QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Acta Sapientia |
Texto Completo: | https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/34 |
Resumo: | Diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) têm incluído em seu planejamento estratégico o gerenciamento de riscos por meio do desenvolvimento de manuais, políticas e planos de gestão de risco. Contudo, um fator de complexidade é a inexistência de um procedimento baseado nos métodos multicritério para dar suporte a este processo. Assim, esta pesquisa propõe um framework participativo baseado na abordagem multicritério para subsidiar o processo de priorização de riscos. A metodologia proposta está dividida em três fases: (i) estruturação do problema, (II) coleta de dados por meio da elicitação das preferências e performances e (III) categorização dos riscos em classes estabelecidas por meio do PROMSORT. A metodologia foi validada na divisão orçamentária de uma IFES, podendo ser reproduzida em qualquer instituição de natureza pública ou privada para a classificação dos seus riscos e, consequente, desenvolvimento da governança e transparência para a instituição. Abstract Several Brazilian public Higher Education Institutions included risk management policies in their strategic planning through manuals and risk management plans. However, the lack of multicriteria-based procedure to support this process make this task complex. This research proposes a participatory framework based on multicriteria approach to support risk prioritization process. The methodology is performed through three phases: (i) problem statement, (II) data collection through preference elicitation and (III) risk categorization through PROMSORT method. The methodology has been validated into a University budget division and can be applied into any public or private institution to classify its risks and, consequently, promotes governance and transparency for the institution. Resumen Varias instituciones federales de educación superior brasileñas han incluido la gestión de riesgos en su planificación estratégica mediante el desarrollo de manuales, políticas y planes de gestión de riesgos. Un factor de complejidad es la falta de un procedimiento basado en múltiples criterios para respaldar este proceso. Esta investigación propone un modelo participativo basado en el enfoque en múltiples criterios para apoyar el proceso de priorización de riesgos. La metodología propuesta se divide en tres fases: (i) estructuración del problema, (II) recolección de datos y (III) categorización de los riesgos en clases establecidas utilizando el PROMSORT. La metodología ha sido validada y puede reproducirse en cualquier institución pública o privada para clasificar sus riesgos y, en consecuencia, desarrollar la gobernanza y la transparencia para la institución. |
id |
UFC-19_f018375f6cf3e8db62aec2b4c78dc286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:actasapientia.com.br:article/34 |
network_acronym_str |
UFC-19 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
repository_id_str |
|
spelling |
QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVAAbordagem participativaGestão de riscosMCDApriorização de riscosPROMSORTDiversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) têm incluído em seu planejamento estratégico o gerenciamento de riscos por meio do desenvolvimento de manuais, políticas e planos de gestão de risco. Contudo, um fator de complexidade é a inexistência de um procedimento baseado nos métodos multicritério para dar suporte a este processo. Assim, esta pesquisa propõe um framework participativo baseado na abordagem multicritério para subsidiar o processo de priorização de riscos. A metodologia proposta está dividida em três fases: (i) estruturação do problema, (II) coleta de dados por meio da elicitação das preferências e performances e (III) categorização dos riscos em classes estabelecidas por meio do PROMSORT. A metodologia foi validada na divisão orçamentária de uma IFES, podendo ser reproduzida em qualquer instituição de natureza pública ou privada para a classificação dos seus riscos e, consequente, desenvolvimento da governança e transparência para a instituição. Abstract Several Brazilian public Higher Education Institutions included risk management policies in their strategic planning through manuals and risk management plans. However, the lack of multicriteria-based procedure to support this process make this task complex. This research proposes a participatory framework based on multicriteria approach to support risk prioritization process. The methodology is performed through three phases: (i) problem statement, (II) data collection through preference elicitation and (III) risk categorization through PROMSORT method. The methodology has been validated into a University budget division and can be applied into any public or private institution to classify its risks and, consequently, promotes governance and transparency for the institution. Resumen Varias instituciones federales de educación superior brasileñas han incluido la gestión de riesgos en su planificación estratégica mediante el desarrollo de manuales, políticas y planes de gestión de riesgos. Un factor de complejidad es la falta de un procedimiento basado en múltiples criterios para respaldar este proceso. Esta investigación propone un modelo participativo basado en el enfoque en múltiples criterios para apoyar el proceso de priorización de riesgos. La metodología propuesta se divide en tres fases: (i) estructuración del problema, (II) recolección