CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes da Silva, Maria José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carneiro Alexandre, João Welliandre, de Araújo Cavalcante, Sueli Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Texto Completo: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/44
Resumo: Objetivou-se apresentar a construção de uma cartilha educativa, elaborada a partir do grupo de estudos do Projeto Viver com Parkinson, do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva e estudo de caso. Os resultados revelaram que a construção da cartilha consistiu em: levantamento bibliográfico; definição dos temas; discussão de guidelines e aulas com especialistas sobre educação em saúde; elaboração dos capítulos pela equipe multidisciplinar e, discussão e revisão dos capítulos em grupo. A cartilha constitui-se por 12 capítulos que contemplam orientações de prevenção de queda, nutrição, aderência ao tratamento, atividade física, treinamento cognitivo, mecanismos de compensação, medidas relevantes para retardar as complicações da doença e para minimizar os sintomas parkinsonianos. Conclui-se que a cartilha abordou as principais orientações de como viver bem com as limitações advindas da doença, sendo útil para os profissionais envolvidos no cuidado e atendimento aos pacientes, cuidadores e familiares. Abstract The objective was to present the construction of an educational booklet, elaborated from the study group of the Project Living with Parkinson, from the Walter Cantídio University Hospital, from the Federal University of Ceará. This is an exploratory-descriptive research and case study. The results revealed that the construction of the booklet consisted of: bibliographic survey; definition of themes; discussion of guidelines and classes with health education experts; preparation of chapters by the multidisciplinary team and discussion and review of chapters in group. The booklet consists of 12 chapters that include guidelines for preventing fall, nutrition, adherence to treatment, physical activity, cognitive training, compensation mechanisms, relevant measures to delay the complications of the disease and to minimize parkinsonian symptoms. It is concluded that the booklet addressed the main guidelines on how to live well with the limitations arising from the disease, being useful for professionals involved in the care and assistance to patients, caregivers and family members. Resumen El objetivo fue presentar la construcción de una cartilla educativa, elaborada a partir del grupo de estudio del Projeto Viver com Parkinson, del Hospital Universitario Walter Cantídio, de la Universidad Federal de Ceará. Se trata de una investigación exploratoria-descriptiva y estudio de caso. Los resultados revelaron que la construcción de la cartilla consistió en: levantamiento bibliográfico; definición de temas; discusión de lineamientos y clases con expertos en educación para la salud; elaboración de los capítulos por el equipo multidisciplinario y, discusión y revisión de los capítulos en grupo. El cuadernillo consta de 12 capítulos que abordan pautas de prevención de caídas, alimentación, adherencia al tratamiento, actividad física, entrenamiento cognitivo, mecanismos de compensación, medidas pertinentes para retrasar las complicaciones de la enfermedad y minimizar los síntomas parkinsonianos. Se concluye que la cartilla abordó las principales orientaciones sobre cómo vivir bien con las limitaciones derivadas de la enfermedad, siendo de utilidad para los profesionales involucrados en el cuidado y asistencia a los pacientes, cuidadores y familiares.
id UFC-19_6dd48c9df5453d7a5061ac25d6837ec5
oai_identifier_str oai:actasapientia.com.br:article/44
network_acronym_str UFC-19
network_name_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSONEducação em SaúdeDoença de ParkinsonIdososTecnologias em SaúdeObjetivou-se apresentar a construção de uma cartilha educativa, elaborada a partir do grupo de estudos do Projeto Viver com Parkinson, do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva e estudo de caso. Os resultados revelaram que a construção da cartilha consistiu em: levantamento bibliográfico; definição dos temas; discussão de guidelines e aulas com especialistas sobre educação em saúde; elaboração dos capítulos pela equipe multidisciplinar e, discussão e revisão dos capítulos em grupo. A cartilha constitui-se por 12 capítulos que contemplam orientações de prevenção de queda, nutrição, aderência ao tratamento, atividade física, treinamento cognitivo, mecanismos de compensação, medidas relevantes para retardar as complicações da doença e para minimizar os sintomas parkinsonianos. Conclui-se que a cartilha abordou as principais orientações de como viver bem com as limitações advindas da doença, sendo útil para os profissionais envolvidos no cuidado e atendimento aos pacientes, cuidadores e familiares. Abstract The objective was to present the construction of an educational booklet, elaborated from the study group of the Project Living with Parkinson, from the Walter Cantídio University Hospital, from the Federal University of Ceará. This is an exploratory-descriptive research and case study. The results revealed that the construction of the booklet consisted of: bibliographic survey; definition of themes; discussion of guidelines and classes with health education experts; preparation of chapters by the multidisciplinary team and discussion and review of chapters in group. The booklet consists of 12 chapters that include guidelines for preventing fall, nutrition, adherence to treatment, physical activity, cognitive training, compensation mechanisms, relevant measures to delay the complications of the disease and to minimize parkinsonian symptoms. It is concluded that the booklet addressed the main guidelines on how to live well with the limitations arising from the disease, being useful for professionals involved in the care and assistance to patients, caregivers and family members. Resumen El objetivo fue presentar la construcción de una cartilla educativa, elaborada a partir del grupo de estudio del Projeto Viver com Parkinson, del Hospital Universitario Walter Cantídio, de la Universidad Federal de Ceará. Se trata de una investigación