CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Kenia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira, Wilson Galvão de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39729
Resumo: Com o exarcebamento do papel de ferramentas tecnológicas digitais, programas que aferem métricas de audiência on-line invadiram redações, com um foco em dados de audiência, uma ‘Cultura do Clique’ (Anderson, 2009). A percepção empírica estimulou a investigação a respeito de como as rotinas jornalísticas são influenciadas e de que forma os jornalistas assimilam este novo ingrediente, levantando-se a hipótese de que processos editoriais passam por ajustes jornalísticos. Para tanto, utiliza-se de metodologia com viés etnográfico na redação da Tribuna do Norte, conforme preceitos de Duarte (2008) e Rovida (2015). Os resultados apontam que, ainda que clicks sejam ouvidos cotidianamente na redação, as decisões editoriais são acompanhadas por uma reflexão acerca da pertinência temática, mesmo que os jornalistas procurem agregar um sentido profissional ao comportamento dos usuários.
id UFC-20_b3cf9a590326b97b6fe2ca47e1a88c6f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/39729
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que editaRotinas no JornalismoNovas TecnologiasMétricas de Audiência on-lineCultura do CliqueCom o exarcebamento do papel de ferramentas tecnológicas digitais, programas que aferem métricas de audiência on-line invadiram redações, com um foco em dados de audiência, uma ‘Cultura do Clique’ (Anderson, 2009). A percepção empírica estimulou a investigação a respeito de como as rotinas jornalísticas são influenciadas e de que forma os jornalistas assimilam este novo ingrediente, levantando-se a hipótese de que processos editoriais passam por ajustes jornalísticos. Para tanto, utiliza-se de metodologia com viés etnográfico na redação da Tribuna do Norte, conforme preceitos de Duarte (2008) e Rovida (2015). Os resultados apontam que, ainda que clicks sejam ouvidos cotidianamente na redação, as decisões editoriais são acompanhadas por uma reflexão acerca da pertinência temática, mesmo que os jornalistas procurem agregar um sentido profissional ao comportamento dos usuários.Universidade Federal do Ceará2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39729Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 9 No. 1 (2018); 59-75Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 9 Núm. 1 (2018); 59-75Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 9 n. 1 (2018); 59-752179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39729/95735Copyright (c) 2018 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, KeniaTeixeira, Wilson Galvão de Freitas2018-12-03T15:52:59Zoai:periodicos.ufc:article/39729Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2018-12-03T15:52:59Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita
title CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita
spellingShingle CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita
Maia, Kenia
Rotinas no Jornalismo
Novas Tecnologias
Métricas de Audiência on-line
Cultura do Clique
title_short CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita
title_full CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita
title_fullStr CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita
title_full_unstemmed CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita
title_sort CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita
author Maia, Kenia
author_facet Maia, Kenia
Teixeira, Wilson Galvão de Freitas
author_role author
author2 Teixeira, Wilson Galvão de Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Kenia
Teixeira, Wilson Galvão de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Rotinas no Jornalismo
Novas Tecnologias
Métricas de Audiência on-line
Cultura do Clique
topic Rotinas no Jornalismo
Novas Tecnologias
Métricas de Audiência on-line
Cultura do Clique
description Com o exarcebamento do papel de ferramentas tecnológicas digitais, programas que aferem métricas de audiência on-line invadiram redações, com um foco em dados de audiência, uma ‘Cultura do Clique’ (Anderson, 2009). A percepção empírica estimulou a investigação a respeito de como as rotinas jornalísticas são influenciadas e de que forma os jornalistas assimilam este novo ingrediente, levantando-se a hipótese de que processos editoriais passam por ajustes jornalísticos. Para tanto, utiliza-se de metodologia com viés etnográfico na redação da Tribuna do Norte, conforme preceitos de Duarte (2008) e Rovida (2015). Os resultados apontam que, ainda que clicks sejam ouvidos cotidianamente na redação, as decisões editoriais são acompanhadas por uma reflexão acerca da pertinência temática, mesmo que os jornalistas procurem agregar um sentido profissional ao comportamento dos usuários.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39729
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39729/95735
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Passagens
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Passagens
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 9 No. 1 (2018); 59-75
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 9 Núm. 1 (2018); 59-75
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 9 n. 1 (2018); 59-75
2179-9938
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388384277692416