A IMAGEM COMO EXPERIÊNCIA EM UNTITLED FILM STILLS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marcelo R. S.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30959
Resumo: Em Untitled Film Stills (1977-1980), Cindy Sherman explora uma poética do mascaramento e interroga tanto a construção da “mulher” como identidade (questões de representação) quanto o “olhar masculino” (questões de mediação). Por meio da identificação de diferentes possibilidades de leitura da série, este artigo busca compreender como as Untitled Film Stills constituem a imagem como experiência. Analiso os procedimentos de autorretrato sob rasura, a apropriação de memórias de gêneros narrativos e de representações de identidade de gênero e o jogo com os limites entre visível e invisível, tal como são fixados pela fotografia, mobilizados pelo cinema e experimentados de modos indecidíveis na série de Sherman.
id UFC-20_df2bf45e4fd66e3ce7d875f4d2bfebd9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/30959
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling A IMAGEM COMO EXPERIÊNCIA EM UNTITLED FILM STILLScinemafotografiaexperiênciaEm Untitled Film Stills (1977-1980), Cindy Sherman explora uma poética do mascaramento e interroga tanto a construção da “mulher” como identidade (questões de representação) quanto o “olhar masculino” (questões de mediação). Por meio da identificação de diferentes possibilidades de leitura da série, este artigo busca compreender como as Untitled Film Stills constituem a imagem como experiência. Analiso os procedimentos de autorretrato sob rasura, a apropriação de memórias de gêneros narrativos e de representações de identidade de gênero e o jogo com os limites entre visível e invisível, tal como são fixados pela fotografia, mobilizados pelo cinema e experimentados de modos indecidíveis na série de Sherman.Universidade Federal do Ceará2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30959Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 8 No. 2 (2017); 27-50Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 8 Núm. 2 (2017); 27-50Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 8 n. 2 (2017); 27-502179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30959/71562Copyright (c) 2017 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Marcelo R. S.2018-12-01T18:56:17Zoai:periodicos.ufc:article/30959Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2018-12-01T18:56:17Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMAGEM COMO EXPERIÊNCIA EM UNTITLED FILM STILLS
title A IMAGEM COMO EXPERIÊNCIA EM UNTITLED FILM STILLS
spellingShingle A IMAGEM COMO EXPERIÊNCIA EM UNTITLED FILM STILLS
Ribeiro, Marcelo R. S.
cinema
fotografia
experiência
title_short A IMAGEM COMO EXPERIÊNCIA EM UNTITLED FILM STILLS
title_full A IMAGEM COMO EXPERIÊNCIA EM UNTITLED FILM STILLS
title_fullStr A IMAGEM COMO EXPERIÊNCIA EM UNTITLED FILM STILLS
title_full_unstemmed A IMAGEM COMO EXPERIÊNCIA EM UNTITLED FILM STILLS
title_sort A IMAGEM COMO EXPERIÊNCIA EM UNTITLED FILM STILLS
author Ribeiro, Marcelo R. S.
author_facet Ribeiro, Marcelo R. S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marcelo R. S.
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
fotografia
experiência
topic cinema
fotografia
experiência
description Em Untitled Film Stills (1977-1980), Cindy Sherman explora uma poética do mascaramento e interroga tanto a construção da “mulher” como identidade (questões de representação) quanto o “olhar masculino” (questões de mediação). Por meio da identificação de diferentes possibilidades de leitura da série, este artigo busca compreender como as Untitled Film Stills constituem a imagem como experiência. Analiso os procedimentos de autorretrato sob rasura, a apropriação de memórias de gêneros narrativos e de representações de identidade de gênero e o jogo com os limites entre visível e invisível, tal como são fixados pela fotografia, mobilizados pelo cinema e experimentados de modos indecidíveis na série de Sherman.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30959
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30959/71562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Passagens
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Passagens
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 8 No. 2 (2017); 27-50
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 8 Núm. 2 (2017); 27-50
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 8 n. 2 (2017); 27-50
2179-9938
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388384256720896