A VIDA ESCRITA EM O CAVALO DE TURIM: diálogos contemporâneos com Pier Paolo Pasolini
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Passagens |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6259 |
Resumo: | O plano-sequência é tão antigo quanto o cinema – uma vez que alguns autores consideram que os filmes de Edison e dos irmãos Lumiére teriam essa estrutura. Alguns dos melhores diretores da história do cinema, como Welles, Hitchcock, Kalatozov, Antonioni, Scorsese, Sokurov e muitos outros fizeram uso notório desse recurso técnico e narrativo. Andre Bazin foi um dos grandes defensores do plano-sequência como instrumento de criação do efeito de real. Atualmente, o plano-sequência do director húngaro Béla Taar destaca-se. O cavalo de Turim (A torinói ló, The Turin Horse – Hungary – 2011) foi inspirado pelo episódio em Turim que supostamente disparou o processo de enlouquecimento de Nietzsche. O dono do cavalo espancado, que chocou o filósofo alemão, vai para casa; então acompanhamos seis dias de sua vida com sua filha – seis longos, silenciosos, ventosos e repetitivos dias, belamente fotografados em planos-sequência em preto e branco. Esses planos-sequência dizem sobre a vida e o tempo, são importantes recursos discursivos. Essa interpretação leva-nos ao conceito de cinema e plano-sequência de Pasolini. O artista e pensador italiano defende que a vida é similar ao cinema, como o filme é similar à morte e o plano-sequência é como nossa experiência de real. Acreditamos que a singularidade da teoria de Pasolini está na defesa da similaridade do cinema com a vida (nossa experiência, em grande parte audiovisual, com o mundo que nos cerca), mas advoga e pratica um neo-formalismo no filme. |
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A VIDA ESCRITA EM O CAVALO DE TURIM: diálogos contemporâneos com Pier Paolo PasoliniTeoria do cinemaPlano-sequênciaTempo e espaço no cinemaPier Paolo PasoliniBéla TaarO plano-sequência é tão antigo quanto o cinema – uma vez que alguns autores consideram que os filmes de Edison e dos irmãos Lumiére teriam essa estrutura. Alguns dos melhores diretores da história do cinema, como Welles, Hitchcock, Kalatozov, Antonioni, Scorsese, Sokurov e muitos outros fizeram uso notório desse recurso técnico e narrativo. Andre Bazin foi um dos grandes defensores do plano-sequência como instrumento de criação do efeito de real. Atualmente, o plano-sequência do director húngaro Béla Taar destaca-se. O cavalo de Turim (A torinói ló, The Turin Horse – Hungary – 2011) foi inspirado pelo episódio em Turim que supostamente disparou o processo de enlouquecimento de Nietzsche. O dono do cavalo espancado, que chocou o filósofo alemão, vai para casa; então acompanhamos seis dias de sua vida com sua filha – seis longos, silenciosos, ventosos e repetitivos dias, belamente fotografados em planos-sequência em preto e branco. Esses planos-sequência dizem sobre a vida e o tempo, são importantes recursos discursivos. Essa interpretação leva-nos ao conceito de cinema e plano-sequência de Pasolini. O artista e pensador italiano defende que a vida é similar ao cinema, como o filme é similar à morte e o plano-sequência é como nossa experiência de real. Acreditamos que a singularidade da teoria de Pasolini está na defesa da similaridade do cinema com a vida (nossa experiência, em grande parte audiovisual, com o mundo que nos cerca), mas advoga e pratica um neo-formalismo no filme.Universidade Federal do Ceará2016-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6259Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 7 No. 3 (2016); 48-67Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 7 Núm. 3 (2016); 48-67Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 7 n. 3 (2016); 48-672179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6259/4477Copyright (c) 2016 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessSavernini, Erika2016-12-17T19:35:35Zoai:periodicos.ufc:article/6259Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2016-12-17T19:35:35Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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