DO ROMANTISMO LITERÁRIO AO NATURALISMO IMAGÉTICO, UM PASSEIO SOBRE “INOCÊNCIA”: DO TEXTO DE TAUNAY AO FILME DE WALTER LIMA JÚNIOR
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Data de Publicação: | 2013 |
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Título da fonte: | Nomos (Fortaleza) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/nomos/article/view/1206 |
Resumo: | Este artigo pretende fazer uma incursão comparativa entre as linguagens literária e filmográfica de um relato oitocentista da ficção sertanista brasileira, em concreto, o romance Inocência, de Visconde de Taunay, de 1872, e sua adaptação cinematográfica homônima, que teve direção artística do cinemanovista Walter Lima Jr., mais de um século depois, em 1983, procurando fazer reflexões sobre o texto literário mencionado e caracterizar as especificidades de cada discurso, o literário e o cinematográfico, a partir dos caracteres típicos de cada discurso, ou seja, da narração, da ficção e da criação do texto de cada um desses meios artísticos, consoante a análise diegética de Ives Reuter visando compreender as conseqüências teóricas, práticas e estéticas de cada mudança fundamental da abordagem. |
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DO ROMANTISMO LITERÁRIO AO NATURALISMO IMAGÉTICO, UM PASSEIO SOBRE “INOCÊNCIA”: DO TEXTO DE TAUNAY AO FILME DE WALTER LIMA JÚNIORAdaptação cinematográficaNarratologiaDiegeseNarraçãoficção e textoVisconde de TaunayWalter Lima JuniorEste artigo pretende fazer uma incursão comparativa entre as linguagens literária e filmográfica de um relato oitocentista da ficção sertanista brasileira, em concreto, o romance Inocência, de Visconde de Taunay, de 1872, e sua adaptação cinematográfica homônima, que teve direção artística do cinemanovista Walter Lima Jr., mais de um século depois, em 1983, procurando fazer reflexões sobre o texto literário mencionado e caracterizar as especificidades de cada discurso, o literário e o cinematográfico, a partir dos caracteres típicos de cada discurso, ou seja, da narração, da ficção e da criação do texto de cada um desses meios artísticos, consoante a análise diegética de Ives Reuter visando compreender as conseqüências teóricas, práticas e estéticas de cada mudança fundamental da abordagem.Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC2013-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/nomos/article/view/1206Nomos: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC; v. 30 n. 2 (2010): jul./dez. 20101807-3840reponame:Nomos (Fortaleza)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/nomos/article/view/1206/1171Araújo, Sarah CarneiroAraújo, Francisco Régis Frotainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-13T12:32:31Zoai:periodicos.ufc:article/1206Revistahttp://periodicos.ufc.br/nomosPUBhttp://periodicos.ufc.br/nomos/oainomos@ufc.br1807-38401807-3840opendoar:2023-01-13T12:32:31Nomos (Fortaleza) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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