MONITORAMENTO DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL BRASILEIRA POR SENSORIAMENTO REMOTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Andre Medeiros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leite,Marcos Esdras, Espírito-Santo,Mário Marcos do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mercator (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012020000100222
Resumo: Resumo Dentre as várias características que o território brasileiro dispõe, uma precisamente se sobressai: o país contempla a segunda maior reserva florestal do planeta, respondendo por aproximadamente 10% do cômputo total das formações florestais globais. Nesse Cenário, as Florestas Estacionais Deciduais (FED) constituem o segundo tipo florestal menos expressivo no Brasil, estando situadas predominantemente em biomas não-florestados, tal como Cerrado e Caatinga. Dessa Forma, sua conservação apoia-se fundamentalmente na sua correta identificação, o qual se torna difícil, uma vez que as áreas de FED são geralmente classificadas como outros tipos de vegetação. Logo, a pesquisa corrente objetivou realizar o monitoramento do Uso e Cobertura do Solo para os anos de 2007 e 2016 da faixa contínua Norte de Minas Gerais - Sul do Piauí, com finalidade de diagnosticar a situação atual das florestas deciduais brasileiras e verificar os principais agentes que afetam seu desmatamento e regeneração. Como resultante, o estudo constatou que o incremento significativo das áreas de cultivos e a mobilidade espacial dos pastos contribuíram determinantemente para as alterações apresentadas pelas formações vegetais. No Entanto, tais drivers desempenharam papeis diferenciados nas perdas/ganhos. Em especial, concluiu-se que as mudanças a qual as florestas deciduais perpassaram foram explicadas particularmente pela pastagem. Os demais tipos de vegetação foram impactados igualmente por esta classe, mas com participação mais incisiva das culturas.
id UFC-5_43ef3247b4cff3ca16d38066b5b0fd6e
oai_identifier_str oai:scielo:S1984-22012020000100222
network_acronym_str UFC-5
network_name_str Mercator (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling MONITORAMENTO DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL BRASILEIRA POR SENSORIAMENTO REMOTOMapeamentoFlorestas DeciduaisSensoriamento RemotoSIG.Resumo Dentre as várias características que o território brasileiro dispõe, uma precisamente se sobressai: o país contempla a segunda maior reserva florestal do planeta, respondendo por aproximadamente 10% do cômputo total das formações florestais globais. Nesse Cenário, as Florestas Estacionais Deciduais (FED) constituem o segundo tipo florestal menos expressivo no Brasil, estando situadas predominantemente em biomas não-florestados, tal como Cerrado e Caatinga. Dessa Forma, sua conservação apoia-se fundamentalmente na sua correta identificação, o qual se torna difícil, uma vez que as áreas de FED são geralmente classificadas como outros tipos de vegetação. Logo, a pesquisa corrente objetivou realizar o monitoramento do Uso e Cobertura do Solo para os anos de 2007 e 2016 da faixa contínua Norte de Minas Gerais - Sul do Piauí, com finalidade de diagnosticar a situação atual das florestas deciduais brasileiras e verificar os principais agentes que afetam seu desmatamento e regeneração. Como resultante, o estudo constatou que o incremento significativo das áreas de cultivos e a mobilidade espacial dos pastos contribuíram determinantemente para as alterações apresentadas pelas formações vegetais. No Entanto, tais drivers desempenharam papeis diferenciados nas perdas/ganhos. Em especial, concluiu-se que as mudanças a qual as florestas deciduais perpassaram foram explicadas particularmente pela pastagem. Os demais tipos de vegetação foram impactados igualmente por esta classe, mas com participação mais incisiva das culturas.Universidade Federal do Ceará2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012020000100222Mercator (Fortaleza) v.19 2020reponame:Mercator (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.4215/rm2020.e19022info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Andre MedeirosLeite,Marcos EsdrasEspírito-Santo,Mário Marcos dopor2020-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S1984-22012020000100222Revistahttp://www.mercator.ufc.brPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com1984-22011676-8329opendoar:2022-11-23T11:20:40.412951Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv MONITORAMENTO DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL BRASILEIRA POR SENSORIAMENTO REMOTO
title MONITORAMENTO DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL BRASILEIRA POR SENSORIAMENTO REMOTO
spellingShingle MONITORAMENTO DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL BRASILEIRA POR SENSORIAMENTO REMOTO
Rocha,Andre Medeiros
Mapeamento
Florestas Deciduais
Sensoriamento Remoto
SIG.
title_short MONITORAMENTO DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL BRASILEIRA POR SENSORIAMENTO REMOTO
title_full MONITORAMENTO DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL BRASILEIRA POR SENSORIAMENTO REMOTO
title_fullStr MONITORAMENTO DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL BRASILEIRA POR SENSORIAMENTO REMOTO
title_full_unstemmed MONITORAMENTO DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL BRASILEIRA POR SENSORIAMENTO REMOTO
title_sort MONITORAMENTO DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL BRASILEIRA POR SENSORIAMENTO REMOTO
author Rocha,Andre Medeiros
author_facet Rocha,Andre Medeiros
Leite,Marcos Esdras
Espírito-Santo,Mário Marcos do
author_role author
author2 Leite,Marcos Esdras
Espírito-Santo,Mário Marcos do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Andre Medeiros
Leite,Marcos Esdras
Espírito-Santo,Mário Marcos do
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento
Florestas Deciduais
Sensoriamento Remoto
SIG.
topic Mapeamento
Florestas Deciduais
Sensoriamento Remoto
SIG.
description Resumo Dentre as várias características que o território brasileiro dispõe, uma precisamente se sobressai: o país contempla a segunda maior reserva florestal do planeta, respondendo por aproximadamente 10% do cômputo total das formações florestais globais. Nesse Cenário, as Florestas Estacionais Deciduais (FED) constituem o segundo tipo florestal menos expressivo no Brasil, estando situadas predominantemente em biomas não-florestados, tal como Cerrado e Caatinga. Dessa Forma, sua conservação apoia-se fundamentalmente na sua correta identificação, o qual se torna difícil, uma vez que as áreas de FED são geralmente classificadas como outros tipos de vegetação. Logo, a pesquisa corrente objetivou realizar o monitoramento do Uso e Cobertura do Solo para os anos de 2007 e 2016 da faixa contínua Norte de Minas Gerais - Sul do Piauí, com finalidade de diagnosticar a situação atual das florestas deciduais brasileiras e verificar os principais agentes que afetam seu desmatamento e regeneração. Como resultante, o estudo constatou que o incremento significativo das áreas de cultivos e a mobilidade espacial dos pastos contribuíram determinantemente para as alterações apresentadas pelas formações vegetais. No Entanto, tais drivers desempenharam papeis diferenciados nas perdas/ganhos. Em especial, concluiu-se que as mudanças a qual as florestas deciduais perpassaram foram explicadas particularmente pela pastagem. Os demais tipos de vegetação foram impactados igualmente por esta classe, mas com participação mais incisiva das culturas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012020000100222
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012020000100222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4215/rm2020.e19022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Mercator (Fortaleza) v.19 2020
reponame:Mercator (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Mercator (Fortaleza. Online)
collection Mercator (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv edantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com
_version_ 1789798755714727936