Adorno, Beckett and the deformed subject: reflections on the damaged life
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Argumentos : Revista de Filosofia (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18914 |
Resumo: | The aim of this article is to analyze some basic aspects of the Adorno’s critical account of Beckett’s plays, especially Beckett’s interpretation of human condition and conception of ‘deformed subject’. The discussion of the relationship between Theodor W. Adorno (1903-1969) and Samuel Beckett (1906-1987) will be based on the following texts authored by Adorno: Versuch, das Endspiel zu verstehen (Trying to understand Endgame), 1961; Negative Dialektik (Negative Dialectic), 1966 and Ästhetische Theorie (Aesthetic Theory), 1970. |
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Adorno, Beckett and the deformed subject: reflections on the damaged lifeAdorno, Beckett e o sujeito deformado: reflexões sobre a vida danificadaAdorno. Beckett. Negative Dialectic.Adorno. Beckett. Dialética Negativa.The aim of this article is to analyze some basic aspects of the Adorno’s critical account of Beckett’s plays, especially Beckett’s interpretation of human condition and conception of ‘deformed subject’. The discussion of the relationship between Theodor W. Adorno (1903-1969) and Samuel Beckett (1906-1987) will be based on the following texts authored by Adorno: Versuch, das Endspiel zu verstehen (Trying to understand Endgame), 1961; Negative Dialektik (Negative Dialectic), 1966 and Ästhetische Theorie (Aesthetic Theory), 1970.O objetivo deste artigo é analisar alguns dos aspectos básicos da interpretação crítica de Adorno das peças de Beckett. A relação entre Theodor W. Adorno (1903-1969) e Samuel Beckett (1906-1987) é discutida a partir do exame de alguns textos de Adorno, como Versuch, das Endspiel zu verstehen (Tentando entender Fim de Partida) (1961), Negative Dialektik (Dialética Negativa) (1966) e Ästhetische Theorie (Teoria Estética) (1970). Para alcançarmos nosso objetivo examinamos a questão da condição humana e do sujeito deformado nas peças de Beckett. Analisamos os argumentos que conduziram Adorno a aderir a uma interpretação histórica da condição humana em Beckett.Universidade Federal do Ceará2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18914Argumentos - Revista de Filosofia; No 1Argumentos - Periódico de Filosofia; Núm. 1Argumentos - Revista de Filosofia; n. 11984-42551984-4247reponame:Argumentos : Revista de Filosofia (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18914/29635Copyright (c) 2017 Argumentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, André Luís Bonfim2021-07-24T13:59:28Zoai:periodicos.ufc:article/18914Revistahttp://www.filosofia.ufc.br/argumentosPUBhttp://periodicos.ufc.br/argumentos/oaiargumentos@ufc.br||1984-42551984-4247opendoar:2021-07-24T13:59:28Argumentos : Revista de Filosofia (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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