Influência das variações climáticas na atividade de vôo das abelhas jandairas Melipona subnitida Ducke (Meliponinae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Fabiano Luiz de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dias,Victor Hugo Pedraça, Costa,Ewerton Marinho da, Filgueira,Marcos Antonio, Espínola Sobrinho,José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista ciência agronômica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902012000300024
Resumo: O objetivo deste trabalho foi obter informações sobre a influência das variações climáticas na atividade de vôo da abelha Jandaíra, M. subnitida Ducke. A pesquisa foi conduzida no ano de 2006 no meliponário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, RN, durante os meses de março a junho (período chuvoso) e setembro a dezembro (período seco). Para realização do experimento foram utilizadas cinco colônias de M. subnitida Ducke, nas quais se observou, a cada quinze dias, das 5 às 18h o fluxo de abelhas saindo e entrando e o tipo de material que estas transportavam. As informações coletadas na entrada das colônias foram correlacionadas com dados climáticos, temperatura, umidade relativa do ar, irradiação solar e velocidade do vento, coletados por meio de estação meteorológica automática no momento das avaliações. A ação conjunta das variações climáticas influenciaram na atividade de vôo de M. subnitida, destacando-se a influencia da temperatura, umidade relativa do ar e irradiação solar. A velocidade do vento atuou apenas compensando os demais fatores meteorológicos. As atividades externas da abelha jandaira se concentram pela manhã, tanto no período chuvoso de março a junho, quanto no período seco de setembro a dezembro. As cargas coletadas em maior quantidade durante as atividades de forrageamento da jandaira nos dois períodos foram néctar, água e pólen. Desta maneira, a pratica de manejo dos cortiços na região é indicada ao final da tarde, quando as atividades externas das abelhas estão cessando.
id UFC-2_f30dc79ca23611db062b28a7648f503c
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-66902012000300024
network_acronym_str UFC-2
network_name_str Revista ciência agronômica (Online)
repository_id_str
spelling Influência das variações climáticas na atividade de vôo das abelhas jandairas Melipona subnitida Ducke (Meliponinae)AbelhaComportamentoCondições climáticasO objetivo deste trabalho foi obter informações sobre a influência das variações climáticas na atividade de vôo da abelha Jandaíra, M. subnitida Ducke. A pesquisa foi conduzida no ano de 2006 no meliponário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, RN, durante os meses de março a junho (período chuvoso) e setembro a dezembro (período seco). Para realização do experimento foram utilizadas cinco colônias de M. subnitida Ducke, nas quais se observou, a cada quinze dias, das 5 às 18h o fluxo de abelhas saindo e entrando e o tipo de material que estas transportavam. As informações coletadas na entrada das colônias foram correlacionadas com dados climáticos, temperatura, umidade relativa do ar, irradiação solar e velocidade do vento, coletados por meio de estação meteorológica automática no momento das avaliações. A ação conjunta das variações climáticas influenciaram na atividade de vôo de M. subnitida, destacando-se a influencia da temperatura, umidade relativa do ar e irradiação solar. A velocidade do vento atuou apenas compensando os demais fatores meteorológicos. As atividades externas da abelha jandaira se concentram pela manhã, tanto no período chuvoso de março a junho, quanto no período seco de setembro a dezembro. As cargas coletadas em maior quantidade durante as atividades de forrageamento da jandaira nos dois períodos foram néctar, água e pólen. Desta maneira, a pratica de manejo dos cortiços na região é indicada ao final da tarde, quando as atividades externas das abelhas estão cessando.Universidade Federal do Ceará2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902012000300024Revista Ciência Agronômica v.43 n.3 2012reponame:Revista ciência agronômica (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.1590/S1806-66902012000300024info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Fabiano Luiz deDias,Victor Hugo PedraçaCosta,Ewerton Marinho daFilgueira,Marcos AntonioEspínola Sobrinho,Josépor2012-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S1806-66902012000300024Revistahttp://www.ccarevista.ufc.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br1806-66900045-6888opendoar:2012-06-19T00:00Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência das variações climáticas na atividade de vôo das abelhas jandairas Melipona subnitida Ducke (Meliponinae)
title Influência das variações climáticas na atividade de vôo das abelhas jandairas Melipona subnitida Ducke (Meliponinae)
spellingShingle Influência das variações climáticas na atividade de vôo das abelhas jandairas Melipona subnitida Ducke (Meliponinae)
Oliveira,Fabiano Luiz de
Abelha
Comportamento
Condições climáticas
title_short Influência das variações climáticas na atividade de vôo das abelhas jandairas Melipona subnitida Ducke (Meliponinae)
title_full Influência das variações climáticas na atividade de vôo das abelhas jandairas Melipona subnitida Ducke (Meliponinae)
title_fullStr Influência das variações climáticas na atividade de vôo das abelhas jandairas Melipona subnitida Ducke (Meliponinae)
title_full_unstemmed Influência das variações climáticas na atividade de vôo das abelhas jandairas Melipona subnitida Ducke (Meliponinae)
title_sort Influência das variações climáticas na atividade de vôo das abelhas jandairas Melipona subnitida Ducke (Meliponinae)
author Oliveira,Fabiano Luiz de
author_facet Oliveira,Fabiano Luiz de
Dias,Victor Hugo Pedraça
Costa,Ewerton Marinho da
Filgueira,Marcos Antonio
Espínola Sobrinho,José
author_role author
author2 Dias,Victor Hugo Pedraça
Costa,Ewerton Marinho da
Filgueira,Marcos Antonio
Espínola Sobrinho,José
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Fabiano Luiz de
Dias,Victor Hugo Pedraça
Costa,Ewerton Marinho da
Filgueira,Marcos Antonio
Espínola Sobrinho,José
dc.subject.por.fl_str_mv Abelha
Comportamento
Condições climáticas
topic Abelha
Comportamento
Condições climáticas
description O objetivo deste trabalho foi obter informações sobre a influência das variações climáticas na atividade de vôo da abelha Jandaíra, M. subnitida Ducke. A pesquisa foi conduzida no ano de 2006 no meliponário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, RN, durante os meses de março a junho (período chuvoso) e setembro a dezembro (período seco). Para realização do experimento foram utilizadas cinco colônias de M. subnitida Ducke, nas quais se observou, a cada quinze dias, das 5 às 18h o fluxo de abelhas saindo e entrando e o tipo de material que estas transportavam. As informações coletadas na entrada das colônias foram correlacionadas com dados climáticos, temperatura, umidade relativa do ar, irradiação solar e velocidade do vento, coletados por meio de estação meteorológica automática no momento das avaliações. A ação conjunta das variações climáticas influenciaram na atividade de vôo de M. subnitida, destacando-se a influencia da temperatura, umidade relativa do ar e irradiação solar. A velocidade do vento atuou apenas compensando os demais fatores meteorológicos. As atividades externas da abelha jandaira se concentram pela manhã, tanto no período chuvoso de março a junho, quanto no período seco de setembro a dezembro. As cargas coletadas em maior quantidade durante as atividades de forrageamento da jandaira nos dois períodos foram néctar, água e pólen. Desta maneira, a pratica de manejo dos cortiços na região é indicada ao final da tarde, quando as atividades externas das abelhas estão cessando.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902012000300024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902012000300024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-66902012000300024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica v.43 n.3 2012
reponame:Revista ciência agronômica (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista ciência agronômica (Online)
collection Revista ciência agronômica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br
_version_ 1750297486291894272