ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Isabele
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Antônio Pádua, Santos, Ana Cristina Batista dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39725
Resumo: O presente artigo trata da ligação entre situações de assédio moral e as relações com o gênero feminino no ambiente corporativo contemporâneo. Sobre a teoria, o estudo é baseado, principalmente, em Marie-France Hirigoyen, Heloani, Maria Ester de Freitas e Einarsen. Os objetivos foram identificar situações de assédio moral no ambiente corporativo, além de caracterizar as relações de gênero (feminino) em situações de assédio moral. A pesquisa possui natureza exploratória-descritiva, foram necessárias pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Em relação à coleta de dados qualitativos, o instrumento usado foi a entrevista baseada em um roteiro. Os resultados mostram que o assédio moral faz parte da rotina corporativa; possui consequências profissionais e pessoais às vítimas; as mulheres assediadas enxergam que o fenômeno tem raiz no machismo e o feminismo é uma possível solução.
id UFC-20_3a58216e5786fc908f958c63a3c6e10c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/39725
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃOAssédio moralgêneromulheresO presente artigo trata da ligação entre situações de assédio moral e as relações com o gênero feminino no ambiente corporativo contemporâneo. Sobre a teoria, o estudo é baseado, principalmente, em Marie-France Hirigoyen, Heloani, Maria Ester de Freitas e Einarsen. Os objetivos foram identificar situações de assédio moral no ambiente corporativo, além de caracterizar as relações de gênero (feminino) em situações de assédio moral. A pesquisa possui natureza exploratória-descritiva, foram necessárias pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Em relação à coleta de dados qualitativos, o instrumento usado foi a entrevista baseada em um roteiro. Os resultados mostram que o assédio moral faz parte da rotina corporativa; possui consequências profissionais e pessoais às vítimas; as mulheres assediadas enxergam que o fenômeno tem raiz no machismo e o feminismo é uma possível solução.Universidade Federal do Ceará2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39725Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 9 No. 1 (2018); 3-18Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 9 Núm. 1 (2018); 3-18Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 9 n. 1 (2018); 3-182179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39725/95731Copyright (c) 2018 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessCâmara, IsabeleAraújo, Antônio PáduaSantos, Ana Cristina Batista dos2018-12-03T15:52:59Zoai:periodicos.ufc:article/39725Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2018-12-03T15:52:59Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO
title ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO
spellingShingle ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO
Câmara, Isabele
Assédio moral
gênero
mulheres
title_short ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO
title_full ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO
title_fullStr ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO
title_full_unstemmed ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO
title_sort ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO
author Câmara, Isabele
author_facet Câmara, Isabele
Araújo, Antônio Pádua
Santos, Ana Cristina Batista dos
author_role author
author2 Araújo, Antônio Pádua
Santos, Ana Cristina Batista dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Isabele
Araújo, Antônio Pádua
Santos, Ana Cristina Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio moral
gênero
mulheres
topic Assédio moral
gênero
mulheres
description O presente artigo trata da ligação entre situações de assédio moral e as relações com o gênero feminino no ambiente corporativo contemporâneo. Sobre a teoria, o estudo é baseado, principalmente, em Marie-France Hirigoyen, Heloani, Maria Ester de Freitas e Einarsen. Os objetivos foram identificar situações de assédio moral no ambiente corporativo, além de caracterizar as relações de gênero (feminino) em situações de assédio moral. A pesquisa possui natureza exploratória-descritiva, foram necessárias pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Em relação à coleta de dados qualitativos, o instrumento usado foi a entrevista baseada em um roteiro. Os resultados mostram que o assédio moral faz parte da rotina corporativa; possui consequências profissionais e pessoais às vítimas; as mulheres assediadas enxergam que o fenômeno tem raiz no machismo e o feminismo é uma possível solução.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39725
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39725/95731
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Passagens
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Passagens
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 9 No. 1 (2018); 3-18
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 9 Núm. 1 (2018); 3-18
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 9 n. 1 (2018); 3-18
2179-9938
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388384271400961