosiléa Alves Educação Enfermagem Disciplina. |
title_short |
Reflexões sobre a disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem” |
title_full |
Reflexões sobre a disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem” |
title_fullStr |
Reflexões sobre a disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem” |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem” |
title_sort |
Reflexões sobre a disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem” |
author |
Nogueira, Rosiléa Alves |
author_facet |
Nogueira, Rosiléa Alves Oliveira, Jacira dos Santos Lopes, Marcos Venícius de Oliveira Silva, Raimunda Magalhães da |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Jacira dos Santos Lopes, Marcos Venícius de Oliveira Silva, Raimunda Magalhães da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Rosiléa Alves Oliveira, Jacira dos Santos Lopes, Marcos Venícius de Oliveira Silva, Raimunda Magalhães da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Enfermagem Disciplina. |
topic |
Educação Enfermagem Disciplina. |
description |
Este estudo exploratório da disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem” oferecida no 1º semestre do curso de Pós-graduação em Enfermagem da UFC, objetivou analisar a sua influência para o desenvolvimento do aluno. Dados coletados a partir dos questionários distribuídos a 28 alunos e às 3 professoras da disciplina. Os resultados mostraram que: os alunos esperavam que a referida disciplina oferecesse uma introdução no curso; a maioria afirmou ter pouca dificuldade para acompanhar a disciplina. Com relação às professoras, suas expectativas e objetivos estavam congruentes com as dos discentes; em relação aos alunos, as expectativas das professoras estavam relacionadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão; as dificuldades encontradas pelas docentes incluíam a valorização de notas altas por parte dos alunos, os mesmos recém ingressos na universidade e a indefinição quanto à escolha profissional. Concluímos que a disciplina estudada representa um suporte teórico valioso para a prática da profissão, a partir do momento em que configura a base para o desenvolvimento do aluno durante o curso, porém acreditamos que a maior interação entre as disciplinas que fazem o primeiro semestre deste curso pode contribuir para alcançar os objetivos almejados por docentes e discentes. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20000002000014 |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32756 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32756/72911 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 1 No. 2 (2000) Rev Rene; v. 1 n. 2 (2000) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174723679879168 |