Substâncias húmicas do solo cultivado com plantas de cobertura em rotação com milho e soja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa,Danielle Medina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nóbrega,Lúcia Helena Pereira, Mauli,Márcia Maria, Lima,Gislaine Piccolo de, Pacheco,Fábio Palczewski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista ciência agronômica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902017000200221
Resumo: RESUMO A matéria orgânica (MO), principalmente suas frações, é indicadora da qualidade do solo e, na agricultura, está relacionada ao aporte de material vegetal por meio de cultivos. Neste contexto, a adoção de sistemas de manejo que aumentassem o fornecimento de MO, consequentemente, melhorariam a qualidade do solo. Assim, neste trabalho foram avaliadas alterações nos teores de MO e substâncias húmicas em um LATOSSOLO VERMELHO Eutroférrico, cultivado com plantas de cobertura em rotação com milho e soja. Em 2010, sob sistema de plantio direto, foram implantadas as plantas de cobertura mucuna anã (Mucuna deeringiana), feijão guandu anão (Cajanus cajan) e crotalaria juncea (Crotalaria juncea). Em 2011 foram implantadas as culturas do milho e as plantas de cobertura canola (Brassica napus), crambe (Crambe abyssinica) e nabo forrageiro (Raphanus sativus) e, em sequência, a cultura da soja. O teor de MO e carbono das frações húmicas foram determinados anteriormente à implantação, após o manejo da cobertura vegetal e após a colheita dos cultivos. No ano agrícola 2010/2011, após manejo das plantas de cobertura leguminosas, observaram-se alterações na concentração total de substâncias húmicas do solo. Em 2011/2012 houve incremento no teor de carbono e alteração no teor de ácidos fúlvicos. Dessa forma, as plantas de cobertura proporcionaram mais carbono na fração ácidos fúlvicos que contribui com aspectos de fertilidade do solo (CTC). O manejo com as plantas de cobertura, leguminosas e brassicáceas, e o cultivo de milho e soja aumentaram teor de MOS em um curto período de tempo, sendo o manejo considerado adequado para as condições estudadas.
id UFC-2_d85902cf54f3a1a7403b1d3409246126
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-66902017000200221
network_acronym_str UFC-2
network_name_str Revista ciência agronômica (Online)
repository_id_str
spelling Substâncias húmicas do solo cultivado com plantas de cobertura em rotação com milho e sojaAdubação verdeMatéria orgânica do soloSistema de plantio diretoRESUMO A matéria orgânica (MO), principalmente suas frações, é indicadora da qualidade do solo e, na agricultura, está relacionada ao aporte de material vegetal por meio de cultivos. Neste contexto, a adoção de sistemas de manejo que aumentassem o fornecimento de MO, consequentemente, melhorariam a qualidade do solo. Assim, neste trabalho foram avaliadas alterações nos teores de MO e substâncias húmicas em um LATOSSOLO VERMELHO Eutroférrico, cultivado com plantas de cobertura em rotação com milho e soja. Em 2010, sob sistema de plantio direto, foram implantadas as plantas de cobertura mucuna anã (Mucuna deeringiana), feijão guandu anão (Cajanus cajan) e crotalaria juncea (Crotalaria juncea). Em 2011 foram implantadas as culturas do milho e as plantas de cobertura canola (Brassica napus), crambe (Crambe abyssinica) e nabo forrageiro (Raphanus sativus) e, em sequência, a cultura da soja. O teor de MO e carbono das frações húmicas foram determinados anteriormente à implantação, após o manejo da cobertura vegetal e após a colheita dos cultivos. No ano agrícola 2010/2011, após manejo das plantas de cobertura leguminosas, observaram-se alterações na concentração total de substâncias húmicas do solo. Em 2011/2012 houve incremento no teor de carbono e alteração no teor de ácidos fúlvicos. Dessa forma, as plantas de cobertura proporcionaram mais carbono na fração ácidos fúlvicos que contribui com aspectos de fertilidade do solo (CTC). O manejo com as plantas de cobertura, leguminosas e brassicáceas, e o cultivo de milho e soja aumentaram teor de MOS em um curto período de tempo, sendo o manejo considerado adequado para as condições estudadas.Universidade Federal do Ceará2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902017000200221Revista Ciência Agronômica v.48 n.2 2017reponame:Revista ciência agronômica (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.5935/1806-6690.20170026info:eu-repo/semantics/openAccessRosa,Danielle MedinaNóbrega,Lúcia Helena PereiraMauli,Márcia MariaLima,Gislaine Piccolo dePacheco,Fábio Palczewskipor2017-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1806-66902017000200221Revistahttp://www.ccarevista.ufc.