Beneficiamento na qualidade física e fisiológica de sementes de capim-mombaça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Lilian Faria de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins,Cibele Chalita, Silva,Givanildo Zildo da, Boneti,João Eduardo Brandão, Vieira,Roberval Daiton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista ciência agronômica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902016000400667
Resumo: RESUMO A semente recebida pelas empresas de gramíneas forrageiras, após a colheita, contém impurezas cuja remoção é realizada por máquinas de beneficiamento. Este procedimento é necessário para a obtenção de sementes dentro dos padrões de qualidade para a comercialização e a semeadura. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das etapas de beneficiamento na qualidade física e fisiológica de sementes de Panicum maximum cv. Mombaça, visando à comercialização. As sementes foram amostradas antes do processamento e após a saída da máquina de ventilador e peneiras (descarga das peneiras superior, intermediária e fundo), primeira mesa gravitacional (deriva, descarga superior e intermediária), máquina tratadora e segunda mesa gravitacional (descarga superior, intermediária e inferior). As sementes foram avaliadas quanto ao teor de água, qualidade física (pureza e peso de mil sementes) e fisiológica (germinação, primeira contagem, classificação do vigor de plântulas, envelhecimento acelerado, comprimento de plântulas, emergência de plântulas em campo e índice de velocidade de emergência). O beneficiamento de sementes, na máquina de ar e peneiras e mesa gravitacional é eficiente para o aprimoramento da qualidade física e fisiológica do lote de sementes de P. maximum cv. Mombaça. Para esta espécie o beneficiamento é necessário para atender os requisitos de pureza e germinação estabelecidos pelos padrões de comercialização nacional de sementes.
id UFC-2_88c6b02298d7aee46a818c106cc3ee9f
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-66902016000400667
network_acronym_str UFC-2
network_name_str Revista ciência agronômica (Online)
repository_id_str
spelling Beneficiamento na qualidade física e fisiológica de sementes de capim-mombaçaPanicum maximumGerminaçãoVigorProcessamentoPurezaGramíneas forrageirasRESUMO A semente recebida pelas empresas de gramíneas forrageiras, após a colheita, contém impurezas cuja remoção é realizada por máquinas de beneficiamento. Este procedimento é necessário para a obtenção de sementes dentro dos padrões de qualidade para a comercialização e a semeadura. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das etapas de beneficiamento na qualidade física e fisiológica de sementes de Panicum maximum cv. Mombaça, visando à comercialização. As sementes foram amostradas antes do processamento e após a saída da máquina de ventilador e peneiras (descarga das peneiras superior, intermediária e fundo), primeira mesa gravitacional (deriva, descarga superior e intermediária), máquina tratadora e segunda mesa gravitacional (descarga superior, intermediária e inferior). As sementes foram avaliadas quanto ao teor de água, qualidade física (pureza e peso de mil sementes) e fisiológica (germinação, primeira contagem, classificação do vigor de plântulas, envelhecimento acelerado, comprimento de plântulas, emergência de plântulas em campo e índice de velocidade de emergência). O beneficiamento de sementes, na máquina de ar e peneiras e mesa gravitacional é eficiente para o aprimoramento da qualidade física e fisiológica do lote de sementes de P. maximum cv. Mombaça. Para esta espécie o beneficiamento é necessário para atender os requisitos de pureza e germinação estabelecidos pelos padrões de comercialização nacional de sementes.Universidade Federal do Ceará2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902016000400667Revista Ciência Agronômica v.47 n.4 2016reponame:Revista ciência agronômica (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.5935/1806-6690.20160080info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Lilian Faria deMartins,Cibele ChalitaSilva,Givanildo Zildo daBoneti,João Eduardo BrandãoVieira,Roberval Daitonpor2016-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1806-66902016000400667Revistahttp://www.ccarevista.ufc.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br1806-66900045-6888opendoar:2016-07-27T00:00Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Beneficiamento na qualidade física e fisiológica de sementes de capim-mombaça
title Beneficiamento na qualidade física e fisiológica de sementes de capim-mombaça
spellingShingle Beneficiamento na qualidade física e fisiológica de sementes de capim-mombaça
Melo,Lilian Faria de
Panicum maximum
Germinação
Vigor
Processamento
Pureza
Gramíneas forrageiras
title_short Beneficiamento na qualidade física e fisiológica de sementes de capim-mombaça
title_full Beneficiamento na qualidade física e fisiológica de sementes de capim-mombaça
title_fullStr Beneficiamento na qualidade física e fisiológica de sementes de capim-mombaça
title_full_unstemmed Beneficiamento na qualidade física e fisiológica de sementes de capim-mombaça
title_sort Beneficiamento na qualidade física e fisiológica de sementes de capim-mombaça
author Melo,Lilian Faria de
author_facet Melo,Lilian Faria de
Martins,Cibele Chalita
Silva,Givanildo Zildo da
Boneti,João Eduardo Brandão
Vieira,Roberval Daiton
author_role author
author2 Martins,Cibele Chalita
Silva,Givanildo Zildo da
Boneti,João Eduardo Brandão
Vieira,Roberval Daiton
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo,Lilian Faria de
Martins,Cibele Chalita
Silva,Givanildo Zildo da
Boneti,João Eduardo Brandão
Vieira,Roberval Daiton
dc.subject.por.fl_str_mv Panicum maximum
Germinação
Vigor
Processamento
Pureza
Gramíneas forrageiras
topic Panicum maximum
Germinação
Vigor
Processamento
Pureza
Gramíneas forrageiras
description RESUMO A semente recebida pelas empresas de gramíneas forrageiras, após a colheita, contém impurezas cuja remoção é realizada por máquinas de beneficiamento. Este procedimento é necessário para a obtenção de sementes dentro dos padrões de qualidade para a comercialização e a semeadura. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das etapas de beneficiamento na qualidade física e fisiológica de sementes de Panicum maximum cv. Mombaça, visando à comercialização. As sementes foram amostradas antes do processamento e após a saída da máquina de ventilador e peneiras (descarga das peneiras superior, intermediária e fundo), primeira mesa gravitacional (deriva, descarga superior e intermediária), máquina tratadora e segunda mesa gravitacional (descarga superior, intermediária e inferior). As sementes foram avaliadas quanto ao teor de água, qualidade física (pureza e peso de mil sementes) e fisiológica (germinação, primeira contagem, classificação do vigor de plântulas, envelhecimento acelerado, comprimento de plântulas, emergência de plântulas em campo e índice de velocidade de emergência). O beneficiamento de sementes, na máquina de ar e peneiras e mesa gravitacional é eficiente para o aprimoramento da qualidade física e fisiológica do lote de sementes de P. maximum cv. Mombaça. Para esta espécie o beneficiamento é necessário para atender os requisitos de pureza e germinação estabelecidos pelos padrões de comercialização nacional de sementes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902016000400667
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902016000400667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1806-6690.20160080
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica v.47 n.4 2016
reponame:Revista ciência agronômica (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista ciência agronômica (Online)
collection Revista ciência agronômica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br
_version_ 1750297488489709568