Editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Passagens |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1149 |
Resumo: | A Revista Passagens, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal, chega ao seu segundo número e completa o seu primeiro volume dedicado a um olhar o mais abrangente possível sobre as questões que, na primeira década deste século, marcaram as pesquisas em comunicação, especialmente nas suas interfaces com as ciências sociais e as artes. No presente número, a tônica está, tanto para uma reflexão sobre a comunicação como fenômeno cultural, social e antropológico como para a análise da constituição dos fenômenos, códigos e linguagens fotográficos e cinematográficos do século XX aos dias de hoje. Os artigos publicados investigam desde as relações inter-constitutivas entre mídia e cultura, seus processos de negociação e o papel midiático de reatualização dos textos culturais, como uma é “espelho”, “cimento”, “alimento” da outra, à impossibilidade de uma identidade única numa sociedade marcada pela ubiquidade dos processos informativos-comunicativos, pelo hibridismo, pela constituição de uma nova experiência espaço-temporal resultando, ainda que não se negue a permanência de identidades arquetípicas, em novas identidades múltiplas e distintas; das investigações, na esfera da comunicação, sobre os modos como a sociedade constrói seu referencial de juventude aos modos de ação das novas tecnologias de comunicação, a internet, por exemplo, como fator de sociabilidade, de cidadania, em g rupos sociais periféricos; da constituição histórica da distinção entre ficção, não-ficção e documentário, a partir do que informa a documentação escrita sobre o filme, (cartazes, anúncios, matérias de jornal, prospectos...), recuperando um problema metodológico advindo da semiologia Barthesiana (função de ancoragem!) ao problema semiótico de fundo epistemológico da imagem dubitativa – qual a verdade das imagens técnicas? Instaurado pelo surgimento e disseminação das imagens digitais – e, por fim, aos modos de aparecimento do fenômeno tempo no cinema contemporâneo, deixando, cada vez mais, de ser mero referente, realidade externa representável, semiose, para tornar-se interior às próprias imagens.Carta incompleta, o conjunto de textos deste primeiro volume tem o mérito de contemplar, a partir de perspectivas diversas, questões éticas, estéticas, filosóficas e teóricas gerais, mas fulcrais para o mundo atual. O leitor poderá, aqui, não só ter acesso ao quadro geral destas questões, mas já tê-las, em grande medida, em seus desdobramentos, aplicações e críticas mais recentes. |
id |
UFC-20_1cafc12e2760e1c8dc921cdec83ca001 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/1149 |
network_acronym_str |
UFC-20 |
network_name_str |
Revista Passagens |
repository_id_str |
|
spelling |
EditorialA Revista Passagens, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal, chega ao seu segundo número e completa o seu primeiro volume dedicado a um olhar o mais abrangente possível sobre as questões que, na primeira década deste século, marcaram as pesquisas em comunicação, especialmente nas suas interfaces com as ciências sociais e as artes. No presente número, a tônica está, tanto para uma reflexão sobre a comunicação como fenômeno cultural, social e antropológico como para a análise da constituição dos fenômenos, códigos e linguagens fotográficos e cinematográficos do século XX aos dias de hoje. Os artigos publicados investigam desde as relações inter-constitutivas entre mídia e cultura, seus processos de negociação e o papel midiático de reatualização dos textos culturais, como uma é “espelho”, “cimento”, “alimento” da outra, à impossibilidade de uma identidade única numa sociedade marcada pela ubiquidade dos processos informativos-comunicativos, pelo hibridismo, pela constituição de uma nova experiência espaço-temporal resultando, ainda que não se negue a permanência de identidades arquetípicas, em novas identidades múltiplas e distintas; das investigações, na esfera da comunicação, sobre os modos como a sociedade constrói seu referencial de juventude aos modos de ação das novas tecnologias de comunicação, a internet, por exemplo, como fator de sociabilidade, de cidadania, em g rupos sociais periféricos; da constituição histórica da distinção entre ficção, não-ficção e documentário, a partir do que informa a documentação escrita sobre o filme, (cartazes, anúncios, matérias de jornal, prospectos...), recuperando um problema metodológico advindo da semiologia Barthesiana (função de ancoragem!) ao problema semiótico de fundo epistemológico da imagem dubitativa – qual a verdade das imagens técnicas? Instaurado pelo surgimento e disseminação das imagens digitais – e, por fim, aos modos de aparecimento do fenômeno