Etimologias visuais da Antiguidade na fotografia de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciquini, Fábio Henrique
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43072
Resumo: Neste artigo, investigamos o modo como imagens da fotografia de moda empregam e atualizam etimologias visuais presentes em imagens da antiguidade. Empregando os conceitos de Nachleben e Pathosformel (Aby Warburg) o artigo caracteriza-se por um estudo teórico que entrelaça tais conceitos. A metodologia utilizada é um quadro comparativo entre as imagens e a hipótese sugerida é que as imagens, e aqui no caso analisado algumas fotografias de moda, contém um étimo visual que transita entre culturas e épocas diferentes, um cerne que se dinamiza e se encarna nas imagens.
id UFC-20_f1b65a0f1a94793cce1a15cfa7403bf5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/43072
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling Etimologias visuais da Antiguidade na fotografia de modaNeste artigo, investigamos o modo como imagens da fotografia de moda empregam e atualizam etimologias visuais presentes em imagens da antiguidade. Empregando os conceitos de Nachleben e Pathosformel (Aby Warburg) o artigo caracteriza-se por um estudo teórico que entrelaça tais conceitos. A metodologia utilizada é um quadro comparativo entre as imagens e a hipótese sugerida é que as imagens, e aqui no caso analisado algumas fotografias de moda, contém um étimo visual que transita entre culturas e épocas diferentes, um cerne que se dinamiza e se encarna nas imagens.Universidade Federal do Ceará2019-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43072Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 10 No. 2 (2019); 140-158Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 10 Núm. 2 (2019); 140-158Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 10 n. 2 (2019); 140-1582179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43072/99762Copyright (c) 2019 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessCiquini, Fábio Henrique2019-12-16T18:10:15Zoai:periodicos.ufc:article/43072Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2019-12-16T18:10:15Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Etimologias visuais da Antiguidade na fotografia de moda
title Etimologias visuais da Antiguidade na fotografia de moda
spellingShingle Etimologias visuais da Antiguidade na fotografia de moda
Ciquini, Fábio Henrique
title_short Etimologias visuais da Antiguidade na fotografia de moda
title_full Etimologias visuais da Antiguidade na fotografia de moda
title_fullStr Etimologias visuais da Antiguidade na fotografia de moda
title_full_unstemmed Etimologias visuais da Antiguidade na fotografia de moda
title_sort Etimologias visuais da Antiguidade na fotografia de moda
author Ciquini, Fábio Henrique
author_facet Ciquini, Fábio Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciquini, Fábio Henrique
description Neste artigo, investigamos o modo como imagens da fotografia de moda empregam e atualizam etimologias visuais presentes em imagens da antiguidade. Empregando os conceitos de Nachleben e Pathosformel (Aby Warburg) o artigo caracteriza-se por um estudo teórico que entrelaça tais conceitos. A metodologia utilizada é um quadro comparativo entre as imagens e a hipótese sugerida é que as imagens, e aqui no caso analisado algumas fotografias de moda, contém um étimo visual que transita entre culturas e épocas diferentes, um cerne que se dinamiza e se encarna nas imagens.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43072
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43072/99762
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Passagens
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Passagens
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 10 No. 2 (2019); 140-158
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 10 Núm. 2 (2019); 140-158
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 10 n. 2 (2019); 140-158
2179-9938
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388384339558400