A não linearidade temporal da narrativa seriada e o tempo do mundo contemporâneo: Correlações a partir do conceito de cronotopo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Passagens |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42227 |
Resumo: | Partindo da assunção dos estudos de Bakhtin (2014) como contribuições fundadoras às ciências da linguagem e à semiótica, adotamos seu conceito de cronotopo como articulador de uma análise da narrativa da primeira temporada da série norte-americana Once upon a time, que tem sua base estrutural calcada em um trabalho intertextual de referências a outros textos, especialmente os clássicos contos de fada. Ao fim da discussão, depreendemos que o cronotopo é elemento central à construção de sentidos no texto cultural em questão sobretudo pelo fato de a narrativa se desenrolar no trânsito entre um cronotopo fantástico e um cronotopo do “mundo concreto” e, desse modo, a significação inevitavelmente se modifica. Avançando em nossa reflexão, alcançamos que toda a complexidade dessa narrativa, com suas intricadas articulações temporais e sua construção não linear, responde a uma desconstrução temporal contemporânea; dialogando com considerações já alicerçadas por Harvey (2014) sobre a condição pós-moderna. Nisso, a série se configura como uma grande mediação entre o sujeito receptor e a realidade objetiva. Enfim, essa história, seus discursos, representações e estrutura comunicam sobre o tempo (atual) em que se dão. É a cultura (norte-americana?) inscrita no texto (LOTMAN; USPENSKIJ; IVÁNOV, 1981). |
id |
UFC-20_233a1c6a58bad766b0dfe097d29115c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/42227 |
network_acronym_str |
UFC-20 |
network_name_str |
Revista Passagens |
repository_id_str |
|
spelling |
A não linearidade temporal da narrativa seriada e o tempo do mundo contemporâneo: Correlações a partir do conceito de cronotopoPartindo da assunção dos estudos de Bakhtin (2014) como contribuições fundadoras às ciências da linguagem e à semiótica, adotamos seu conceito de cronotopo como articulador de uma análise da narrativa da primeira temporada da série norte-americana Once upon a time, que tem sua base estrutural calcada em um trabalho intertextual de referências a outros textos, especialmente os clássicos contos de fada. Ao fim da discussão, depreendemos que o cronotopo é elemento central à construção de sentidos no texto cultural em questão sobretudo pelo fato de a narrativa se desenrolar no trânsito entre um cronotopo fantástico e um cronotopo do “mundo concreto” e, desse modo, a significação inevitavelmente se modifica. Avançando em nossa reflexão, alcançamos que toda a complexidade dessa narrativa, com suas intricadas articulações temporais e sua construção não linear, responde a uma desconstrução temporal contemporânea; dialogando com considerações já alicerçadas por Harvey (2014) sobre a condição pós-moderna. Nisso, a série se configura como uma grande mediação entre o sujeito receptor e a realidade objetiva. Enfim, essa história, seus discursos, representações e estrutura comunicam sobre o tempo (atual) em que se dão. É a cultura (norte-americana?) inscrita no texto (LOTMAN; USPENSKIJ; IVÁNOV, 1981).Universidade Federal do Ceará2019-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42227Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 10 No. 1 (2019); 165-181Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 10 Núm. 1 (2019); 165-181Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 10 n. 1 (2019); 165-1812179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42227/99378Copyright (c) 2019 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessElouise Budag, Fernanda2019-09-30T11:53:04Zoai:periodicos.ufc:article/42227Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2019-09-30T11:53:04Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A não linearidade temporal da narrativa seriada e o tempo do mundo contemporâneo: Correlações a partir do conceito de cronotopo |
title |
A não linearidade temporal da narrativa seriada e o tempo do mundo contemporâneo: Correlações a partir do conceito de cronotopo |
spellingShingle |
A não linearidade temporal da narrativa seriada e o tempo do mundo contemporâneo: Correlações a partir do conceito de cronotopo Elouise Budag, Fernanda |
title_short |
A não linearidade temporal da narrativa seriada e o tempo do mundo contemporâneo: Correlações a partir do conceito de cronotopo |
title_full |
A não linearidade temporal da narrativa seriada e o tempo do mundo contemporâneo: Correlações a partir do conceito de cronotopo |
title_fullStr |
A não linearidade temporal da narrativa seriada e o tempo do mundo contemporâneo: Correlações a partir do conceito de cronotopo |
title_full_unstemmed |
A não linearidade temporal da narrativa seriada e o tempo do mundo contemporâneo: Correlações a partir do conceito de cronotopo |
title_sort |
A não linearidade temporal da narrativa seriada e o tempo do mundo contemporâneo: Correlações a partir do conceito de cronotopo |
author |
Elouise Budag, Fernanda |
author_facet |
Elouise Budag, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elouise Budag, Fernanda |
description |
Partindo da assunção dos estudos de Bakhtin (2014) como contribuições fundadoras às ciências da linguagem e à semiótica, adotamos seu conceito de cronotopo como articulador de uma análise da narrativa da primeira temporada da série norte-americana Once upon a time, que tem sua base estrutural calcada em um trabalho intertextual de referências a outros textos, especialmente os clássicos contos de fada. Ao fim da discussão, depreendemos que o cronotopo é elemento central à construção de sentidos no texto cultural em questão sobretudo pelo fato de a narrativa se desenrolar no trânsito entre um cronotopo fantástico e um cronotopo do “mundo concreto” e, desse modo, a significação inevitavelmente se modifica. Avançando em nossa reflexão, alcançamos que toda a complexidade dessa narrativa, com suas intricadas articulações temporais e sua construção não linear, responde a uma desconstrução temporal contemporânea; dialogando com considerações já alicerçadas por Harvey (2014) sobre a condição pós-moderna. Nisso, a série se configura como uma grande mediação entre o sujeito receptor e a realidade objetiva. Enfim, essa história, seus discursos, representações e estrutura comunicam sobre o tempo (atual) em que se dão. É a cultura (norte-americana?) inscrita no texto (LOTMAN; USPENSKIJ; IVÁNOV, 1981). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42227 |
url |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42227/99378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Passagens info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Passagens |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 10 No. 1 (2019); 165-181 Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 10 Núm. 1 (2019); 165-181 Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 10 n. 1 (2019); 165-181 2179-9938 reponame:Revista Passagens instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Passagens |
collection |
Revista Passagens |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
passagensufc@gmail.com |
_version_ |
1803388384325926912 |