CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Passagens |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39729 |
Resumo: | Com o exarcebamento do papel de ferramentas tecnológicas digitais, programas que aferem métricas de audiência on-line invadiram redações, com um foco em dados de audiência, uma ‘Cultura do Clique’ (Anderson, 2009). A percepção empírica estimulou a investigação a respeito de como as rotinas jornalísticas são influenciadas e de que forma os jornalistas assimilam este novo ingrediente, levantando-se a hipótese de que processos editoriais passam por ajustes jornalísticos. Para tanto, utiliza-se de metodologia com viés etnográfico na redação da Tribuna do Norte, conforme preceitos de Duarte (2008) e Rovida (2015). Os resultados apontam que, ainda que clicks sejam ouvidos cotidianamente na redação, as decisões editoriais são acompanhadas por uma reflexão acerca da pertinência temática, mesmo que os jornalistas procurem agregar um sentido profissional ao comportamento dos usuários. |
id |
UFC-20_b3cf9a590326b97b6fe2ca47e1a88c6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/39729 |
network_acronym_str |
UFC-20 |
network_name_str |
Revista Passagens |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que editaRotinas no JornalismoNovas TecnologiasMétricas de Audiência on-lineCultura do CliqueCom o exarcebamento do papel de ferramentas tecnológicas digitais, programas que aferem métricas de audiência on-line invadiram redações, com um foco em dados de audiência, uma ‘Cultura do Clique’ (Anderson, 2009). A percepção empírica estimulou a investigação a respeito de como as rotinas jornalísticas são influenciadas e de que forma os jornalistas assimilam este novo ingrediente, levantando-se a hipótese de que processos editoriais passam por ajustes jornalísticos. Para tanto, utiliza-se de metodologia com viés etnográfico na redação da Tribuna do Norte, conforme preceitos de Duarte (2008) e Rovida (2015). Os resultados apontam que, ainda que clicks sejam ouvidos cotidianamente na redação, as decisões editoriais são acompanhadas por uma reflexão acerca da pertinência temática, mesmo que os jornalistas procurem agregar um sentido profissional ao comportamento dos usuários.Universidade Federal do Ceará2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39729Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 9 No. 1 (2018); 59-75Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 9 Núm. 1 (2018); 59-75Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 9 n. 1 (2018); 59-752179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39729/95735Copyright (c) 2018 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, KeniaTeixeira, Wilson Galvão de Freitas2018-12-03T15:52:59Zoai:periodicos.ufc:article/39729Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2018-12-03T15:52:59Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita |
title |
CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita |
spellingShingle |
CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita Maia, Kenia Rotinas no Jornalismo Novas Tecnologias Métricas de Audiência on-line Cultura do Clique |
title_short |
CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita |
title_full |
CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita |
title_fullStr |
CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita |
title_full_unstemmed |
CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita |
title_sort |
CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita |
author |
Maia, Kenia |
author_facet |
Maia, Kenia Teixeira, Wilson Galvão de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Wilson Galvão de Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Kenia Teixeira, Wilson Galvão de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rotinas no Jornalismo Novas Tecnologias Métricas de Audiência on-line Cultura do Clique |
topic |
Rotinas no Jornalismo Novas Tecnologias Métricas de Audiência on-line Cultura do Clique |
description |
Com o exarcebamento do papel de ferramentas tecnológicas digitais, programas que aferem métricas de audiência on-line invadiram redações, com um foco em dados de audiência, uma ‘Cultura do Clique’ (Anderson, 2009). A percepção empírica estimulou a investigação a respeito de como as rotinas jornalísticas são influenciadas e de que forma os jornalistas assimilam este novo ingrediente, levantando-se a hipótese de que processos editoriais passam por ajustes jornalísticos. Para tanto, utiliza-se de metodologia com viés etnográfico na redação da Tribuna do Norte, conforme preceitos de Duarte (2008) e Rovida (2015). Os resultados apontam que, ainda que clicks sejam ouvidos cotidianamente na redação, as decisões editoriais são acompanhadas por uma reflexão acerca da pertinência temática, mesmo que os jornalistas procurem agregar um sentido profissional ao comportamento dos usuários. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39729 |
url |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39729/95735 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Passagens info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Passagens |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 9 No. 1 (2018); 59-75 Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 9 Núm. 1 (2018); 59-75 Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 9 n. 1 (2018); 59-75 2179-9938 reponame:Revista Passagens instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Passagens |
collection |
Revista Passagens |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
passagensufc@gmail.com |
_version_ |
1803388384277692416 |