ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Passagens |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39725 |
Resumo: | O presente artigo trata da ligação entre situações de assédio moral e as relações com o gênero feminino no ambiente corporativo contemporâneo. Sobre a teoria, o estudo é baseado, principalmente, em Marie-France Hirigoyen, Heloani, Maria Ester de Freitas e Einarsen. Os objetivos foram identificar situações de assédio moral no ambiente corporativo, além de caracterizar as relações de gênero (feminino) em situações de assédio moral. A pesquisa possui natureza exploratória-descritiva, foram necessárias pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Em relação à coleta de dados qualitativos, o instrumento usado foi a entrevista baseada em um roteiro. Os resultados mostram que o assédio moral faz parte da rotina corporativa; possui consequências profissionais e pessoais às vítimas; as mulheres assediadas enxergam que o fenômeno tem raiz no machismo e o feminismo é uma possível solução. |
id |
UFC-20_3a58216e5786fc908f958c63a3c6e10c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/39725 |
network_acronym_str |
UFC-20 |
network_name_str |
Revista Passagens |
repository_id_str |
|
spelling |
ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃOAssédio moralgêneromulheresO presente artigo trata da ligação entre situações de assédio moral e as relações com o gênero feminino no ambiente corporativo contemporâneo. Sobre a teoria, o estudo é baseado, principalmente, em Marie-France Hirigoyen, Heloani, Maria Ester de Freitas e Einarsen. Os objetivos foram identificar situações de assédio moral no ambiente corporativo, além de caracterizar as relações de gênero (feminino) em situações de assédio moral. A pesquisa possui natureza exploratória-descritiva, foram necessárias pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Em relação à coleta de dados qualitativos, o instrumento usado foi a entrevista baseada em um roteiro. Os resultados mostram que o assédio moral faz parte da rotina corporativa; possui consequências profissionais e pessoais às vítimas; as mulheres assediadas enxergam que o fenômeno tem raiz no machismo e o feminismo é uma possível solução.Universidade Federal do Ceará2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39725Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 9 No. 1 (2018); 3-18Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 9 Núm. 1 (2018); 3-18Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 9 n. 1 (2018); 3-182179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39725/95731Copyright (c) 2018 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessCâmara, IsabeleAraújo, Antônio PáduaSantos, Ana Cristina Batista dos2018-12-03T15:52:59Zoai:periodicos.ufc:article/39725Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2018-12-03T15:52:59Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO |
title |
ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO |
spellingShingle |
ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO Câmara, Isabele Assédio moral gênero mulheres |
title_short |
ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO |
title_full |
ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO |
title_fullStr |
ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO |
title_full_unstemmed |
ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO |
title_sort |
ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO |
author |
Câmara, Isabele |
author_facet |
Câmara, Isabele Araújo, Antônio Pádua Santos, Ana Cristina Batista dos |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Antônio Pádua Santos, Ana Cristina Batista dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Câmara, Isabele Araújo, Antônio Pádua Santos, Ana Cristina Batista dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assédio moral gênero mulheres |
topic |
Assédio moral gênero mulheres |
description |
O presente artigo trata da ligação entre situações de assédio moral e as relações com o gênero feminino no ambiente corporativo contemporâneo. Sobre a teoria, o estudo é baseado, principalmente, em Marie-France Hirigoyen, Heloani, Maria Ester de Freitas e Einarsen. Os objetivos foram identificar situações de assédio moral no ambiente corporativo, além de caracterizar as relações de gênero (feminino) em situações de assédio moral. A pesquisa possui natureza exploratória-descritiva, foram necessárias pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Em relação à coleta de dados qualitativos, o instrumento usado foi a entrevista baseada em um roteiro. Os resultados mostram que o assédio moral faz parte da rotina corporativa; possui consequências profissionais e pessoais às vítimas; as mulheres assediadas enxergam que o fenômeno tem raiz no machismo e o feminismo é uma possível solução. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39725 |
url |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39725/95731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Passagens info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Passagens |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 9 No. 1 (2018); 3-18 Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 9 Núm. 1 (2018); 3-18 Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 9 n. 1 (2018); 3-18 2179-9938 reponame:Revista Passagens instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Passagens |
collection |
Revista Passagens |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
passagensufc@gmail.com |
_version_ |
1803388384271400961 |