A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de higiene e sanidade animal |
Texto Completo: | http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/338 |
Resumo: | O crescente interesse pelos alunos da disciplina genética animal na utilização de recursos digitais estimulou a promoção de modificações e melhorias no layout e nos conteúdos da plataforma interativa online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece. As mudanças foram realizadas na área visual do site quanto a apresentação e organização dos conteúdos, como alterações e padronizações das imagens presentes nas páginas, das fontes e dos tamanhos das caixas de texto. Dentro da estrutura organizacional os ícones foram renomeados em Home, Estudo da Genética, NEA-Pesca, Saber mais, Educação à Distância e Contato. Na parte inferior da página inicial foram destacadas colunas para eventos e notícias, fale conosco e visite-nos. As melhorias e atualizações foram desenvolvidas na plataforma de sites WIX, disponível na Internet, através do seu próprio editor de programação Wix Website Editor, com os arquivos sendo mantidos em nuvem no Mediafire. A avaliação da eficiência dessas modificações ocorreu junto aos alunos da disciplina, no final do semestre 2015.2, e consistiu de quatro perguntas objetivas, em escala ordinal, e uma subjetiva que buscava subsídeos para o implemento de melhorias subsequentes. A pesquisa realizada abordou os aspectos: a plataforma online e interativa como metodologia de ensino e melhoria do aprendizado, quando 72,73% dos alunos se manifestou como sendo muita essa contribuição; disponibilidade do material para consulta e estudo, tendo mais de 70% dos alunos qualificando o acervo como satisfatório; facilitação da aprendizagem com a utilização do site, onde quase 60% dos estudantes manifestou que a aprendizagem ocorre mais rapidamente; quanto a atratividade e motivação da aprendizagem promovidas pelo método com a utilização do Site, observou-se que mais de 80% entendeu ser uma metodologia positiva como modelo de ensino, quando se utiliza a plataforma virtual no ensino-aprendizagem; e, as necessidades do Site para desenvolver a experiência do aluno e enriquecer seu aprendizado, teve como sugestão mais frequente a redução na quantidade e na extensão das senhas por dificultar o acesso aos locais das atividades. Em função da carência de apoio pedagógico e da necessidade em despertar o interesse no estudo da disciplina, concluiu-se que a utilização da plataforma digital com os conteúdos atualizados e metodologias interativas aumentou a participação dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, significando a aceitação do método, com uma expectativa de mudança da condição de espectador passivo para sujeito operativo. |
id |
UFC-4_a062f50ff203084bbb4ad59a765085f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/338 |
network_acronym_str |
UFC-4 |
network_name_str |
Revista brasileira de higiene e sanidade animal |
repository_id_str |
|
spelling |
A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECEplataforma virtual; layout; conteúdos; interatividade; facilitação na aprendizagem.O crescente interesse pelos alunos da disciplina genética animal na utilização de recursos digitais estimulou a promoção de modificações e melhorias no layout e nos conteúdos da plataforma interativa online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece. As mudanças foram realizadas na área visual do site quanto a apresentação e organização dos conteúdos, como alterações e padronizações das imagens presentes nas páginas, das fontes e dos tamanhos das caixas de texto. Dentro da estrutura organizacional os ícones foram renomeados em Home, Estudo da Genética, NEA-Pesca, Saber mais, Educação à Distância e Contato. Na parte inferior da página inicial foram destacadas colunas para eventos e notícias, fale conosco e visite-nos. As melhorias e atualizações foram desenvolvidas na plataforma de sites WIX, disponível na Internet, através do seu próprio editor de programação Wix Website Editor, com os arquivos sendo mantidos em nuvem no Mediafire. A avaliação da eficiência dessas modificações ocorreu junto aos alunos da disciplina, no final do semestre 2015.2, e consistiu de quatro perguntas objetivas, em escala ordinal, e uma subjetiva que buscava subsídeos para o implemento de melhorias subsequentes. A pesquisa realizada abordou os aspectos: a plataforma online e interativa como metodologia de ensino e melhoria do aprendizado, quando 72,73% dos alunos se manifestou como sendo muita essa contribuição; disponibilidade do material para consulta e estudo, tendo mais de 70% dos alunos qualificando o acervo como satisfatório; facilitação da aprendizagem com a utilização do site, onde quase 60% dos estudantes manifestou que a aprendizagem ocorre mais rapidamente; quanto a atratividade e motivação da aprendizagem promovidas pelo método com a utilização do Site, observou-se que mais de 80% entendeu ser uma metodologia positiva como modelo de ensino, quando se utiliza a plataforma virtual no ensino-aprendizagem; e, as necessidades do Site para desenvolver a experiência do aluno e enriquecer seu aprendizado, teve como sugestão mais frequente a redução na quantidade e na extensão das senhas por dificultar o acesso aos locais das atividades. Em função da carência de apoio pedagógico e da necessidade em despertar o interesse no estudo da disciplina, concluiu-se que a utilização da plataforma digital com os conteúdos atualizados e metodologias interativas aumentou a participação dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, significando a aceitação do método, com uma expectativa de mudança da condição de espectador passivo para sujeito operativo.Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal2016-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/33810.5935/rbhsa.v10i3.338Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 10, n. 3 (2016); 310-329reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animalinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/338/1655Costa, Raimundo Bezerra da; Universidade Estadual do CearáSena, Alysson Mariano de; Universidade Estadual do CearáSales, Ronaldo de Oliveira; Universidade Federal do CearáCosta Carpentieri, Lívia Oliveira Bezerra da; Universidade Estadual de Campinas - SPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-03T19:33:29Zoai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/338Revistahttp://www.higieneanimal.ufc.br/PUBhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/oaiwesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br1981-29651981-2965opendoar:2024-07-03T19:33:29Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE |
