Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borchartt,Lucas
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Jakelaitis,Adriano, Valadão,Franciele Caroline de Assis, Venturoso,Lenita Aparecida Conus, Santos,Cleberson Lima dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista ciência agronômica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902011000300019
Resumo: Objetivou-se nesta pesquisa determinar os períodos de interferência de plantas daninhas no feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.) cultivado em plantio direto, em Rolim de Moura-RO. Dois ensaios foram conduzidos simultaneamente; no primeiro a cultura permaneceu livre da competição com plantas daninhas desde a emergência até os 7; 14; 21; 28; 35; 42; 49 e 64 dias; no segundo a cultura permaneceu em competição com a comunidade infestante pelos períodos citados no primeiro ensaio. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso, com quatro repetições. A Digitaria horizontalis e Zea mays foram as espécies que apresentaram maior importância. A D. horizontalis atingiu altas frequências relativas, dominância relativa e densidade de até 95,3%. A Z. mays apesar dos baixos índices de densidade e freqüência relativa, apresentou alta dominância relativa pelo grande acúmulo de massa seca. O rendimento de grãos do feijoeiro foi afetado pela convivência com as plantas daninhas. Assumindo perdas de 5% no rendimento de grãos do feijoeiro pela interferência da comunidade infestante o período anterior à interferência foi de quatro dias, onde não foi necessária a realização do controle. O período total de prevenção da interferência foi de dezoito dias após a emergência (DAE) e o período crítico de prevenção da interferência situou-se entre os quatro e os dezoito DAE. Neste período até 18 DAE a convivência do feijoeiro com plantas daninhas ocasionou diminuição no rendimento da cultura por competirem pelos recursos do meio, onde houve necessidade de serem controladas.
id UFC-2_2def4407bfea0b7686373e68759e15cd
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-66902011000300019
network_acronym_str UFC-2
network_name_str Revista ciência agronômica (Online)
repository_id_str
spelling Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.)Comunidade infestanteCompetiçãoPlantio diretoObjetivou-se nesta pesquisa determinar os períodos de interferência de plantas daninhas no feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.) cultivado em plantio direto, em Rolim de Moura-RO. Dois ensaios foram conduzidos simultaneamente; no primeiro a cultura permaneceu livre da competição com plantas daninhas desde a emergência até os 7; 14; 21; 28; 35; 42; 49 e 64 dias; no segundo a cultura permaneceu em competição com a comunidade infestante pelos períodos citados no primeiro ensaio. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso, com quatro repetições. A Digitaria horizontalis e Zea mays foram as espécies que apresentaram maior importância. A D. horizontalis atingiu altas frequências relativas, dominância relativa e densidade de até 95,3%. A Z. mays apesar dos baixos índices de densidade e freqüência relativa, apresentou alta dominância relativa pelo grande acúmulo de massa seca. O rendimento de grãos do feijoeiro foi afetado pela convivência com as plantas daninhas. Assumindo perdas de 5% no rendimento de grãos do feijoeiro pela interferência da comunidade infestante o período anterior à interferência foi de quatro dias, onde não foi necessária a realização do controle. O período total de prevenção da interferência foi de dezoito dias após a emergência (DAE) e o período crítico de prevenção da interferência situou-se entre os quatro e os dezoito DAE. Neste período até 18 DAE a convivência do feijoeiro com plantas daninhas ocasionou diminuição no rendimento da cultura por competirem pelos recursos do meio, onde houve necessidade de serem controladas.Universidade Federal do Ceará2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902011000300019Revista Ciência Agronômica v.42 n.3 2011reponame:Revista ciência agronômica (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.1590/S1806-66902011000300019info:eu-repo/semantics/openAccessBorchartt,LucasJakelaitis,AdrianoValadão,Franciele Caroline de AssisVenturoso,Lenita Aparecida ConusSantos,Cleberson Lima dospor2011-08-10T00:00:00Zoai:scielo:S1806-66902011000300019Revistahttp://www.ccarevista.ufc.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br1806-66900045-6888opendoar:2011-08-10T00:00Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.)
title Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.)
spellingShingle Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.)
Borchartt,Lucas
Comunidade infestante
Competição
Plantio direto
title_short Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.)
title_full Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.)
title_fullStr Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.)
title_full_unstemmed Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.)
title_sort Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.)
author Borchartt,Lucas
author_facet Borchartt,Lucas
Jakelaitis,Adriano
Valadão,Franciele Caroline de Assis
Venturoso,Lenita Aparecida Conus
Santos,Cleberson Lima dos
author_role author
author2 Jakelaitis,Adriano
Valadão,Franciele Caroline de Assis
Venturoso,Lenita Aparecida Conus
Santos,Cleberson Lima dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borchartt,Lucas
Jakelaitis,Adriano
Valadão,Franciele Caroline de Assis
Venturoso,Lenita Aparecida Conus
Santos,Cleberson Lima dos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade infestante
Competição
Plantio direto
topic Comunidade infestante
Competição
Plantio direto
description Objetivou-se nesta pesquisa determinar os períodos de interferência de plantas daninhas no feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.) cultivado em plantio direto, em Rolim de Moura-RO. Dois ensaios foram conduzidos simultaneamente; no primeiro a cultura permaneceu livre da competição com plantas daninhas desde a emergência até os 7; 14; 21; 28; 35; 42; 49 e 64 dias; no segundo a cultura permaneceu em competição com a comunidade infestante pelos períodos citados no primeiro ensaio. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso, com quatro repetições. A Digitaria horizontalis e Zea mays foram as espécies que apresentaram maior importância. A D. horizontalis atingiu altas frequências relativas, dominância relativa e densidade de até 95,3%. A Z. mays apesar dos baixos índices de densidade e freqüência relativa, apresentou alta dominância relativa pelo grande acúmulo de massa seca. O rendimento de grãos do feijoeiro foi afetado pela convivência com as plantas daninhas. Assumindo perdas de 5% no rendimento de grãos do feijoeiro pela interferência da comunidade infestante o período anterior à interferência foi de quatro dias, onde não foi necessária a realização do controle. O período total de prevenção da interferência foi de dezoito dias após a emergência (DAE) e o período crítico de prevenção da interferência situou-se entre os quatro e os dezoito DAE. Neste período até 18 DAE a convivência do feijoeiro com plantas daninhas ocasionou diminuição no rendimento da cultura por competirem pelos recursos do meio, onde houve necessidade de serem controladas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902011000300019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902011000300019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-66902011000300019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica v.42 n.3 2011
reponame:Revista ciência agronômica (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista ciência agronômica (Online)
collection Revista ciência agronômica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br
_version_ 1750297485796966400