Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Caio Rodrigo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pierrotti de Castro, Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39978
Resumo: O ensino de Ciências deve não somente despertar a curiosidade nos estudantes, mas sobretudo dar a eles oportunidades de familiarização com a linguagem científica a fim de permitir uma compreensão crítica da sociedade e dos processos de construção do conhecimento. Assim, este trabalho, teve como objetivo propor a utilização de revistas de jornalismo científico nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental e verificar se esta modalidade textual, a reportagem de ciências, contribui com o processo de alfabetização científica e facilita o entendimento de temas da área. Para observação prática foram selecionadas duas escolas, uma pública e outra particular, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A partir do diálogo com a equipe pedagógica, foram elencados temas que estariam de acordo com o conteúdo programático das séries finais do Ensino Fundamental II e selecionadas reportagens das revistas Pesquisa Fapesp, Galileu e Minas Faz Ciência. Após orientação prévia, a atividade prática foi mediada em sala de aula pelo professor de Ciências. Em síntese, os estudantes fizeram leitura em grupo e identificaram os pontos principais da reportagem a partir de um roteiro que teve origem no lead jornalístico, um dos conceitos mais básicos da construção de notícias, no qual são posicionadas as respostas para as perguntas “O quê?”, “Quem?”, “Quando”, “Onde?”, “Como?” e “Por que?”. Os estudantes responderam ainda uma pesquisa de acesso ao jornalismo científico, o que possibilitou identificar que o maior acesso a este material pode de fato contribuir com a assimilação mais eficiente dos conteúdos de Ciências.
id UFC-20_7eb43ec4dfa80c60c4c019d5fa9691ef
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/39978
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de CiênciasO ensino de Ciências deve não somente despertar a curiosidade nos estudantes, mas sobretudo dar a eles oportunidades de familiarização com a linguagem científica a fim de permitir uma compreensão crítica da sociedade e dos processos de construção do conhecimento. Assim, este trabalho, teve como objetivo propor a utilização de revistas de jornalismo científico nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental e verificar se esta modalidade textual, a reportagem de ciências, contribui com o processo de alfabetização científica e facilita o entendimento de temas da área. Para observação prática foram selecionadas duas escolas, uma pública e outra particular, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A partir do diálogo com a equipe pedagógica, foram elencados temas que estariam de acordo com o conteúdo programático das séries finais do Ensino Fundamental II e selecionadas reportagens das revistas Pesquisa Fapesp, Galileu e Minas Faz Ciência. Após orientação prévia, a atividade prática foi mediada em sala de aula pelo professor de Ciências. Em síntese, os estudantes fizeram leitura em grupo e identificaram os pontos principais da reportagem a partir de um roteiro que teve origem no lead jornalístico, um dos conceitos mais básicos da construção de notícias, no qual são posicionadas as respostas para as perguntas “O quê?”, “Quem?”, “Quando”, “Onde?”, “Como?” e “Por que?”. Os estudantes responderam ainda uma pesquisa de acesso ao jornalismo científico, o que possibilitou identificar que o maior acesso a este material pode de fato contribuir com a assimilação mais eficiente dos conteúdos de Ciências.Universidade Federal do Ceará2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39978Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 9 No. 2 (2018); 33-48Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 9 Núm. 2 (2018); 33-48Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 9 n. 2 (2018); 33-482179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39978/95826Copyright (c) 2018 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Caio RodrigoPierrotti de Castro, Flávia2019-09-30T23:04:42Zoai:periodicos.ufc:article/39978Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2019-09-30T23:04:42Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências
title Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências
spellingShingle Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências
Albuquerque, Caio Rodrigo
title_short Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências
title_full Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências
title_fullStr Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências
title_full_unstemmed Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências
title_sort Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências
author Albuquerque, Caio Rodrigo
author_facet Albuquerque, Caio Rodrigo
Pierrotti de Castro, Flávia
author_role author
author2 Pierrotti de Castro, Flávia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Caio Rodrigo
Pierrotti de Castro, Flávia
description O ensino de Ciências deve não somente despertar a curiosidade nos estudantes, mas sobretudo dar a eles oportunidades de familiarização com a linguagem científica a fim de permitir uma compreensão crítica da sociedade e dos processos de construção do conhecimento. Assim, este trabalho, teve como objetivo propor a utilização de revistas de jornalismo científico nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental e verificar se esta modalidade textual, a reportagem de ciências, contribui com o processo de alfabetização científica e facilita o entendimento de temas da área. Para observação prática foram selecionadas duas escolas, uma pública e outra particular, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A partir do diálogo com a equipe pedagógica, foram elencados temas que estariam de acordo com o conteúdo programático das séries finais do Ensino Fundamental II e selecionadas reportagens das revistas Pesquisa Fapesp, Galileu e Minas Faz Ciência. Após orientação prévia, a atividade prática foi mediada em sala de aula pelo professor de Ciências. Em síntese, os estudantes fizeram leitura em grupo e identificaram os pontos principais da reportagem a partir de um roteiro que teve origem no lead jornalístico, um dos conceitos mais básicos da construção de notícias, no qual são posicionadas as respostas para as perguntas “O quê?”, “Quem?”, “Quando”, “Onde?”, “Como?” e “Por que?”. Os estudantes responderam ainda uma pesquisa de acesso ao jornalismo científico, o que possibilitou identificar que o maior acesso a este material pode de fato contribuir com a assimilação mais eficiente dos conteúdos de Ciências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39978
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39978/95826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Passagens
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Passagens
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 9 No. 2 (2018); 33-48
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 9 Núm. 2 (2018); 33-48
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 9 n. 2 (2018); 33-48
2179-9938
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388384296566784