tempo no cinema contemporâneo, deixando, cada vez mais, de ser mero referente, realidade externa representável, semiose, para tornar-se interior às próprias imagens.Carta incompleta, o conjunto de textos deste primeiro volume tem o mérito de contemplar, a partir de perspectivas diversas, questões éticas, estéticas, filosóficas e teóricas gerais, mas fulcrais para o mundo atual. O leitor poderá, aqui, não só ter acesso ao quadro geral destas questões, mas já tê-las, em grande medida, em seus desdobramentos, aplicações e críticas mais recentes.Universidade Federal do Ceará2011-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1149Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 2 No. 1 (2011): Revista PassagensPassagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 2 Núm. 1 (2011): Revista PassagensPassagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 2 n. 1 (2011): Revista Passagens2179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1149/1104de Oliveira Junior, Antonio Wellingtoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-14T02:48:37Zoai:periodicos.ufc:article/1149Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2014-11-14T02:48:37Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial |
title |
Editorial |
spellingShingle |
Editorial de Oliveira Junior, Antonio Wellington |
title_short |
Editorial |
title_full |
Editorial |
title_fullStr |
Editorial |
title_full_unstemmed |
Editorial |
title_sort |
Editorial |
author |
de Oliveira Junior, Antonio Wellington |
author_facet |
de Oliveira Junior, Antonio Wellington |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Junior, Antonio Wellington |
description |
A Revista Passagens, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal, chega ao seu segundo número e completa o seu primeiro volume dedicado a um olhar o mais abrangente possível sobre as questões que, na primeira década deste século, marcaram as pesquisas em comunicação, especialmente nas suas interfaces com as ciências sociais e as artes. No presente número, a tônica está, tanto para uma reflexão sobre a comunicação como fenômeno cultural, social e antropológico como para a análise da constituição dos fenômenos, códigos e linguagens fotográficos e cinematográficos do século XX aos dias de hoje. Os artigos publicados investigam desde as relações inter-constitutivas entre mídia e cultura, seus processos de negociação e o papel midiático de reatualização dos textos culturais, como uma é “espelho”, “cimento”, “alimento” da outra, à impossibilidade de uma identidade única numa sociedade marcada pela ubiquidade dos processos informativos-comunicativos, pelo hibridismo, pela constituição de uma nova experiência espaço-temporal resultando, ainda que não se negue a permanência de identidades arquetípicas, em novas identidades múltiplas e distintas; das investigações, na esfera da comunicação, sobre os modos como a sociedade constrói seu referencial de juventude aos modos de ação das novas tecnologias de comunicação, a internet, por exemplo, como fator de sociabilidade, de cidadania, em g rupos sociais periféricos; da constituição histórica da distinção entre ficção, não-ficção e documentário, a partir do que informa a documentação escrita sobre o filme, (cartazes, anúncios, matérias de jornal, prospectos...), recuperando um problema metodológico advindo da semiologia Barthesiana (função de ancoragem!) ao problema semiótico de fundo epistemológico da imagem dubitativa – qual a verdade das imagens técnicas? Instaurado pelo surgimento e disseminação das imagens digitais – e, por fim, aos modos de aparecimento do fenômeno tempo no cinema contemporâneo, deixando, cada vez mais, de ser mero referente, realidade externa representável, semiose, para tornar-se interior às próprias imagens.Carta incompleta, o conjunto de textos deste primeiro volume tem o mérito de contemplar, a partir de perspectivas diversas, questões éticas, estéticas, filosóficas e teóricas gerais, mas fulcrais para o mundo atual. O leitor poderá, aqui, não só ter acesso ao quadro geral destas questões, mas já tê-las, em grande medida, em seus desdobramentos, aplicações e críticas mais recentes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1149 |
url |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1149/1104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 2 No. 1 (2011): Revista Passagens Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 2 Núm. 1 (2011): Revista Passagens Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 2 n. 1 (2011): Revista Passagens 2179-9938 reponame:Revista Passagens instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Passagens |
collection |
Revista Passagens |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
passagensufc@gmail.com |
_version_ |
1803388383836241920 |