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br1806-66900045-6888opendoar:2017-02-03T00:00Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Substâncias húmicas do solo cultivado com plantas de cobertura em rotação com milho e soja
title Substâncias húmicas do solo cultivado com plantas de cobertura em rotação com milho e soja
spellingShingle Substâncias húmicas do solo cultivado com plantas de cobertura em rotação com milho e soja
Rosa,Danielle Medina
Adubação verde
Matéria orgânica do solo
Sistema de plantio direto
title_short Substâncias húmicas do solo cultivado com plantas de cobertura em rotação com milho e soja
title_full Substâncias húmicas do solo cultivado com plantas de cobertura em rotação com milho e soja
title_fullStr Substâncias húmicas do solo cultivado com plantas de cobertura em rotação com milho e soja
title_full_unstemmed Substâncias húmicas do solo cultivado com plantas de cobertura em rotação com milho e soja
title_sort Substâncias húmicas do solo cultivado com plantas de cobertura em rotação com milho e soja
author Rosa,Danielle Medina
author_facet Rosa,Danielle Medina
Nóbrega,Lúcia Helena Pereira
Mauli,Márcia Maria
Lima,Gislaine Piccolo de
Pacheco,Fábio Palczewski
author_role author
author2 Nóbrega,Lúcia Helena Pereira
Mauli,Márcia Maria
Lima,Gislaine Piccolo de
Pacheco,Fábio Palczewski
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa,Danielle Medina
Nóbrega,Lúcia Helena Pereira
Mauli,Márcia Maria
Lima,Gislaine Piccolo de
Pacheco,Fábio Palczewski
dc.subject.por.fl_str_mv Adubação verde
Matéria orgânica do solo
Sistema de plantio direto
topic Adubação verde
Matéria orgânica do solo
Sistema de plantio direto
description RESUMO A matéria orgânica (MO), principalmente suas frações, é indicadora da qualidade do solo e, na agricultura, está relacionada ao aporte de material vegetal por meio de cultivos. Neste contexto, a adoção de sistemas de manejo que aumentassem o fornecimento de MO, consequentemente, melhorariam a qualidade do solo. Assim, neste trabalho foram avaliadas alterações nos teores de MO e substâncias húmicas em um LATOSSOLO VERMELHO Eutroférrico, cultivado com plantas de cobertura em rotação com milho e soja. Em 2010, sob sistema de plantio direto, foram implantadas as plantas de cobertura mucuna anã (Mucuna deeringiana), feijão guandu anão (Cajanus cajan) e crotalaria juncea (Crotalaria juncea). Em 2011 foram implantadas as culturas do milho e as plantas de cobertura canola (Brassica napus), crambe (Crambe abyssinica) e nabo forrageiro (Raphanus sativus) e, em sequência, a cultura da soja. O teor de MO e carbono das frações húmicas foram determinados anteriormente à implantação, após o manejo da cobertura vegetal e após a colheita dos cultivos. No ano agrícola 2010/2011, após manejo das plantas de cobertura leguminosas, observaram-se alterações na concentração total de substâncias húmicas do solo. Em 2011/2012 houve incremento no teor de carbono e alteração no teor de ácidos fúlvicos. Dessa forma, as plantas de cobertura proporcionaram mais carbono na fração ácidos fúlvicos que contribui com aspectos de fertilidade do solo (CTC). O manejo com as plantas de cobertura, leguminosas e brassicáceas, e o cultivo de milho e soja aumentaram teor de MOS em um curto período de tempo, sendo o manejo considerado adequado para as condições estudadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902017000200221
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902017000200221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1806-6690.20170026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica v.48 n.2 2017
reponame:Revista ciência agronômica (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista ciência agronômica (Online)
collection Revista ciência agronômica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br
_version_ 1750297488558915584