COMO ORGANIZAR BONS ENCONTROS? Sobre os afetos e os corpos em Shara, de Naomi Kawase.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Camila Vieira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1138
Resumo: O longa-metragem Shara (2003), da cineasta japonesa Naomi Kawase, investe naquilo que se pode chamar de “câmera-corpo”, ou seja, um tipo de estratégia narrativa que parte de um uso mais sensorial da câmera na tomada, seja em relação aos corpos dos personagens, ou aos seus movimentos e às suas relações com o mundo. Esta pesquisa sobre a sensibilidade possibilita pensar um tipo de cinema que compreende seus personagens não pelo que eles são, mas pela forma como eles atuam em determinado espaço e de que maneira eles estabelecem bons encontros com outros corpos, a partir de uma mise-en-scène carregada de sensorialidade.
id UFC-20_f8d983e0089a07d1c6444b06f08a054b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/1138
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling COMO ORGANIZAR BONS ENCONTROS? Sobre os afetos e os corpos em Shara, de Naomi Kawase.corpoafetoscinema.O longa-metragem Shara (2003), da cineasta japonesa Naomi Kawase, investe naquilo que se pode chamar de “câmera-corpo”, ou seja, um tipo de estratégia narrativa que parte de um uso mais sensorial da câmera na tomada, seja em relação aos corpos dos personagens, ou aos seus movimentos e às suas relações com o mundo. Esta pesquisa sobre a sensibilidade possibilita pensar um tipo de cinema que compreende seus personagens não pelo que eles são, mas pela forma como eles atuam em determinado espaço e de que maneira eles estabelecem bons encontros com outros corpos, a partir de uma mise-en-scène carregada de sensorialidade.Universidade Federal do Ceará2013-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1138Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 4 No. 1 (2013): Passagens - VoltaPassagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 4 Núm. 1 (2013): Passagens - VoltaPassagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 4 n. 1 (2013): Passagens - Volta2179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1138/1093da Silva, Camila Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-13T18:35:11Zoai:periodicos.ufc:article/1138Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2014-11-13T18:35:11Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMO ORGANIZAR BONS ENCONTROS? Sobre os afetos e os corpos em Shara, de Naomi Kawase.
title COMO ORGANIZAR BONS ENCONTROS? Sobre os afetos e os corpos em Shara, de Naomi Kawase.
spellingShingle COMO ORGANIZAR BONS ENCONTROS? Sobre os afetos e os corpos em Shara, de Naomi Kawase.
da Silva, Camila Vieira
corpo
afetos
cinema.
title_short COMO ORGANIZAR BONS ENCONTROS? Sobre os afetos e os corpos em Shara, de Naomi Kawase.
title_full COMO ORGANIZAR BONS ENCONTROS? Sobre os afetos e os corpos em Shara, de Naomi Kawase.
title_fullStr COMO ORGANIZAR BONS ENCONTROS? Sobre os afetos e os corpos em Shara, de Naomi Kawase.
title_full_unstemmed COMO ORGANIZAR BONS ENCONTROS? Sobre os afetos e os corpos em Shara, de Naomi Kawase.
title_sort COMO ORGANIZAR BONS ENCONTROS? Sobre os afetos e os corpos em Shara, de Naomi Kawase.
author da Silva, Camila Vieira
author_facet da Silva, Camila Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Camila Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv corpo
afetos
cinema.
topic corpo
afetos
cinema.
description O longa-metragem Shara (2003), da cineasta japonesa Naomi Kawase, investe naquilo que se pode chamar de “câmera-corpo”, ou seja, um tipo de estratégia narrativa que parte de um uso mais sensorial da câmera na tomada, seja em relação aos corpos dos personagens, ou aos seus movimentos e às suas relações com o mundo. Esta pesquisa sobre a sensibilidade possibilita pensar um tipo de cinema que compreende seus personagens não pelo que eles são, mas pela forma como eles atuam em determinado espaço e de que maneira eles estabelecem bons encontros com outros corpos, a partir de uma mise-en-scène carregada de sensorialidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1138
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1138/1093
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 4 No. 1 (2013): Passagens - Volta
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 4 Núm. 1 (2013): Passagens - Volta
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 4 n. 1 (2013): Passagens - Volta
2179-9938
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388383807930368