LAZER E TRABALHO NO ESPAÇO URBANO-METROPOLITANO CONTEMPORÂNEO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serpa,Angelo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mercator (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012015000400137
Resumo: Resumo O ponto de partida para a discussão proposta neste artigo é a premissa de que a produção dos espaços de lazer está indissociável e dialeticamente relacionada com a produção dos espaços de trabalho nas cidades e metrópoles da contemporaneidade. Parte-se também do pressuposto de que as relações capital-trabalho/trabalho-lazer experimentaram modificações relevantes nas últimas décadas, que devem ser consideradas na análise da temática proposta. Busca-se caracterizar as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais das relações capital-trabalho/trabalho-lazer no mundo contemporâneo, a partir da consolidação da sociedade industrial e da era moderna, para, em seguida, apresentar um estudo de caso específico em bairros populares de Salvador e Feira de Santana, sobre o trabalho e o lazer de microempreendedores, microempresários e consumidores dos bairros analisados, indicando e problematizando essas transformações em um contexto espaço-temporal específico. Por fim,com base nos conceitos de "ócio criativo" e "teletrabalho", amplia-se a discussão para refletir como as mudanças nas relações capital-trabalho/trabalho-lazer podem impactar o dia a dia das cidades e metrópoles, aprofundando uma visão prospectiva sobre esses impactos em contexto urbano e metropolitano.
id UFC-5_078349ca2d9a6f7ca053d2f7b2564c0b
oai_identifier_str oai:scielo:S1984-22012015000400137
network_acronym_str UFC-5
network_name_str Mercator (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling LAZER E TRABALHO NO ESPAÇO URBANO-METROPOLITANO CONTEMPORÂNEOLazerTrabalhoEmpreendedorismoÓcio CriativoCidadeMetrópoleResumo O ponto de partida para a discussão proposta neste artigo é a premissa de que a produção dos espaços de lazer está indissociável e dialeticamente relacionada com a produção dos espaços de trabalho nas cidades e metrópoles da contemporaneidade. Parte-se também do pressuposto de que as relações capital-trabalho/trabalho-lazer experimentaram modificações relevantes nas últimas décadas, que devem ser consideradas na análise da temática proposta. Busca-se caracterizar as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais das relações capital-trabalho/trabalho-lazer no mundo contemporâneo, a partir da consolidação da sociedade industrial e da era moderna, para, em seguida, apresentar um estudo de caso específico em bairros populares de Salvador e Feira de Santana, sobre o trabalho e o lazer de microempreendedores, microempresários e consumidores dos bairros analisados, indicando e problematizando essas transformações em um contexto espaço-temporal específico. Por fim,com base nos conceitos de "ócio criativo" e "teletrabalho", amplia-se a discussão para refletir como as mudanças nas relações capital-trabalho/trabalho-lazer podem impactar o dia a dia das cidades e metrópoles, aprofundando uma visão prospectiva sobre esses impactos em contexto urbano e metropolitano.Universidade Federal do Ceará2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012015000400137Mercator (Fortaleza) v.14 n.spe 2015reponame:Mercator (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.4215/RM2015.1404.0010info:eu-repo/semantics/openAccessSerpa,Angelopor2016-06-07T00:00:00Zoai:scielo:S1984-22012015000400137Revistahttp://www.mercator.ufc.brPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com1984-22011676-8329opendoar:2022-11-23T11:20:33.149247Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv LAZER E TRABALHO NO ESPAÇO URBANO-METROPOLITANO CONTEMPORÂNEO
title LAZER E TRABALHO NO ESPAÇO URBANO-METROPOLITANO CONTEMPORÂNEO
spellingShingle LAZER E TRABALHO NO ESPAÇO URBANO-METROPOLITANO CONTEMPORÂNEO
Serpa,Angelo
Lazer
Trabalho
Empreendedorismo
Ócio Criativo
Cidade
Metrópole
title_short LAZER E TRABALHO NO ESPAÇO URBANO-METROPOLITANO CONTEMPORÂNEO
title_full LAZER E TRABALHO NO ESPAÇO URBANO-METROPOLITANO CONTEMPORÂNEO
title_fullStr LAZER E TRABALHO NO ESPAÇO URBANO-METROPOLITANO CONTEMPORÂNEO
title_full_unstemmed LAZER E TRABALHO NO ESPAÇO URBANO-METROPOLITANO CONTEMPORÂNEO
title_sort LAZER E TRABALHO NO ESPAÇO URBANO-METROPOLITANO CONTEMPORÂNEO
author Serpa,Angelo
author_facet Serpa,Angelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serpa,Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv Lazer
Trabalho
Empreendedorismo
Ócio Criativo
Cidade
Metrópole
topic Lazer
Trabalho
Empreendedorismo
Ócio Criativo
Cidade
Metrópole
description Resumo O ponto de partida para a discussão proposta neste artigo é a premissa de que a produção dos espaços de lazer está indissociável e dialeticamente relacionada com a produção dos espaços de trabalho nas cidades e metrópoles da contemporaneidade. Parte-se também do pressuposto de que as relações capital-trabalho/trabalho-lazer experimentaram modificações relevantes nas últimas décadas, que devem ser consideradas na análise da temática proposta. Busca-se caracterizar as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais das relações capital-trabalho/trabalho-lazer no mundo contemporâneo, a partir da consolidação da sociedade industrial e da era moderna, para, em seguida, apresentar um estudo de caso específico em bairros populares de Salvador e Feira de Santana, sobre o trabalho e o lazer de microempreendedores, microempresários e consumidores dos bairros analisados, indicando e problematizando essas transformações em um contexto espaço-temporal específico. Por fim,com base nos conceitos de "ócio criativo" e "teletrabalho", amplia-se a discussão para refletir como as mudanças nas relações capital-trabalho/trabalho-lazer podem impactar o dia a dia das cidades e metrópoles, aprofundando uma visão prospectiva sobre esses impactos em contexto urbano e metropolitano.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012015000400137
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012015000400137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4215/RM2015.1404.0010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Mercator (Fortaleza) v.14 n.spe 2015
reponame:Mercator (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Mercator (Fortaleza. Online)
collection Mercator (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv edantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com
_version_ 1789798755114942464