Uso de efluentes da carcinicultura na irrigação de Panicum maximum cvs. Tanzânia e Mombaça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda,Fábio Rodrigues de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cavalcante,Regina Régia Rodrigues, Ribeiro,Esaú Matos, Lima,Raimundo Nonato de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista ciência agronômica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902010000100046
Resumo: Resumo O trabalho objetivou avaliar as alterações químicas do solo e a produção de duas cultivares de capim Panicum maximum Jacq. (Tanzânia e Mombaça), em resposta à irrigação com o efluente da carcinicultura em águas interiores e comparar os resultados com os obtidos com a irrigação convencional, utilizando água de rio. O experimento foi realizado em uma fazenda de criação de camarão, em Russas-CE. Utilizou-se um delineamento experimental de blocos casualizados, em um esquema fatorial 2 (cultivares de capim) x 2 (tipos de água utilizada na irrigação). Em quatro cortes do capim foram avaliadas as variáveis de produção: altura, produtividade de matéria seca e porcentagem de matéria seca. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey. Foram analisados, antes e após a aplicação dos tratamentos, os seguintes atributos químicos do solo: pH, condutividade elétrica do extrato saturado (CEes), porcentagem de sódio trocável (PST), matéria orgânica, P, K+, Ca2+, Mg2+ e Na+. Os dados foram submetidos ao teste de t , com nível de significância de 5%. A irrigação com o efluente da carcinicultura não aumentou nem reduziu, significativamente, a produção de matéria seca das duas cultivares de Panicum maximum, em comparação com a irrigação com a água do rio Jaguaribe. Após 14 meses de cultivo, o solo irrigado com o efluente apresentou níveis significativamente maiores (p < 0,05) de Na+, CEes e PST em relação ao solo irrigado com a água do rio Jaguaribe.
id UFC-2_9cf310b16e84797d772f53ac98892f92
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-66902010000100046
network_acronym_str UFC-2
network_name_str Revista ciência agronômica (Online)
repository_id_str
spelling Uso de efluentes da carcinicultura na irrigação de Panicum maximum cvs. Tanzânia e MombaçaL. vannameiReutilização de águaSalinização do soloCarciniculturaPanicum maximumResumo O trabalho objetivou avaliar as alterações químicas do solo e a produção de duas cultivares de capim Panicum maximum Jacq. (Tanzânia e Mombaça), em resposta à irrigação com o efluente da carcinicultura em águas interiores e comparar os resultados com os obtidos com a irrigação convencional, utilizando água de rio. O experimento foi realizado em uma fazenda de criação de camarão, em Russas-CE. Utilizou-se um delineamento experimental de blocos casualizados, em um esquema fatorial 2 (cultivares de capim) x 2 (tipos de água utilizada na irrigação). Em quatro cortes do capim foram avaliadas as variáveis de produção: altura, produtividade de matéria seca e porcentagem de matéria seca. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey. Foram analisados, antes e após a aplicação dos tratamentos, os seguintes atributos químicos do solo: pH, condutividade elétrica do extrato saturado (CEes), porcentagem de sódio trocável (PST), matéria orgânica, P, K+, Ca2+, Mg2+ e Na+. Os dados foram submetidos ao teste de t , com nível de significância de 5%. A irrigação com o efluente da carcinicultura não aumentou nem reduziu, significativamente, a produção de matéria seca das duas cultivares de Panicum maximum, em comparação com a irrigação com a água do rio Jaguaribe. Após 14 meses de cultivo, o solo irrigado com o efluente apresentou níveis significativamente maiores (p < 0,05) de Na+, CEes e PST em relação ao solo irrigado com a água do rio Jaguaribe.Universidade Federal do Ceará2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902010000100046Revista Ciência Agronômica v.41 n.1 2010reponame:Revista ciência agronômica (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.5935/1806-6690.20100006info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Fábio Rodrigues deCavalcante,Regina Régia RodriguesRibeiro,Esaú MatosLima,Raimundo Nonato depor2017-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S1806-66902010000100046Revistahttp://www.ccarevista.ufc.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br1806-66900045-6888opendoar:2017-05-26T00:00Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de efluentes da carcinicultura na irrigação de Panicum maximum cvs. Tanzânia e Mombaça
title Uso de efluentes da carcinicultura na irrigação de Panicum maximum cvs. Tanzânia e Mombaça
spellingShingle Uso de efluentes da carcinicultura na irrigação de Panicum maximum cvs. Tanzânia e Mombaça
Miranda,Fábio Rodrigues de
L. vannamei
Reutilização de água
Salinização do solo
Carcinicultura
Panicum maximum
title_short Uso de efluentes da carcinicultura na irrigação de Panicum maximum cvs. Tanzânia e Mombaça
title_full Uso de efluentes da carcinicultura na irrigação de Panicum maximum cvs. Tanzânia e Mombaça
title_fullStr Uso de efluentes da carcinicultura na irrigação de Panicum maximum cvs. Tanzânia e Mombaça
title_full_unstemmed Uso de efluentes da carcinicultura na irrigação de Panicum maximum cvs. Tanzânia e Mombaça
title_sort Uso de efluentes da carcinicultura na irrigação de Panicum maximum cvs. Tanzânia e Mombaça
author Miranda,Fábio Rodrigues de
author_facet Miranda,Fábio Rodrigues de
Cavalcante,Regina Régia Rodrigues
Ribeiro,Esaú Matos
Lima,Raimundo Nonato de
author_role author
author2 Cavalcante,Regina Régia Rodrigues
Ribeiro,Esaú Matos
Lima,Raimundo Nonato de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda,Fábio Rodrigues de
Cavalcante,Regina Régia Rodrigues
Ribeiro,Esaú Matos
Lima,Raimundo Nonato de
dc.subject.por.fl_str_mv L. vannamei
Reutilização de água
Salinização do solo
Carcinicultura
Panicum maximum
topic L. vannamei
Reutilização de água
Salinização do solo
Carcinicultura
Panicum maximum
description Resumo O trabalho objetivou avaliar as alterações químicas do solo e a produção de duas cultivares de capim Panicum maximum Jacq. (Tanzânia e Mombaça), em resposta à irrigação com o efluente da carcinicultura em águas interiores e comparar os resultados com os obtidos com a irrigação convencional, utilizando água de rio. O experimento foi realizado em uma fazenda de criação de camarão, em Russas-CE. Utilizou-se um delineamento experimental de blocos casualizados, em um esquema fatorial 2 (cultivares de capim) x 2 (tipos de água utilizada na irrigação). Em quatro cortes do capim foram avaliadas as variáveis de produção: altura, produtividade de matéria seca e porcentagem de matéria seca. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey. Foram analisados, antes e após a aplicação dos tratamentos, os seguintes atributos químicos do solo: pH, condutividade elétrica do extrato saturado (CEes), porcentagem de sódio trocável (PST), matéria orgânica, P, K+, Ca2+, Mg2+ e Na+. Os dados foram submetidos ao teste de t , com nível de significância de 5%. A irrigação com o efluente da carcinicultura não aumentou nem reduziu, significativamente, a produção de matéria seca das duas cultivares de Panicum maximum, em comparação com a irrigação com a água do rio Jaguaribe. Após 14 meses de cultivo, o solo irrigado com o efluente apresentou níveis significativamente maiores (p < 0,05) de Na+, CEes e PST em relação ao solo irrigado com a água do rio Jaguaribe.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902010000100046
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902010000100046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1806-6690.20100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica v.41 n.1 2010
reponame:Revista ciência agronômica (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista ciência agronômica (Online)
collection Revista ciência agronômica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br
_version_ 1750297485029408768