title |
A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE |
spellingShingle |
A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE Costa, Raimundo Bezerra da; Universidade Estadual do Ceará plataforma virtual; layout; conteúdos; interatividade; facilitação na aprendizagem. |
title_short |
A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE |
title_full |
A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE |
title_fullStr |
A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE |
title_full_unstemmed |
A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE |
title_sort |
A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE |
author |
Costa, Raimundo Bezerra da; Universidade Estadual do Ceará |
author_facet |
Costa, Raimundo Bezerra da; Universidade Estadual do Ceará Sena, Alysson Mariano de; Universidade Estadual do Ceará Sales, Ronaldo de Oliveira; Universidade Federal do Ceará Costa Carpentieri, Lívia Oliveira Bezerra da; Universidade Estadual de Campinas - SP |
author_role |
author |
author2 |
Sena, Alysson Mariano de; Universidade Estadual do Ceará Sales, Ronaldo de Oliveira; Universidade Federal do Ceará Costa Carpentieri, Lívia Oliveira Bezerra da; Universidade Estadual de Campinas - SP |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Raimundo Bezerra da; Universidade Estadual do Ceará Sena, Alysson Mariano de; Universidade Estadual do Ceará Sales, Ronaldo de Oliveira; Universidade Federal do Ceará Costa Carpentieri, Lívia Oliveira Bezerra da; Universidade Estadual de Campinas - SP |
dc.subject.por.fl_str_mv |
plataforma virtual; layout; conteúdos; interatividade; facilitação na aprendizagem. |
topic |
plataforma virtual; layout; conteúdos; interatividade; facilitação na aprendizagem. |
description |
O crescente interesse pelos alunos da disciplina genética animal na utilização de recursos digitais estimulou a promoção de modificações e melhorias no layout e nos conteúdos da plataforma interativa online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece. As mudanças foram realizadas na área visual do site quanto a apresentação e organização dos conteúdos, como alterações e padronizações das imagens presentes nas páginas, das fontes e dos tamanhos das caixas de texto. Dentro da estrutura organizacional os ícones foram renomeados em Home, Estudo da Genética, NEA-Pesca, Saber mais, Educação à Distância e Contato. Na parte inferior da página inicial foram destacadas colunas para eventos e notícias, fale conosco e visite-nos. As melhorias e atualizações foram desenvolvidas na plataforma de sites WIX, disponível na Internet, através do seu próprio editor de programação Wix Website Editor, com os arquivos sendo mantidos em nuvem no Mediafire. A avaliação da eficiência dessas modificações ocorreu junto aos alunos da disciplina, no final do semestre 2015.2, e consistiu de quatro perguntas objetivas, em escala ordinal, e uma subjetiva que buscava subsídeos para o implemento de melhorias subsequentes. A pesquisa realizada abordou os aspectos: a plataforma online e interativa como metodologia de ensino e melhoria do aprendizado, quando 72,73% dos alunos se manifestou como sendo muita essa contribuição; disponibilidade do material para consulta e estudo, tendo mais de 70% dos alunos qualificando o acervo como satisfatório; facilitação da aprendizagem com a utilização do site, onde quase 60% dos estudantes manifestou que a aprendizagem ocorre mais rapidamente; quanto a atratividade e motivação da aprendizagem promovidas pelo método com a utilização do Site, observou-se que mais de 80% entendeu ser uma metodologia positiva como modelo de ensino, quando se utiliza a plataforma virtual no ensino-aprendizagem; e, as necessidades do Site para desenvolver a experiência do aluno e enriquecer seu aprendizado, teve como sugestão mais frequente a redução na quantidade e na extensão das senhas por dificultar o acesso aos locais das atividades. Em função da carência de apoio pedagógico e da necessidade em despertar o interesse no estudo da disciplina, concluiu-se que a utilização da plataforma digital com os conteúdos atualizados e metodologias interativas aumentou a participação dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, significando a aceitação do método, com uma expectativa de mudança da condição de espectador passivo para sujeito operativo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/338 10.5935/rbhsa.v10i3.338 |
url |
http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/338 |
identifier_str_mv |
10.5935/rbhsa.v10i3.338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/338/1655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 10, n. 3 (2016); 310-329 reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animal instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista brasileira de higiene e sanidade animal |
collection |
Revista brasileira de higiene e sanidade animal |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br |
_version_ |
1814256469401403392 |