Tempo de indução e recuperação à anestesia da benzocaína para patinga (Piaractus mesopotamicus x Piaractus brachypomus)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rômulo Batista; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Amorin Melo, Iury Wallyson de; Universidade Estadual do Oeste do Paraná., Rocha, Joana D’Arc Mauricio; Universidade Estadual do Oeste do Paraná., Silva, Thibério Carvalho da; Universidade Estadual de Maringá., Bridi, Vinicius Ricardo Calcagno; Universidade Estadual do Oeste do Paraná., Signor, Altevir; Universidade Estadual do Oeste do Paraná., Bittencourt, Fábio; Universidade Estadual do Oeste do Paraná., Boscolo, Wilson Rogério; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de higiene e sanidade animal
Texto Completo: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/325
Resumo: Na piscicultura intensiva, anestésicos são utilizados com a finalidade de reduzir o estresse dos peixes durante o manejo. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a benzocaína como agente anestésico para a patinga. Foram utilizados 60 alevinos com peso médio de 2,08 ± 0,30 g e comprimento total médio de 4,56 ± 0,23 cm. Avaliaram-se seis concentrações diferentes de benzocaína (50, 100, 150, 200, 250 e 300 mg L-1). Os peixes foram expostos individualmente ao anestésico para avaliação da indução anestésica, após o procedimento de anestesia, os peixes foram transferidos para aquários com água livre de anestésico, para observação do tempo de recuperação. Posteriormente, os peixes de cada tratamento foram colocados em aquários com capacidade de 30 litros para o monitoramento da mortalidade, durante 72 horas. Observou-se diferença significativa (P<0,05) para os tempos de indução e recuperação anestésica para as diferentes concentrações de benzocaína. Observou-se mortalidade de animais em concentrações do anestésico acima de 250 mg L-1. Conclui-se que a benzocaína é eficiente na anestesia de alevinos de patinga sem causar prejuízos até a concentração de 250 mg L-1. Recomenda-se o uso de 150 mg L-1 de benzocaína, pois apresenta eficiência e segurança, sem a necessidade de utilização de doses mais elevadas.
id UFC-4_be08327dc137c34ab47e57292cdd8b5d
oai_identifier_str oai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/325
network_acronym_str UFC-4
network_name_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository_id_str
spelling Tempo de indução e recuperação à anestesia da benzocaína para patinga (Piaractus mesopotamicus x Piaractus brachypomus)Anestesia; hibridação; manejo; pisciculturaNa piscicultura intensiva, anestésicos são utilizados com a finalidade de reduzir o estresse dos peixes durante o manejo. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a benzocaína como agente anestésico para a patinga. Foram utilizados 60 alevinos com peso médio de 2,08 ± 0,30 g e comprimento total médio de 4,56 ± 0,23 cm. Avaliaram-se seis concentrações diferentes de benzocaína (50, 100, 150, 200, 250 e 300 mg L-1). Os peixes foram expostos individualmente ao anestésico para avaliação da indução anestésica, após o procedimento de anestesia, os peixes foram transferidos para aquários com água livre de anestésico, para observação do tempo de recuperação. Posteriormente, os peixes de cada tratamento foram colocados em aquários com capacidade de 30 litros para o monitoramento da mortalidade, durante 72 horas. Observou-se diferença significativa (P<0,05) para os tempos de indução e recuperação anestésica para as diferentes concentrações de benzocaína. Observou-se mortalidade de animais em concentrações do anestésico acima de 250 mg L-1. Conclui-se que a benzocaína é eficiente na anestesia de alevinos de patinga sem causar prejuízos até a concentração de 250 mg L-1. Recomenda-se o uso de 150 mg L-1 de benzocaína, pois apresenta eficiência e segurança, sem a necessidade de utilização de doses mais elevadas.Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal2016-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/32510.5935/rbhsa.v10i3.325Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 10, n. 3 (2016); 364-373reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animalinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/325/1658Rodrigues, Rômulo Batista; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Amorin Melo, Iury Wallyson de; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Rocha, Joana D’Arc Mauricio; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Silva, Thibério Carvalho da; Universidade Estadual de Maringá.Bridi, Vinicius Ricardo Calcagno; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Signor, Altevir; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Bittencourt, Fábio; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Boscolo, Wilson Rogério; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-05T02:15:21Zoai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/325Revistahttp://www.higieneanimal.ufc.br/PUBhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/oaiwesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br1981-29651981-2965opendoar:2024-03-05T02:15:21Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempo de indução e recuperação à anestesia da benzocaína para patinga (Piaractus mesopotamicus x Piaractus brachypomus)
