Avaliação da resposta inflamatória em cães naturalmente infectados por Leishmania infantum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes-Neto, Belarmino Eugênio; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Adam Leal; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil., Santos, Glauco Jonas Lemos; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil., Gonçalves, Lucas Diniz; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil., Maia, Fernanda Maria Machado; Universidade Estadual do Ceará., Freitas, José Claudio Carneiro de; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil., Nunes-Pinheiro, Diana Célia Sousa; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de higiene e sanidade animal
Texto Completo: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/293
Resumo: A leishmaniose visceral canina (LVC) é manifestada por danos ao organismo dos animais infectados com Leishmania infantum e apresenta-se como doença assintomática ou sintomática. Os diferentes quadros clínicos estão associados a resposta do hospedeiro através da resposta inflamatória e da resposta imunológica específica. Objetivou-se avaliar a resposta inflamatória de cães naturalmente infectados por L. infantum. Cães (n = 12), ambos os sexos, foram divididos em dois grupos: soropositivos (n = 6) e soronegativos (n = 6). Amostras de sangue foram coletadas dos animais para a determinação das contagens de Leucócitos Totais e Neutrófilos e os níveis séricos de proteína C reativa (PCR), fibrinogênio (FIB) e espécies reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS). Os dados foram expressos em média e desvio padrão e para comparação dos grupos foi utilizado o teste t Student (p < 0,05). Os animais soropositivos apresentaram neutrofilia (p < 0,05), PCR acima dos valores de referência para a espécie (p < 0,05) e níveis elevados de TBARS (p < 0,05) em relação aos animais soronegativos. Pode-se concluir que as proteínas de fase aguda e os mediadores do estresse oxidativo podem ser utilizados como marcadores da resposta inflamatória na LVC.  
id UFC-4_508c19acd4084e246b75e906efde66f3
oai_identifier_str oai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/293
network_acronym_str UFC-4
network_name_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository_id_str
spelling Avaliação da resposta inflamatória em cães naturalmente infectados por Leishmania infantumLeishmaniose visceral canina; proteínas de fase aguda; estresse oxidativo.A leishmaniose visceral canina (LVC) é manifestada por danos ao organismo dos animais infectados com Leishmania infantum e apresenta-se como doença assintomática ou sintomática. Os diferentes quadros clínicos estão associados a resposta do hospedeiro através da resposta inflamatória e da resposta imunológica específica. Objetivou-se avaliar a resposta inflamatória de cães naturalmente infectados por L. infantum. Cães (n = 12), ambos os sexos, foram divididos em dois grupos: soropositivos (n = 6) e soronegativos (n = 6). Amostras de sangue foram coletadas dos animais para a determinação das contagens de Leucócitos Totais e Neutrófilos e os níveis séricos de proteína C reativa (PCR), fibrinogênio (FIB) e espécies reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS). Os dados foram expressos em média e desvio padrão e para comparação dos grupos foi utilizado o teste t Student (p < 0,05). Os animais soropositivos apresentaram neutrofilia (p < 0,05), PCR acima dos valores de referência para a espécie (p < 0,05) e níveis elevados de TBARS (p < 0,05) em relação aos animais soronegativos. Pode-se concluir que as proteínas de fase aguda e os mediadores do estresse oxidativo podem ser utilizados como marcadores da resposta inflamatória na LVC.  Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/29310.5935/rbhsa.v9i4.293Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 9, n. 4 (2015); 645-656reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animalinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/293/1416Lopes-Neto, Belarmino Eugênio; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.Lima, Adam Leal; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.Santos, Glauco Jonas Lemos; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.Gonçalves, Lucas Diniz; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.Maia, Fernanda Maria Machado; Universidade Estadual do Ceará.Freitas, José Claudio Carneiro de; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.Nunes-Pinheiro, Diana Célia Sousa; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T13:33:54Zoai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/293Revistahttp://www.higieneanimal.ufc.br/PUBhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/oaiwesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br1981-29651981-2965opendoar:2024-07-04T13:33:54Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da resposta inflamatória em cães naturalmente infectados por Leishmania infantum
title Avaliação da resposta inflamatória em cães naturalmente infectados por Leishmania infantum
spellingShingle Avaliação da resposta inflamatória em cães naturalmente infectados por Leishmania infantum
Lopes-Neto, Belarmino Eugênio; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Leishmaniose visceral canina; proteínas de fase aguda; estresse oxidativo.
title_short Avaliação da resposta inflamatória em cães naturalmente infectados por Leishmania infantum
title_full Avaliação da resposta inflamatória em cães naturalmente infectados por Leishmania infantum
title_fullStr Avaliação da resposta inflamatória em cães naturalmente infectados por Leishmania infantum
title_full_unstemmed Avaliação da resposta inflamatória em cães naturalmente infectados por Leishmania infantum
title_sort Avaliação da resposta inflamatória em cães naturalmente infectados por Leishmania infantum
author Lopes-Neto, Belarmino Eugênio; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
author_facet Lopes-Neto, Belarmino Eugênio; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Lima, Adam Leal; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Santos, Glauco Jonas Lemos; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Gonçalves, Lucas Diniz; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Maia, Fernanda Maria Machado; Universidade Estadual do Ceará.
Freitas, José Claudio Carneiro de; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Nunes-Pinheiro, Diana Célia Sousa; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
author_role author
author2 Lima, Adam Leal; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Santos, Glauco Jonas Lemos; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Gonçalves, Lucas Diniz; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Maia, Fernanda Maria Machado; Universidade Estadual do Ceará.
Freitas, José Claudio Carneiro de; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Nunes-Pinheiro, Diana Célia Sousa; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes-Neto, Belarmino Eugênio; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Lima, Adam Leal; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Santos, Glauco Jonas Lemos; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Gonçalves, Lucas Diniz; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Maia, Fernanda Maria Machado; Universidade Estadual do Ceará.
Freitas, José Claudio Carneiro de; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Nunes-Pinheiro, Diana Célia Sousa; Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
dc.subject.por.fl_str_mv Leishmaniose visceral canina; proteínas de fase aguda; estresse oxidativo.
topic Leishmaniose visceral canina; proteínas de fase aguda; estresse oxidativo.
description A leishmaniose visceral canina (LVC) é manifestada por danos ao organismo dos animais infectados com Leishmania infantum e apresenta-se como doença assintomática ou sintomática. Os diferentes quadros clínicos estão associados a resposta do hospedeiro através da resposta inflamatória e da resposta imunológica específica. Objetivou-se avaliar a resposta inflamatória de cães naturalmente infectados por L. infantum. Cães (n = 12), ambos os sexos, foram divididos em dois grupos: soropositivos (n = 6) e soronegativos (n = 6). Amostras de sangue foram coletadas dos animais para a determinação das contagens de Leucócitos Totais e Neutrófilos e os níveis séricos de proteína C reativa (PCR), fibrinogênio (FIB) e espécies reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS). Os dados foram expressos em média e desvio padrão e para comparação dos grupos foi utilizado o teste t Student (p < 0,05). Os animais soropositivos apresentaram neutrofilia (p < 0,05), PCR acima dos valores de referência para a espécie (p < 0,05) e níveis elevados de TBARS (p < 0,05) em relação aos animais soronegativos. Pode-se concluir que as proteínas de fase aguda e os mediadores do estresse oxidativo podem ser utilizados como marcadores da resposta inflamatória na LVC.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/293
10.5935/rbhsa.v9i4.293
url http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/293
identifier_str_mv 10.5935/rbhsa.v9i4.293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/293/1416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 9, n. 4 (2015); 645-656
reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animal
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
collection Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv wesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br
_version_ 1814256470173155328