de datos y (III) categorización de los riesgos en clases establecidas utilizando el PROMSORT. La metodología ha sido validada y puede reproducirse en cualquier institución pública o privada para clasificar sus riesgos y, en consecuencia, desarrollar la gobernanza y la transparencia para la institución.UFCE2020-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/34Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 7 n. 1 (2020): Edição 2020reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/34/33Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Barreto, Líviada Silva Queiroz, José EricRossi Pereira Gomes, RosanyDantas da Silva, Gessica RafaellyCoringa de Lemos, GustavoBarros Telles do Carmo, Breno2023-05-06T04:30:38Zoai:actasapientia.com.br:article/34Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-06T04:30:38Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA |
title |
QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA |
spellingShingle |
QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA Rodrigues Barreto, Lívia Abordagem participativa Gestão de riscos MCDA priorização de riscos PROMSORT |
title_short |
QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA |
title_full |
QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA |
title_fullStr |
QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA |
title_full_unstemmed |
QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA |
title_sort |
QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA |
author |
Rodrigues Barreto, Lívia |
author_facet |
Rodrigues Barreto, Lívia da Silva Queiroz, José Eric Rossi Pereira Gomes, Rosany Dantas da Silva, Gessica Rafaelly Coringa de Lemos, Gustavo Barros Telles do Carmo, Breno |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Queiroz, José Eric Rossi Pereira Gomes, Rosany Dantas da Silva, Gessica Rafaelly Coringa de Lemos, Gustavo Barros Telles do Carmo, Breno |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Barreto, Lívia da Silva Queiroz, José Eric Rossi Pereira Gomes, Rosany Dantas da Silva, Gessica Rafaelly Coringa de Lemos, Gustavo Barros Telles do Carmo, Breno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem participativa Gestão de riscos MCDA priorização de riscos PROMSORT |
topic |
Abordagem participativa Gestão de riscos MCDA priorização de riscos PROMSORT |
description |
Diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) têm incluído em seu planejamento estratégico o gerenciamento de riscos por meio do desenvolvimento de manuais, políticas e planos de gestão de risco. Contudo, um fator de complexidade é a inexistência de um procedimento baseado nos métodos multicritério para dar suporte a este processo. Assim, esta pesquisa propõe um framework participativo baseado na abordagem multicritério para subsidiar o processo de priorização de riscos. A metodologia proposta está dividida em três fases: (i) estruturação do problema, (II) coleta de dados por meio da elicitação das preferências e performances e (III) categorização dos riscos em classes estabelecidas por meio do PROMSORT. A metodologia foi validada na divisão orçamentária de uma IFES, podendo ser reproduzida em qualquer instituição de natureza pública ou privada para a classificação dos seus riscos e, consequente, desenvolvimento da governança e transparência para a instituição. Abstract Several Brazilian public Higher Education Institutions included risk management policies in their strategic planning through manuals and risk management plans. However, the lack of multicriteria-based procedure to support this process make this task complex. This research proposes a participatory framework based on multicriteria approach to support risk prioritization process. The methodology is performed through three phases: (i) problem statement, (II) data collection through preference elicitation and (III) risk categorization through PROMSORT method. The methodology has been validated into a University budget division and can be applied into any public or private institution to classify its risks and, consequently, promotes governance and transparency for the institution. Resumen Varias instituciones federales de educación superior brasileñas han incluido la gestión de riesgos en su planificación estratégica mediante el desarrollo de manuales, políticas y planes de gestión de riesgos. Un factor de complejidad es la falta de un procedimiento basado en múltiples criterios para respaldar este proceso. Esta investigación propone un modelo participativo basado en el enfoque en múltiples criterios para apoyar el proceso de priorización de riesgos. La metodología propuesta se divide en tres fases: (i) estructuración del problema, (II) recolección de datos y (III) categorización de los riesgos en clases establecidas utilizando el PROMSORT. La metodología ha sido validada y puede reproducirse en cualquier institución pública o privada para clasificar sus riesgos y, en consecuencia, desarrollar la gobernanza y la transparencia para la institución. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/34 |
url |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/34 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/34/33 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFCE |
publisher.none.fl_str_mv |
UFCE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 7 n. 1 (2020): Edição 2020 reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
collection |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
acsa.revista@gmail.com |
_version_ |
1796798155154522112 |