Cuidado de enfermagem na unidade neonatal: refletindo sobre o ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcia Maria Coelho
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5316
Resumo: A busca do saber permite um amadurecimento em níveis distintos, e a aprendizagem na enfermagem percorre seus caminhos por meio de conhecimentos científicos e habilidades técnicas, para melhorar o crescimento profissional. Objetivamos analisar de forma crítica e reflexiva o ensino-aprendizagem dos alunos da Graduação de uma Universidade Pública, durante a prática da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar I. Realizamos esse estudo na Unidade Neonatal de uma maternidade pública, em Fortaleza, no período de maio a junho de 2005. Quarenta alunos foram distribuídos em sete grupos nas unidades, para praticarem cuidados de enfermagem ao recém-nascido (RN). Utilizamos a observação participante para avaliação das atividades com enfoque no conhecimento adquirido. Os resultados evidenciaram que a relação enfermeira/aluno é voltada para o desenvolvimento do aluno, que a teoria alia-se à prática, assim como, a insegurança do aluno ao cuidar do RN abre caminhos para a aprendizagem. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2007000300007
id UFC-16_fcd30ce8657558479ce0cfdfecee47ab
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5316
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Cuidado de enfermagem na unidade neonatal: refletindo sobre o ensino-aprendizagemCuidados de enfermagemRecém-nascidoEnsinoAprendizagem.A busca do saber permite um amadurecimento em níveis distintos, e a aprendizagem na enfermagem percorre seus caminhos por meio de conhecimentos científicos e habilidades técnicas, para melhorar o crescimento profissional. Objetivamos analisar de forma crítica e reflexiva o ensino-aprendizagem dos alunos da Graduação de uma Universidade Pública, durante a prática da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar I. Realizamos esse estudo na Unidade Neonatal de uma maternidade pública, em Fortaleza, no período de maio a junho de 2005. Quarenta alunos foram distribuídos em sete grupos nas unidades, para praticarem cuidados de enfermagem ao recém-nascido (RN). Utilizamos a observação participante para avaliação das atividades com enfoque no conhecimento adquirido. Os resultados evidenciaram que a relação enfermeira/aluno é voltada para o desenvolvimento do aluno, que a teoria alia-se à prática, assim como, a insegurança do aluno ao cuidar do RN abre caminhos para a aprendizagem. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2007000300007Universidade Federal do Ceará2007-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5316Rev Rene; Vol. 8 No. 3 (2007)Rev Rene; v. 8 n. 3 (2007)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5316/3904Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Márcia Maria CoelhoCardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão2023-03-02T14:53:28Zoai:periodicos.ufc:article/5316Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-02T14:53:28Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidado de enfermagem na unidade neonatal: refletindo sobre o ensino-aprendizagem
title Cuidado de enfermagem na unidade neonatal: refletindo sobre o ensino-aprendizagem
spellingShingle Cuidado de enfermagem na unidade neonatal: refletindo sobre o ensino-aprendizagem
Oliveira, Márcia Maria Coelho
Cuidados de enfermagem
Recém-nascido
Ensino
Aprendizagem.
title_short Cuidado de enfermagem na unidade neonatal: refletindo sobre o ensino-aprendizagem
title_full Cuidado de enfermagem na unidade neonatal: refletindo sobre o ensino-aprendizagem
title_fullStr Cuidado de enfermagem na unidade neonatal: refletindo sobre o ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Cuidado de enfermagem na unidade neonatal: refletindo sobre o ensino-aprendizagem
title_sort Cuidado de enfermagem na unidade neonatal: refletindo sobre o ensino-aprendizagem
author Oliveira, Márcia Maria Coelho
author_facet Oliveira, Márcia Maria Coelho
Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
author_role author
author2 Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Márcia Maria Coelho
Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de enfermagem
Recém-nascido
Ensino
Aprendizagem.
topic Cuidados de enfermagem
Recém-nascido
Ensino
Aprendizagem.
description A busca do saber permite um amadurecimento em níveis distintos, e a aprendizagem na enfermagem percorre seus caminhos por meio de conhecimentos científicos e habilidades técnicas, para melhorar o crescimento profissional. Objetivamos analisar de forma crítica e reflexiva o ensino-aprendizagem dos alunos da Graduação de uma Universidade Pública, durante a prática da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar I. Realizamos esse estudo na Unidade Neonatal de uma maternidade pública, em Fortaleza, no período de maio a junho de 2005. Quarenta alunos foram distribuídos em sete grupos nas unidades, para praticarem cuidados de enfermagem ao recém-nascido (RN). Utilizamos a observação participante para avaliação das atividades com enfoque no conhecimento adquirido. Os resultados evidenciaram que a relação enfermeira/aluno é voltada para o desenvolvimento do aluno, que a teoria alia-se à prática, assim como, a insegurança do aluno ao cuidar do RN abre caminhos para a aprendizagem. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2007000300007
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5316
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5316/3904
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 8 No. 3 (2007)
Rev Rene; v. 8 n. 3 (2007)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174722705752064