O FANTASMA DE SALÒ: Pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Rafael Duarte Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6258
Resumo: O presente artigo deseja entender como a lógica diegética de Salò, último filme de Pier Paolo Pasolini, engendra um fascismo pulsional. Isso é demonstrado a partir da lógica lacaniana do desejo centrado na figura conceitual do fantasma. Com a leitura sexual do conceito feita por Contardo Calligaris, o artigo mostra que o fascismo que Pasolini critica não precisa ser apenas o político, mas também pode ser posto em uma situação econômica tal como aquela que o capitalismo midiatizado coloca em movimento.
id UFC-20_1d01746e2a25cc23703d476387e6e7c4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/6258
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling O FANTASMA DE SALÒ: Pulsão midiática no último filme de Pier Paolo PasoliniPsicanálise midiáticaCinemaSalòO presente artigo deseja entender como a lógica diegética de Salò, último filme de Pier Paolo Pasolini, engendra um fascismo pulsional. Isso é demonstrado a partir da lógica lacaniana do desejo centrado na figura conceitual do fantasma. Com a leitura sexual do conceito feita por Contardo Calligaris, o artigo mostra que o fascismo que Pasolini critica não precisa ser apenas o político, mas também pode ser posto em uma situação econômica tal como aquela que o capitalismo midiatizado coloca em movimento.Universidade Federal do Ceará2016-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6258Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 7 No. 3 (2016); 35-47Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 7 Núm. 3 (2016); 35-47Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 7 n. 3 (2016); 35-472179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6258/4476Copyright (c) 2016 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessVenâncio, Rafael Duarte Oliveira2016-12-17T19:35:35Zoai:periodicos.ufc:article/6258Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2016-12-17T19:35:35Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O FANTASMA DE SALÒ: Pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini
title O FANTASMA DE SALÒ: Pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini
spellingShingle O FANTASMA DE SALÒ: Pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini
Venâncio, Rafael Duarte Oliveira
Psicanálise midiática
Cinema
Salò
title_short O FANTASMA DE SALÒ: Pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini
title_full O FANTASMA DE SALÒ: Pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini
title_fullStr O FANTASMA DE SALÒ: Pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini
title_full_unstemmed O FANTASMA DE SALÒ: Pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini
title_sort O FANTASMA DE SALÒ: Pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini
author Venâncio, Rafael Duarte Oliveira
author_facet Venâncio, Rafael Duarte Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venâncio, Rafael Duarte Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise midiática
Cinema
Salò
topic Psicanálise midiática
Cinema
Salò
description O presente artigo deseja entender como a lógica diegética de Salò, último filme de Pier Paolo Pasolini, engendra um fascismo pulsional. Isso é demonstrado a partir da lógica lacaniana do desejo centrado na figura conceitual do fantasma. Com a leitura sexual do conceito feita por Contardo Calligaris, o artigo mostra que o fascismo que Pasolini critica não precisa ser apenas o político, mas também pode ser posto em uma situação econômica tal como aquela que o capitalismo midiatizado coloca em movimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6258
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6258/4476
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Passagens
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Passagens
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 7 No. 3 (2016); 35-47
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 7 Núm. 3 (2016); 35-47
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 7 n. 3 (2016); 35-47
2179-9938
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388383921176576