AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS COM DISPLASIA BRONCOPULMONAR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontenele de Almeida, Ana Karine
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carvalho, Elisete Mendes, de Sá, Fabiane Elpídio, Frota, Lêda Maria da Costa Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia & Saúde Funcional
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/fisioterapiaesaudefuncional/article/view/20589
Resumo: Objetivo: Descrever a avaliação comportamental de recém-nascidos pré-termo com displasia broncopulmonar. Métodos: Estudo transversal de recém-nascidos prematuros com peso ao nascer menor que 1500g e idade gestacional inferior a 32 semanas da Maternidade Escola Assis Chateubriand da Universidade Federal do Ceará. Utilizou-se o método proposto por Dubowitz e Dubowitz com análise dos 7 itens comportamentais. O estado de consciência do recém-nascido foi graduado segundo Brazelton (1973). Todos os neonatos foram avaliados pela mesma examinadora em um ambiente adequado. Para análise estatística, utilizaram-se o SPSS versão 17.0 e o teste qui-quadrado para o cruzamento de variáveis qualitativas. Resultados: Foram analisados 10 recém-nascidos prematuros com Displasia Broncopulmonar no período de fevereiro a dezembro de 2011 com idade gestacional ao nascer de 29,2±1,87 semanas e peso de nascimento de 1000±231g. Dos 7 itens avaliados, observou-se maior tendência a anormalidades em três. A orientação visual e auditiva dos neonatos avaliados mostrou-se abaixo dos resultados esperados para a idade corrigida de 40 semanas. Os achados das variáveis; irritabilidade e consolabilidade tiveram maior incidência de anormalidades nos recém-nascidos com DBP, sendo observado o choro persistente e de difícil regulação. Conclusão: A avaliação comportamental dos recém-nascidos pré-termo com displasia broncopulmonar evidenciou uma tendência à anormalidade. Tais resultados reforçam a importância de se inserir a avalição comportamental nos recém- nascidos de risco e com displasia broncopulmonar, como componente indissociável do cuidado da equipe de saúde, visto que tal enfermidade interfere no desenvolvimento neuropsicomotor e na qualidade de vida desse grupo de crianças.
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