Soroprevalência da brucelose em bovinos abatidos sob fiscalização estadual em Itacoatiara, Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Cleber Cavalcante; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Itacoatiara.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro, Taiã Mairon Peixoto; Universidade Federal do Tocantins-UFT., Francener, Sandro Ferronatto; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Itacoatiara. E.Mail:
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de higiene e sanidade animal
Texto Completo: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/469
Resumo: A brucelose é uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella, produz infecção característica nos animais e pode infectar o homem. É uma zoonose cosmopolita, e causa relevantes prejuízos sanitários e econômicos. O grupo de risco sujeito à infecção por B. abortus é composto por profissionais que trabalham com saúde e produção animal ou que atuem direta ou indiretamente com os mesmos. Esse grupo de risco é composto principalmente por veterinários, zootecnistas, tratadores, magarefes, laboratoristas e os agentes de inspeção pela proximidade com os animais infectados. Tendo em vista as relevantes perdas e do pouco conhecimento que a população possui sobre essa enfermidade, esse estudo objetivou realizar um levantamento da soroprevalência de brucelose em bovinos abatidos sob fiscalização estadual no município de Itacoatiara-AM, por meio do teste de Soro Aglutinação Rápida em placa com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT). Foram coletadas 109 amostras de sangue bovino, sendo que 7 (6,42%) resultaram soropositivas para brucelose ao teste de AAT. Comparando a positividade ao sexo dos animais estudados, observou-se 2 (5,6%) machos e 5 (6,8%) fêmeas soropositivos, porém, aplicando-se o teste de qui-quadrado de Pearson (P<0,05), essa diferença não foi significativa (p>0,05). Assim evidenciam-se riscos à saúde dos trabalhadores e dos consumidores para a contaminação com essa doença.
id UFC-4_c06c581e704053ff31e0ed29f5922d5d
oai_identifier_str oai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/469
network_acronym_str UFC-4
network_name_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository_id_str
spelling Soroprevalência da brucelose em bovinos abatidos sob fiscalização estadual em Itacoatiara, AmazonasBos taurus, Brucella abortus, saúde pública.A brucelose é uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella, produz infecção característica nos animais e pode infectar o homem. É uma zoonose cosmopolita, e causa relevantes prejuízos sanitários e econômicos. O grupo de risco sujeito à infecção por B. abortus é composto por profissionais que trabalham com saúde e produção animal ou que atuem direta ou indiretamente com os mesmos. Esse grupo de risco é composto principalmente por veterinários, zootecnistas, tratadores, magarefes, laboratoristas e os agentes de inspeção pela proximidade com os animais infectados. Tendo em vista as relevantes perdas e do pouco conhecimento que a população possui sobre essa enfermidade, esse estudo objetivou realizar um levantamento da soroprevalência de brucelose em bovinos abatidos sob fiscalização estadual no município de Itacoatiara-AM, por meio do teste de Soro Aglutinação Rápida em placa com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT). Foram coletadas 109 amostras de sangue bovino, sendo que 7 (6,42%) resultaram soropositivas para brucelose ao teste de AAT. Comparando a positividade ao sexo dos animais estudados, observou-se 2 (5,6%) machos e 5 (6,8%) fêmeas soropositivos, porém, aplicando-se o teste de qui-quadrado de Pearson (P<0,05), essa diferença não foi significativa (p>0,05). Assim evidenciam-se riscos à saúde dos trabalhadores e dos consumidores para a contaminação com essa doença.Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/46910.5935/rbhsa.v12i4.469Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 12, n. 4 (2018); 477-486reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animalinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/469/2493Ferreira, João Cleber Cavalcante; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Itacoatiara.Ribeiro, Taiã Mairon Peixoto; Universidade Federal do Tocantins-UFT.Francener, Sandro Ferronatto; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Itacoatiara. E.Mail:info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-23T01:40:55Zoai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/469Revistahttp://www.higieneanimal.ufc.br/PUBhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/oaiwesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br1981-29651981-2965opendoar:2021-03-23T01:40:55Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Soroprevalência da brucelose em bovinos abatidos sob fiscalização estadual em Itacoatiara, Amazonas
title Soroprevalência da brucelose em bovinos abatidos sob fiscalização estadual em Itacoatiara, Amazonas
spellingShingle Soroprevalência da brucelose em bovinos abatidos sob fiscalização estadual em Itacoatiara, Amazonas
Ferreira, João Cleber Cavalcante; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Itacoatiara.
Bos taurus, Brucella abortus, saúde pública.
title_short Soroprevalência da brucelose em bovinos abatidos sob fiscalização estadual em Itacoatiara, Amazonas
title_full Soroprevalência da brucelose em bovinos abatidos sob fiscalização estadual em Itacoatiara, Amazonas
title_fullStr Soroprevalência da brucelose em bovinos abatidos sob fiscalização estadual em Itacoatiara, Amazonas
title_full_unstemmed Soroprevalência da brucelose em bovinos abatidos sob fiscalização estadual em Itacoatiara, Amazonas
title_sort Soroprevalência da brucelose em bovinos abatidos sob fiscalização estadual em Itacoatiara, Amazonas
author Ferreira, João Cleber Cavalcante; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Itacoatiara.
author_facet Ferreira, João Cleber Cavalcante; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Itacoatiara.
Ribeiro, Taiã Mairon Peixoto; Universidade Federal do Tocantins-UFT.
Francener, Sandro Ferronatto; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Itacoatiara. E.Mail:
author_role author
author2 Ribeiro, Taiã Mairon Peixoto; Universidade Federal do Tocantins-UFT.
Francener, Sandro Ferronatto; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Itacoatiara. E.Mail:
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, João Cleber Cavalcante; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Itacoatiara.
Ribeiro, Taiã Mairon Peixoto; Universidade Federal do Tocantins-UFT.
Francener, Sandro Ferronatto; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Itacoatiara. E.Mail:
dc.subject.por.fl_str_mv Bos taurus, Brucella abortus, saúde pública.
topic Bos taurus, Brucella abortus, saúde pública.
description A brucelose é uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella, produz infecção característica nos animais e pode infectar o homem. É uma zoonose cosmopolita, e causa relevantes prejuízos sanitários e econômicos. O grupo de risco sujeito à infecção por B. abortus é composto por profissionais que trabalham com saúde e produção animal ou que atuem direta ou indiretamente com os mesmos. Esse grupo de risco é composto principalmente por veterinários, zootecnistas, tratadores, magarefes, laboratoristas e os agentes de inspeção pela proximidade com os animais infectados. Tendo em vista as relevantes perdas e do pouco conhecimento que a população possui sobre essa enfermidade, esse estudo objetivou realizar um levantamento da soroprevalência de brucelose em bovinos abatidos sob fiscalização estadual no município de Itacoatiara-AM, por meio do teste de Soro Aglutinação Rápida em placa com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT). Foram coletadas 109 amostras de sangue bovino, sendo que 7 (6,42%) resultaram soropositivas para brucelose ao teste de AAT. Comparando a positividade ao sexo dos animais estudados, observou-se 2 (5,6%) machos e 5 (6,8%) fêmeas soropositivos, porém, aplicando-se o teste de qui-quadrado de Pearson (P<0,05), essa diferença não foi significativa (p>0,05). Assim evidenciam-se riscos à saúde dos trabalhadores e dos consumidores para a contaminação com essa doença.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/469
10.5935/rbhsa.v12i4.469
url http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/469
identifier_str_mv 10.5935/rbhsa.v12i4.469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/469/2493
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 12, n. 4 (2018); 477-486
reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animal
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
collection Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv wesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br
_version_ 1814256475096219648