QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Barreto, Lívia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva Queiroz, José Eric, Rossi Pereira Gomes, Rosany, Dantas da Silva, Gessica Rafaelly, Coringa de Lemos, Gustavo, Barros Telles do Carmo, Breno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Texto Completo: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/34
Resumo: Diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) têm incluído em seu planejamento estratégico o gerenciamento de riscos por meio do desenvolvimento de manuais, políticas e planos de gestão de risco. Contudo, um fator de complexidade é a inexistência de um procedimento baseado nos métodos multicritério para dar suporte a este processo. Assim, esta pesquisa propõe um framework participativo baseado na abordagem multicritério para subsidiar o processo de priorização de riscos. A metodologia proposta está dividida em três fases: (i) estruturação do problema, (II) coleta de dados por meio da elicitação das preferências e performances e (III) categorização dos riscos em classes estabelecidas por meio do PROMSORT. A metodologia foi validada na divisão orçamentária de uma IFES, podendo ser reproduzida em qualquer instituição de natureza pública ou privada para a classificação dos seus riscos e, consequente, desenvolvimento da governança e transparência para a instituição. Abstract Several Brazilian public Higher Education Institutions included risk management policies in their strategic planning through manuals and risk management plans. However, the lack of multicriteria-based procedure to support this process make this task complex. This research proposes a participatory framework based on multicriteria approach to support risk prioritization process. The methodology is performed through three phases: (i) problem statement, (II) data collection through preference elicitation and (III) risk categorization through PROMSORT method. The methodology has been validated into a University budget division and can be applied into any public or private institution to classify its risks and, consequently, promotes governance and transparency for the institution. Resumen Varias instituciones federales de educación superior brasileñas han incluido la gestión de riesgos en su planificación estratégica mediante el desarrollo de manuales, políticas y planes de gestión de riesgos. Un factor de complejidad es la falta de un procedimiento basado en múltiples criterios para respaldar este proceso. Esta investigación propone un modelo participativo basado en el enfoque en múltiples criterios para apoyar el proceso de priorización de riesgos. La metodología propuesta se divide en tres fases: (i) estructuración del problema, (II) recolección de datos y (III) categorización de los riesgos en clases establecidas utilizando el PROMSORT. La metodología ha sido validada y puede reproducirse en cualquier institución pública o privada para clasificar sus riesgos y, en consecuencia, desarrollar la gobernanza y la transparencia para la institución.
id UFC-19_f018375f6cf3e8db62aec2b4c78dc286
oai_identifier_str oai:actasapientia.com.br:article/34
network_acronym_str UFC-19
network_name_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository_id_str
spelling QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVAAbordagem participativaGestão de riscosMCDApriorização de riscosPROMSORTDiversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) têm incluído em seu planejamento estratégico o gerenciamento de riscos por meio do desenvolvimento de manuais, políticas e planos de gestão de risco. Contudo, um fator de complexidade é a inexistência de um procedimento baseado nos métodos multicritério para dar suporte a este processo. Assim, esta pesquisa propõe um framework participativo baseado na abordagem multicritério para subsidiar o processo de priorização de riscos. A metodologia proposta está dividida em três fases: (i) estruturação do problema, (II) coleta de dados por meio da elicitação das preferências e performances e (III) categorização dos riscos em classes estabelecidas por meio do PROMSORT. A metodologia foi validada na divisão orçamentária de uma IFES, podendo ser reproduzida em qualquer instituição de natureza pública ou privada para a classificação dos seus riscos e, consequente, desenvolvimento da governança e transparência para a instituição. Abstract Several Brazilian public Higher Education Institutions included risk management policies in their strategic planning through manuals and risk management plans. However, the lack of multicriteria-based procedure to support this process make this task complex. This research proposes a participatory framework based on multicriteria approach to support risk prioritization process. The methodology is performed through three phases: (i) problem statement, (II) data collection through preference elicitation and (III) risk categorization through PROMSORT method. The methodology has been validated into a University budget division and can be applied into any public or private institution to classify its risks and, consequently, promotes governance and transparency for the institution. Resumen Varias instituciones federales de educación superior brasileñas han incluido la gestión de riesgos en su planificación estratégica mediante el desarrollo de manuales, políticas y planes de gestión de riesgos. Un factor de complejidad es la falta de un procedimiento basado en múltiples criterios para respaldar este proceso. Esta investigación propone un modelo participativo basado en el enfoque en múltiples criterios para apoyar el proceso