A TERRITORIALIZAÇÃO DO POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA, SÃO PAULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mercator (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012014000300037 |
Resumo: | Presente artigo avalia as consequências espaciais do surgimento de uma ambiciosa política cultural no município de Paulínia (SP) em 2006, assim como os impasses para o seu desenvolvimento a partir de 2012. Mais precisamente, escolhemos trabalhar com os desafios da criação de um polo cinematográfico em Paulínia. Para tanto, tomamos como referência o conceito de indústria cultural, tal qual este foi desenvolvido por Scott e Power (2004), o qual pode ser sintetizado como uma estratégia promovida por agentes públicos e/ou privados para criar uma economia capaz de se referenciar culturalmente ao mesmo tempo em que fortalece uma cultura que ganha valor econômico. Uma indústria cultural poderia promover uma atividade econômica capaz de se beneficiar da vida social de uma cidade e que faz uso de recursos inesgotáveis, além de contar com um mercado consumidor em constante crescimento. Com isso, esperamos contribuir para a Geografia Cultural brasileira ao apresentar uma discussão que promove o encontro de argumentos fundados tanto nas lógicas econômicas quanto nos significados culturais, ao contrário daquilo que a Geografia tradicionalmente fez. |
id |
UFC-5_637b534f4a31758bf1a4b4b7b7dd0c9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1984-22012014000300037 |
network_acronym_str |
UFC-5 |
network_name_str |
Mercator (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A TERRITORIALIZAÇÃO DO POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA, SÃO PAULOIndústria CulturalCinemaPaulíniaTerritorializaçãoPresente artigo avalia as consequências espaciais do surgimento de uma ambiciosa política cultural no município de Paulínia (SP) em 2006, assim como os impasses para o seu desenvolvimento a partir de 2012. Mais precisamente, escolhemos trabalhar com os desafios da criação de um polo cinematográfico em Paulínia. Para tanto, tomamos como referência o conceito de indústria cultural, tal qual este foi desenvolvido por Scott e Power (2004), o qual pode ser sintetizado como uma estratégia promovida por agentes públicos e/ou privados para criar uma economia capaz de se referenciar culturalmente ao mesmo tempo em que fortalece uma cultura que ganha valor econômico. Uma indústria cultural poderia promover uma atividade econômica capaz de se beneficiar da vida social de uma cidade e que faz uso de recursos inesgotáveis, além de contar com um mercado consumidor em constante crescimento. Com isso, esperamos contribuir para a Geografia Cultural brasileira ao apresentar uma discussão que promove o encontro de argumentos fundados tanto nas lógicas econômicas quanto nos significados culturais, ao contrário daquilo que a Geografia tradicionalmente fez.Universidade Federal do Ceará2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012014000300037Mercator (Fortaleza) v.13 n.3 2014reponame:Mercator (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.4215/RM2014.1303.0003info:eu-repo/semantics/openAccessValverde,Rodrigo Ramos Hospodar Felippepor2015-10-26T00:00:00Zoai:scielo:S1984-22012014000300037Revistahttp://www.mercator.ufc.brPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com1984-22011676-8329opendoar:2022-11-23T11:20:30.426532Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TERRITORIALIZAÇÃO DO POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA, SÃO PAULO |
title |
A TERRITORIALIZAÇÃO DO POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA, SÃO PAULO |
spellingShingle |
A TERRITORIALIZAÇÃO DO POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA, SÃO PAULO Valverde,Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Indústria Cultural Cinema Paulínia Territorialização |
title_short |
A TERRITORIALIZAÇÃO DO POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA, SÃO PAULO |
title_full |
A TERRITORIALIZAÇÃO DO POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA, SÃO PAULO |
title_fullStr |
A TERRITORIALIZAÇÃO DO POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA, SÃO PAULO |
title_full_unstemmed |
A TERRITORIALIZAÇÃO DO POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA, SÃO PAULO |
title_sort |
A TERRITORIALIZAÇÃO DO POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA, SÃO PAULO |
author |
Valverde,Rodrigo Ramos Hospodar Felippe |
author_facet |
Valverde,Rodrigo Ramos Hospodar Felippe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valverde,Rodrigo Ramos Hospodar Felippe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria Cultural Cinema Paulínia Territorialização |
topic |
Indústria Cultural Cinema Paulínia Territorialização |
description |
Presente artigo avalia as consequências espaciais do surgimento de uma ambiciosa política cultural no município de Paulínia (SP) em 2006, assim como os impasses para o seu desenvolvimento a partir de 2012. Mais precisamente, escolhemos trabalhar com os desafios da criação de um polo cinematográfico em Paulínia. Para tanto, tomamos como referência o conceito de indústria cultural, tal qual este foi desenvolvido por Scott e Power (2004), o qual pode ser sintetizado como uma estratégia promovida por agentes públicos e/ou privados para criar uma economia capaz de se referenciar culturalmente ao mesmo tempo em que fortalece uma cultura que ganha valor econômico. Uma indústria cultural poderia promover uma atividade econômica capaz de se beneficiar da vida social de uma cidade e que faz uso de recursos inesgotáveis, além de contar com um mercado consumidor em constante crescimento. Com isso, esperamos contribuir para a Geografia Cultural brasileira ao apresentar uma discussão que promove o encontro de argumentos fundados tanto nas lógicas econômicas quanto nos significados culturais, ao contrário daquilo que a Geografia tradicionalmente fez. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012014000300037 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012014000300037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4215/RM2014.1303.0003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Mercator (Fortaleza) v.13 n.3 2014 reponame:Mercator (Fortaleza. Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Mercator (Fortaleza. Online) |
collection |
Mercator (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
edantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com |
_version_ |
1789798755055173632 |