exploratoria-descriptiva y estudio de caso. Los resultados revelaron que la construcción de la cartilla consistió en: levantamiento bibliográfico; definición de temas; discusión de lineamientos y clases con expertos en educación para la salud; elaboración de los capítulos por el equipo multidisciplinario y, discusión y revisión de los capítulos en grupo. El cuadernillo consta de 12 capítulos que abordan pautas de prevención de caídas, alimentación, adherencia al tratamiento, actividad física, entrenamiento cognitivo, mecanismos de compensación, medidas pertinentes para retrasar las complicaciones de la enfermedad y minimizar los síntomas parkinsonianos. Se concluye que la cartilla abordó las principales orientaciones sobre cómo vivir bien con las limitaciones derivadas de la enfermedad, siendo de utilidad para los profesionales involucrados en el cuidado y asistencia a los pacientes, cuidadores y familiares.UFCE2021-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/44Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 8 n. 1 (2021): Edição 2021reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/44/43Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes da Silva, Maria JoséCarneiro Alexandre, João Welliandrede Araújo Cavalcante, Sueli Maria2023-05-08T17:24:41Zoai:actasapientia.com.br:article/44Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-08T17:24:41Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON
title CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON
spellingShingle CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON
Gomes da Silva, Maria José
Educação em Saúde
Doença de Parkinson
Idosos
Tecnologias em Saúde
title_short CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON
title_full CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON
title_fullStr CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON
title_sort CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON
author Gomes da Silva, Maria José
author_facet Gomes da Silva, Maria José
Carneiro Alexandre, João Welliandre
de Araújo Cavalcante, Sueli Maria
author_role author
author2 Carneiro Alexandre, João Welliandre
de Araújo Cavalcante, Sueli Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes da Silva, Maria José
Carneiro Alexandre, João Welliandre
de Araújo Cavalcante, Sueli Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Doença de Parkinson
Idosos
Tecnologias em Saúde
topic Educação em Saúde
Doença de Parkinson
Idosos
Tecnologias em Saúde
description Objetivou-se apresentar a construção de uma cartilha educativa, elaborada a partir do grupo de estudos do Projeto Viver com Parkinson, do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva e estudo de caso. Os resultados revelaram que a construção da cartilha consistiu em: levantamento bibliográfico; definição dos temas; discussão de guidelines e aulas com especialistas sobre educação em saúde; elaboração dos capítulos pela equipe multidisciplinar e, discussão e revisão dos capítulos em grupo. A cartilha constitui-se por 12 capítulos que contemplam orientações de prevenção de queda, nutrição, aderência ao tratamento, atividade física, treinamento cognitivo, mecanismos de compensação, medidas relevantes para retardar as complicações da doença e para minimizar os sintomas parkinsonianos. Conclui-se que a cartilha abordou as principais orientações de como viver bem com as limitações advindas da doença, sendo útil para os profissionais envolvidos no cuidado e atendimento aos pacientes, cuidadores e familiares. Abstract The objective was to present the construction of an educational booklet, elaborated from the study group of the Project Living with Parkinson, from the Walter Cantídio University Hospital, from the Federal University of Ceará. This is an exploratory-descriptive research and case study. The results revealed that the construction of the booklet consisted of: bibliographic survey; definition of themes; discussion of guidelines and classes with health education experts; preparation of chapters by the multidisciplinary team and discussion and review of chapters in group. The booklet consists of 12 chapters that include guidelines for preventing fall, nutrition, adherence to treatment, physical activity, cognitive training, compensation mechanisms, relevant measures to delay the complications of the disease and to minimize parkinsonian symptoms. It is concluded that the booklet addressed the main guidelines on how to live well with the limitations arising from the disease, being useful for professionals involved in the care and assistance to patients, caregivers and family members. Resumen El objetivo fue presentar la construcción de una cartilla educativa, elaborada a partir del grupo de estudio del Projeto Viver com Parkinson, del Hospital Universitario Walter Cantídio, de la Universidad Federal de Ceará. Se trata de una investigación exploratoria-descriptiva y estudio de caso. Los resultados revelaron que la construcción de la cartilla consistió en: levantamiento bibliográfico; definición de temas; discusión de lineamientos y clases con expertos en educación para la salud; elaboración de los capítulos por el equipo multidisciplinario y, discusión y revisión de los capítulos en grupo. El cuadernillo consta de 12 capítulos que abordan pautas de prevención de caídas, alimentación, adherencia al tratamiento, actividad física, entrenamiento cognitivo, mecanismos de compensación, medidas pertinentes para retrasar las complicaciones de la enfermedad y minimizar los síntomas parkinsonianos. Se concluye que la cartilla abordó las principales orientaciones sobre cómo vivir bien con las limitaciones derivadas de la enfermedad, siendo de utilidad para los profesionales involucrados en el cuidado y asistencia a los pacientes, cuidadores y familiares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/44
url https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/44/43
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE
publisher.none.fl_str_mv UFCE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 8 n. 1 (2021): Edição 2021
reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
collection Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv acsa.revista@gmail.com
_version_ 1796798155179687936