“Pensamento dialético” na “Teoria dos Cinco Elementos” na China antiga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dung, Vo Van
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Argumentos : Revista de Filosofia (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/81373
Resumo: A Teoria dos Cinco Elementos é uma das primeiras teorias na história da filosofia chinesa. O nascimento da doutrina marcou uma virada no processo de percepção do mundo com os cinco elementos básicos de metal, madeira e água, fogo e terra. Esses cinco fatores são percebidos na forma de experiência, o nível de consciência ainda é rudimentar e as características mais gerais da matéria ainda não foram generalizadas. No entanto, com as duas leis dos Cinco Elementos do nascimento mútuo, os cinco elementos opostos se complementam ao explicar a formação, desenvolvimento e transformação do mundo material. São duas leis que se aplicam para explicar as leis da natureza, da sociedade e do corpo humano. A Teoria dos Cinco Elementos mostra que coisas e fenômenos no universo e na sociedade não ficam parados, mas estão sempre em movimento, mudando e girando constantemente. Neste artigo, nos concentraremos em esclarecer o pensamento dialético da teoria dos Cinco Elementos na natureza, na sociedade e no corpo humano. O artigo abrirá uma nova abordagem para a teoria dos Cinco Elementos e a próxima direção de pesquisa é a aplicação da teoria na medicina oriental.
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spelling “Pensamento dialético” na “Teoria dos Cinco Elementos” na China antiga“Dialectical thought” in “The Five Elements Theory” in ancient ChinaTeoria. Cinco elementos. Dialética. Conduta. Mutualidade.Theory. Five elements. Dialectic. Conduct. Mutuality.A Teoria dos Cinco Elementos é uma das primeiras teorias na história da filosofia chinesa. O nascimento da doutrina marcou uma virada no processo de percepção do mundo com os cinco elementos básicos de metal, madeira e água, fogo e terra. Esses cinco fatores são percebidos na forma de experiência, o nível de consciência ainda é rudimentar e as características mais gerais da matéria ainda não foram generalizadas. No entanto, com as duas leis dos Cinco Elementos do nascimento mútuo, os cinco elementos opostos se complementam ao explicar a formação, desenvolvimento e transformação do mundo material. São duas leis que se aplicam para explicar as leis da natureza, da sociedade e do corpo humano. A Teoria dos Cinco Elementos mostra que coisas e fenômenos no universo e na sociedade não ficam parados, mas estão sempre em movimento, mudando e girando constantemente. Neste artigo, nos concentraremos em esclarecer o pensamento dialético da teoria dos Cinco Elementos na natureza, na sociedade e no corpo humano. O artigo abrirá uma nova abordagem para a teoria dos Cinco Elementos e a próxima direção de pesquisa é a aplicação da teoria na medicina oriental.The Five Elements Theory is one of the earliest theories in the history of Chinese philosophy. The birth of the doctrine marked a turning point in the process of perception of the world with the five basic elements of metal, wood and water, fire and earth. These five factors are perceived in the form of experience, the level of awareness is still rudimentary, and the most general characteristics of matter have not yet been generalized. However, with the two laws of the Five Elements of mutual birth, the five opposite elements complement each other when explaining the formation, development and transformation of the material world. These are two laws that are applied to explain the laws from nature, to society and the human body. The Five Elements Theory shows that things and phenomena in the universe and society do not stand still, but are always moving, changing and rotating constantly. In this article, we will focus on clarifying the dialectical thought of the theory of the Five Elements in nature, society and in the human body. The article will open up a new approach to the theory of the Five Elements and the next research direction is the application of the theory in oriental medicine.Universidade Federal do Ceará2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/8137310.36517/Argumentos.29.21Argumentos - Revista de Filosofia; No 29 (2023); 253-263Argumentos - Periódico de Filosofia; Núm. 29 (2023); 253-263Argumentos - Revista de Filosofia; n. 29 (2023); 253-2631984-42551984-4247reponame:Argumentos : Revista de Filosofia (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/81373/227362Copyright (c) 2022 Argumentos - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDung, Vo Van2023-01-01T19:10:37Zoai:periodicos.ufc:article/81373Revistahttp://www.filosofia.ufc.br/argumentosPUBhttp://periodicos.ufc.br/argumentos/oaiargumentos@ufc.br||1984-42551984-4247opendoar:2023-01-01T19:10:37Argumentos : Revista de Filosofia (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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