de priorización de riesgos. La metodología propuesta se divide en tres fases: (i) estructuración del problema, (II) recolección de datos y (III) categorización de los riesgos en clases establecidas utilizando el PROMSORT. La metodología ha sido validada y puede reproducirse en cualquier institución pública o privada para clasificar sus riesgos y, en consecuencia, desarrollar la gobernanza y la transparencia para la institución.UFCE2020-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/34Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 7 n. 1 (2020): Edição 2020reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/34/33Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Barreto, Líviada Silva Queiroz, José EricRossi Pereira Gomes, RosanyDantas da Silva, Gessica RafaellyCoringa de Lemos, GustavoBarros Telles do Carmo, Breno2023-05-06T04:30:38Zoai:actasapientia.com.br:article/34Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-06T04:30:38Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA
title QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA
spellingShingle QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA
Rodrigues Barreto, Lívia
Abordagem participativa
Gestão de riscos
MCDA
priorização de riscos
PROMSORT
title_short QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA
title_full QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA
title_fullStr QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA
title_full_unstemmed QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA
title_sort QUADRO DE REFERÊNCIA PARA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARTICIPATIVA
author Rodrigues Barreto, Lívia
author_facet Rodrigues Barreto, Lívia
da Silva Queiroz, José Eric
Rossi Pereira Gomes, Rosany
Dantas da Silva, Gessica Rafaelly
Coringa de Lemos, Gustavo
Barros Telles do Carmo, Breno
author_role author
author2 da Silva Queiroz, José Eric
Rossi Pereira Gomes, Rosany
Dantas da Silva, Gessica Rafaelly
Coringa de Lemos, Gustavo
Barros Telles do Carmo, Breno
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Barreto, Lívia
da Silva Queiroz, José Eric
Rossi Pereira Gomes, Rosany
Dantas da Silva, Gessica Rafaelly
Coringa de Lemos, Gustavo
Barros Telles do Carmo, Breno
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem participativa
Gestão de riscos
MCDA
priorização de riscos
PROMSORT
topic Abordagem participativa
Gestão de riscos
MCDA
priorização de riscos
PROMSORT
description Diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) têm incluído em seu planejamento estratégico o gerenciamento de riscos por meio do desenvolvimento de manuais, políticas e planos de gestão de risco. Contudo, um fator de complexidade é a inexistência de um procedimento baseado nos métodos multicritério para dar suporte a este processo. Assim, esta pesquisa propõe um framework participativo baseado na abordagem multicritério para subsidiar o processo de priorização de riscos. A metodologia proposta está dividida em três fases: (i) estruturação do problema, (II) coleta de dados por meio da elicitação das preferências e performances e (III) categorização dos riscos em classes estabelecidas por meio do PROMSORT. A metodologia foi validada na divisão orçamentária de uma IFES, podendo ser reproduzida em qualquer instituição de natureza pública ou privada para a classificação dos seus riscos e, consequente, desenvolvimento da governança e transparência para a instituição. Abstract Several Brazilian public Higher Education Institutions included risk management policies in their strategic planning through manuals and risk management plans. However, the lack of multicriteria-based procedure to support this process make this task complex. This research proposes a participatory framework based on multicriteria approach to support risk prioritization process. The methodology is performed through three phases: (i) problem statement, (II) data collection through preference elicitation and (III) risk categorization through PROMSORT method. The methodology has been validated into a University budget division and can be applied into any public or private institution to classify its risks and, consequently, promotes governance and transparency for the institution. Resumen Varias instituciones federales de educación superior brasileñas han incluido la gestión de riesgos en su planificación estratégica mediante el desarrollo de manuales, políticas y planes de gestión de riesgos. Un factor de complejidad es la falta de un procedimiento basado en múltiples criterios para respaldar este proceso. Esta investigación propone un modelo participativo basado en el enfoque en múltiples criterios para apoyar el proceso de priorización de riesgos. La metodología propuesta se divide en tres fases: (i) estructuración del problema, (II) recolección de datos y (III) categorización de los riesgos en clases establecidas utilizando el PROMSORT. La metodología ha sido validada y puede reproducirse en cualquier institución pública o privada para clasificar sus riesgos y, en consecuencia, desarrollar la gobernanza y la transparencia para la institución.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/34
url https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/34
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/34/33
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE
publisher.none.fl_str_mv UFCE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 7 n. 1 (2020): Edição 2020
reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
collection Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv acsa.revista@gmail.com
_version_ 1796798155154522112