Efeitos de práticas de descompactação do solo em área sob sistema plantio direto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seki,André Satoshi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Seki,Fernanda Gonçalves, Jasper,Samir Paulo, Silva,Paulo Roberto Arbex, Benez,Sérgio Hugo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista ciência agronômica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902015000300460
Resumo: RESUMOA compactação do solo é o um dos fatores limitante em áreas submetidas ao sistema plantio direto. O manejo utilizado para romper a camada compactada deve mobilizar o mínimo possível o solo, além de manter a cobertura sobre o solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da subsolagem, da escarificação e da utilização de mecanismos sulcadores tipo haste na operação de semeadura sobre a manutenção da cobertura do solo, o conteúdo de água e a densidade do solo, assim como os efeitos sobre a produtividade do milho em um Nitossolo Vermelho distroférrico há dez anos cultivado no sistema plantio direto. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualisados, contendo oito tratamentos de manejo do solo: subsolagem a 0,40 m antes da cultura de inverno, subsolagem a 0,40 m antes do milho, escarificação a 0,30 m antes da cultura de inverno, escarificação a 0,30 m antes do milho, escarificação a 0,20 m antes da cultura de inverno, escarificação a 0,20 m antes do milho, plantio direto de milho com mecanismo sulcador tipo haste e plantio direto de milho com mecanismo sulcador tipo disco duplo; e quatro repetições. A subsolagem e a escarificação influenciaram a manutenção de cobertura, a densidade e o conteúdo de água no solo logo após a semeadura, porém não interferiram no desenvolvimento das plantas e na produtividade de grãos, na cultura do milho. A utilização de mecanismos sulcadores tipo haste na operação de semeadura não apresentou efeito sobre nenhum dos parâmetros estudados.
id UFC-2_0c7a7ea4d1ba19749ab217fa6214ad9f
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-66902015000300460
network_acronym_str UFC-2
network_name_str Revista ciência agronômica (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos de práticas de descompactação do solo em área sob sistema plantio diretoSubsolagemEscarificaçãoAtributos físicosProdutividadeRESUMOA compactação do solo é o um dos fatores limitante em áreas submetidas ao sistema plantio direto. O manejo utilizado para romper a camada compactada deve mobilizar o mínimo possível o solo, além de manter a cobertura sobre o solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da subsolagem, da escarificação e da utilização de mecanismos sulcadores tipo haste na operação de semeadura sobre a manutenção da cobertura do solo, o conteúdo de água e a densidade do solo, assim como os efeitos sobre a produtividade do milho em um Nitossolo Vermelho distroférrico há dez anos cultivado no sistema plantio direto. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualisados, contendo oito tratamentos de manejo do solo: subsolagem a 0,40 m antes da cultura de inverno, subsolagem a 0,40 m antes do milho, escarificação a 0,30 m antes da cultura de inverno, escarificação a 0,30 m antes do milho, escarificação a 0,20 m antes da cultura de inverno, escarificação a 0,20 m antes do milho, plantio direto de milho com mecanismo sulcador tipo haste e plantio direto de milho com mecanismo sulcador tipo disco duplo; e quatro repetições. A subsolagem e a escarificação influenciaram a manutenção de cobertura, a densidade e o conteúdo de água no solo logo após a semeadura, porém não interferiram no desenvolvimento das plantas e na produtividade de grãos, na cultura do milho. A utilização de mecanismos sulcadores tipo haste na operação de semeadura não apresentou efeito sobre nenhum dos parâmetros estudados.Universidade Federal do Ceará2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902015000300460Revista Ciência Agronômica v.46 n.3 2015reponame:Revista ciência agronômica (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.5935/1806-6690.20150027info:eu-repo/semantics/openAccessSeki,André SatoshiSeki,Fernanda GonçalvesJasper,Samir PauloSilva,Paulo Roberto ArbexBenez,Sérgio Hugopor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1806-66902015000300460Revistahttp://www.ccarevista.ufc.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br1806-66900045-6888opendoar:2015-10-09T00:00Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de práticas de descompactação do solo em área sob sistema plantio direto
title Efeitos de práticas de descompactação do solo em área sob sistema plantio direto
spellingShingle Efeitos de práticas de descompactação do solo em área sob sistema plantio direto
Seki,André Satoshi
Subsolagem
Escarificação
Atributos físicos
Produtividade
title_short Efeitos de práticas de descompactação do solo em área sob sistema plantio direto
title_full Efeitos de práticas de descompactação do solo em área sob sistema plantio direto
title_fullStr Efeitos de práticas de descompactação do solo em área sob sistema plantio direto
title_full_unstemmed Efeitos de práticas de descompactação do solo em área sob sistema plantio direto
title_sort Efeitos de práticas de descompactação do solo em área sob sistema plantio direto
author Seki,André Satoshi
author_facet Seki,André Satoshi
Seki,Fernanda Gonçalves
Jasper,Samir Paulo
Silva,Paulo Roberto Arbex
Benez,Sérgio Hugo
author_role author
author2 Seki,Fernanda Gonçalves
Jasper,Samir Paulo
Silva,Paulo Roberto Arbex
Benez,Sérgio Hugo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seki,André Satoshi
Seki,Fernanda Gonçalves
Jasper,Samir Paulo
Silva,Paulo Roberto Arbex
Benez,Sérgio Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv Subsolagem
Escarificação
Atributos físicos
Produtividade
topic Subsolagem
Escarificação
Atributos físicos
Produtividade
description RESUMOA compactação do solo é o um dos fatores limitante em áreas submetidas ao sistema plantio direto. O manejo utilizado para romper a camada compactada deve mobilizar o mínimo possível o solo, além de manter a cobertura sobre o solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da subsolagem, da escarificação e da utilização de mecanismos sulcadores tipo haste na operação de semeadura sobre a manutenção da cobertura do solo, o conteúdo de água e a densidade do solo, assim como os efeitos sobre a produtividade do milho em um Nitossolo Vermelho distroférrico há dez anos cultivado no sistema plantio direto. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualisados, contendo oito tratamentos de manejo do solo: subsolagem a 0,40 m antes da cultura de inverno, subsolagem a 0,40 m antes do milho, escarificação a 0,30 m antes da cultura de inverno, escarificação a 0,30 m antes do milho, escarificação a 0,20 m antes da cultura de inverno, escarificação a 0,20 m antes do milho, plantio direto de milho com mecanismo sulcador tipo haste e plantio direto de milho com mecanismo sulcador tipo disco duplo; e quatro repetições. A subsolagem e a escarificação influenciaram a manutenção de cobertura, a densidade e o conteúdo de água no solo logo após a semeadura, porém não interferiram no desenvolvimento das plantas e na produtividade de grãos, na cultura do milho. A utilização de mecanismos sulcadores tipo haste na operação de semeadura não apresentou efeito sobre nenhum dos parâmetros estudados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902015000300460
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902015000300460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1806-6690.20150027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica v.46 n.3 2015
reponame:Revista ciência agronômica (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista ciência agronômica (Online)
collection Revista ciência agronômica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br
_version_ 1750297487936061440