title Tempo de indução e recuperação à anestesia da benzocaína para patinga (Piaractus mesopotamicus x Piaractus brachypomus)
spellingShingle Tempo de indução e recuperação à anestesia da benzocaína para patinga (Piaractus mesopotamicus x Piaractus brachypomus)
Rodrigues, Rômulo Batista; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Anestesia; hibridação; manejo; piscicultura
title_short Tempo de indução e recuperação à anestesia da benzocaína para patinga (Piaractus mesopotamicus x Piaractus brachypomus)
title_full Tempo de indução e recuperação à anestesia da benzocaína para patinga (Piaractus mesopotamicus x Piaractus brachypomus)
title_fullStr Tempo de indução e recuperação à anestesia da benzocaína para patinga (Piaractus mesopotamicus x Piaractus brachypomus)
title_full_unstemmed Tempo de indução e recuperação à anestesia da benzocaína para patinga (Piaractus mesopotamicus x Piaractus brachypomus)
title_sort Tempo de indução e recuperação à anestesia da benzocaína para patinga (Piaractus mesopotamicus x Piaractus brachypomus)
author Rodrigues, Rômulo Batista; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
author_facet Rodrigues, Rômulo Batista; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Amorin Melo, Iury Wallyson de; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Rocha, Joana D’Arc Mauricio; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Silva, Thibério Carvalho da; Universidade Estadual de Maringá.
Bridi, Vinicius Ricardo Calcagno; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Signor, Altevir; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Bittencourt, Fábio; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Boscolo, Wilson Rogério; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
author_role author
author2 Amorin Melo, Iury Wallyson de; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Rocha, Joana D’Arc Mauricio; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Silva, Thibério Carvalho da; Universidade Estadual de Maringá.
Bridi, Vinicius Ricardo Calcagno; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Signor, Altevir; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Bittencourt, Fábio; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Boscolo, Wilson Rogério; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rômulo Batista; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Amorin Melo, Iury Wallyson de; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Rocha, Joana D’Arc Mauricio; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Silva, Thibério Carvalho da; Universidade Estadual de Maringá.
Bridi, Vinicius Ricardo Calcagno; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Signor, Altevir; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Bittencourt, Fábio; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Boscolo, Wilson Rogério; Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
dc.subject.por.fl_str_mv Anestesia; hibridação; manejo; piscicultura
topic Anestesia; hibridação; manejo; piscicultura
description Na piscicultura intensiva, anestésicos são utilizados com a finalidade de reduzir o estresse dos peixes durante o manejo. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a benzocaína como agente anestésico para a patinga. Foram utilizados 60 alevinos com peso médio de 2,08 ± 0,30 g e comprimento total médio de 4,56 ± 0,23 cm. Avaliaram-se seis concentrações diferentes de benzocaína (50, 100, 150, 200, 250 e 300 mg L-1). Os peixes foram expostos individualmente ao anestésico para avaliação da indução anestésica, após o procedimento de anestesia, os peixes foram transferidos para aquários com água livre de anestésico, para observação do tempo de recuperação. Posteriormente, os peixes de cada tratamento foram colocados em aquários com capacidade de 30 litros para o monitoramento da mortalidade, durante 72 horas. Observou-se diferença significativa (P<0,05) para os tempos de indução e recuperação anestésica para as diferentes concentrações de benzocaína. Observou-se mortalidade de animais em concentrações do anestésico acima de 250 mg L-1. Conclui-se que a benzocaína é eficiente na anestesia de alevinos de patinga sem causar prejuízos até a concentração de 250 mg L-1. Recomenda-se o uso de 150 mg L-1 de benzocaína, pois apresenta eficiência e segurança, sem a necessidade de utilização de doses mais elevadas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/325
10.5935/rbhsa.v10i3.325
url http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/325
identifier_str_mv 10.5935/rbhsa.v10i3.325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/325/1658
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 10, n. 3 (2016); 364-373
reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animal
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
collection Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv wesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br
_version_ 1799695341028638720