ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO LITORAL PIAUIENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga,Solano de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Guzzi,Anderson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mercator (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012021000100223
Resumo: Resumo A atividade turística ocorre de forma seletiva e fragmentada do espaço. No litoral do Piauí o processo de fragmentação gerou dois tipos de territorialização: territórios usados X territórios negligenciados pelo turismo. O objetivo desta pesquisa foi identificar e caracterizar esses territórios, levando-se em consideração o adensamento e/ou a dispersão da infraestrutura turística. A metodologia utilizada é de abordagem dialógica para a interpretação da organização espacial e a sua relação com os segmentos turísticos observados no litoral piauiense, utilizando os softwares Excel e ArcGis 10.1 para a sistematização dos dados. A partir das análises realizadas identificou-se como as características da demanda influenciam a organização da infraestrutura turística em algumas áreas dos municípios. Da mesma forma, a organização existente da infraestrutura e os serviços turísticos também moldaram o perfil de visitantes nessas áreas, formando os territórios usados e os territórios negligenciados pelo e/ou para o turismo. Espera-se que este estudo possa subsidiar a tomada de decisão dos poderes públicos locais em relação aos impactos sociais e ambientais da atividade turística.
id UFC-5_13af41de30931b3e6dc3270d2ee56b91
oai_identifier_str oai:scielo:S1984-22012021000100223
network_acronym_str UFC-5
network_name_str Mercator (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO LITORAL PIAUIENSETurismoTerritórioEspaçoSistemas de Informações Geográficas (SIG)Resumo A atividade turística ocorre de forma seletiva e fragmentada do espaço. No litoral do Piauí o processo de fragmentação gerou dois tipos de territorialização: territórios usados X territórios negligenciados pelo turismo. O objetivo desta pesquisa foi identificar e caracterizar esses territórios, levando-se em consideração o adensamento e/ou a dispersão da infraestrutura turística. A metodologia utilizada é de abordagem dialógica para a interpretação da organização espacial e a sua relação com os segmentos turísticos observados no litoral piauiense, utilizando os softwares Excel e ArcGis 10.1 para a sistematização dos dados. A partir das análises realizadas identificou-se como as características da demanda influenciam a organização da infraestrutura turística em algumas áreas dos municípios. Da mesma forma, a organização existente da infraestrutura e os serviços turísticos também moldaram o perfil de visitantes nessas áreas, formando os territórios usados e os territórios negligenciados pelo e/ou para o turismo. Espera-se que este estudo possa subsidiar a tomada de decisão dos poderes públicos locais em relação aos impactos sociais e ambientais da atividade turística.Universidade Federal do Ceará2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012021000100223Mercator (Fortaleza) v.20 2021reponame:Mercator (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.4215/rm2021.e20024info:eu-repo/semantics/openAccessBraga,Solano de SouzaGuzzi,Andersonpor2021-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1984-22012021000100223Revistahttp://www.mercator.ufc.brPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com1984-22011676-8329opendoar:2022-11-23T11:20:41.567856Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO LITORAL PIAUIENSE
title ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO LITORAL PIAUIENSE
spellingShingle ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO LITORAL PIAUIENSE
Braga,Solano de Souza
Turismo
Território
Espaço
Sistemas de Informações Geográficas (SIG)
title_short ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO LITORAL PIAUIENSE
title_full ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO LITORAL PIAUIENSE
title_fullStr ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO LITORAL PIAUIENSE
title_full_unstemmed ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO LITORAL PIAUIENSE
title_sort ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO LITORAL PIAUIENSE
author Braga,Solano de Souza
author_facet Braga,Solano de Souza
Guzzi,Anderson
author_role author
author2 Guzzi,Anderson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga,Solano de Souza
Guzzi,Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Território
Espaço
Sistemas de Informações Geográficas (SIG)
topic Turismo
Território
Espaço
Sistemas de Informações Geográficas (SIG)
description Resumo A atividade turística ocorre de forma seletiva e fragmentada do espaço. No litoral do Piauí o processo de fragmentação gerou dois tipos de territorialização: territórios usados X territórios negligenciados pelo turismo. O objetivo desta pesquisa foi identificar e caracterizar esses territórios, levando-se em consideração o adensamento e/ou a dispersão da infraestrutura turística. A metodologia utilizada é de abordagem dialógica para a interpretação da organização espacial e a sua relação com os segmentos turísticos observados no litoral piauiense, utilizando os softwares Excel e ArcGis 10.1 para a sistematização dos dados. A partir das análises realizadas identificou-se como as características da demanda influenciam a organização da infraestrutura turística em algumas áreas dos municípios. Da mesma forma, a organização existente da infraestrutura e os serviços turísticos também moldaram o perfil de visitantes nessas áreas, formando os territórios usados e os territórios negligenciados pelo e/ou para o turismo. Espera-se que este estudo possa subsidiar a tomada de decisão dos poderes públicos locais em relação aos impactos sociais e ambientais da atividade turística.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012021000100223
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012021000100223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4215/rm2021.e20024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Mercator (Fortaleza) v.20 2021
reponame:Mercator (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Mercator (Fortaleza. Online)
collection Mercator (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv edantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com
_version_ 1789798755745136640