DA LÓGICA CENTRO-PERIFERIA À LÓGICA SOCIOESPACIAL FRAGMENTÁRIA EM UMA CIDADE MÉDIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calixto,Maria José Martinelli Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mercator (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012021000100227
Resumo: Resumo Por meio de uma abordagem processual e com aporte de elementos empíricos, o texto analisa as dinâmicas de segmentação que conformam a lógica centro-periférica e caminham para o delineamento de formas mais complexas de estruturação de uma cidade média. Toma como recorte analítico o papel do poder público municipal que, articulado ao capital fundiário-imobiliário-incorporador, reconfigura o tecido urbano e favorece o surgimento de novas relações socioespaciais em Dourados-MS. Para dimensionar esse processo, além da elaboração de um mapa síntese, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico; informações coletadas in loco; registros fotográficos, entrevistas e levantamento junto à Agência Municipal de Habitação de Interesse Social. Pesquisa de dados secundários teve como fontes censos demográficos, legislação municipal, plataformas virtuais das incorporadoras atuantes na cidade, assim como o Sistema Integrado de Seleção Habitacional/Ministério do Desenvolvimento Regional/Programa Minha Casa Minha Vida. Em Dourados, dinâmicas em curso revelam complexidade na conformação da segregação, e os elementos nelas presentes indicam que a noção conceitual de fragmentação assume força como referencial analítico. A partir do ano 2000, esse processo se reforça, promovendo o aprofundamento das diferenças e conformando lógicas socieoespaciais que, embora tenham ocorrido primeiro e com mais intensidade nas metrópoles, têm ganhado expressão em cidades médias.
id UFC-5_8a997ae8378720893fb3a8505f43816d
oai_identifier_str oai:scielo:S1984-22012021000100227
network_acronym_str UFC-5
network_name_str Mercator (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling DA LÓGICA CENTRO-PERIFERIA À LÓGICA SOCIOESPACIAL FRAGMENTÁRIA EM UMA CIDADE MÉDIAReestruturação EspacialPoder PúblicoFragmentação Sócio-espacialCidade MédiaResumo Por meio de uma abordagem processual e com aporte de elementos empíricos, o texto analisa as dinâmicas de segmentação que conformam a lógica centro-periférica e caminham para o delineamento de formas mais complexas de estruturação de uma cidade média. Toma como recorte analítico o papel do poder público municipal que, articulado ao capital fundiário-imobiliário-incorporador, reconfigura o tecido urbano e favorece o surgimento de novas relações socioespaciais em Dourados-MS. Para dimensionar esse processo, além da elaboração de um mapa síntese, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico; informações coletadas in loco; registros fotográficos, entrevistas e levantamento junto à Agência Municipal de Habitação de Interesse Social. Pesquisa de dados secundários teve como fontes censos demográficos, legislação municipal, plataformas virtuais das incorporadoras atuantes na cidade, assim como o Sistema Integrado de Seleção Habitacional/Ministério do Desenvolvimento Regional/Programa Minha Casa Minha Vida. Em Dourados, dinâmicas em curso revelam complexidade na conformação da segregação, e os elementos nelas presentes indicam que a noção conceitual de fragmentação assume força como referencial analítico. A partir do ano 2000, esse processo se reforça, promovendo o aprofundamento das diferenças e conformando lógicas socieoespaciais que, embora tenham ocorrido primeiro e com mais intensidade nas metrópoles, têm ganhado expressão em cidades médias.Universidade Federal do Ceará2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012021000100227Mercator (Fortaleza) v.20 2021reponame:Mercator (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.4215/rm2021.e20028info:eu-repo/semantics/openAccessCalixto,Maria José Martinelli Silvapor2021-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S1984-22012021000100227Revistahttp://www.mercator.ufc.brPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com1984-22011676-8329opendoar:2022-11-23T11:20:41.774519Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv DA LÓGICA CENTRO-PERIFERIA À LÓGICA SOCIOESPACIAL FRAGMENTÁRIA EM UMA CIDADE MÉDIA
title DA LÓGICA CENTRO-PERIFERIA À LÓGICA SOCIOESPACIAL FRAGMENTÁRIA EM UMA CIDADE MÉDIA
spellingShingle DA LÓGICA CENTRO-PERIFERIA À LÓGICA SOCIOESPACIAL FRAGMENTÁRIA EM UMA CIDADE MÉDIA
Calixto,Maria José Martinelli Silva
Reestruturação Espacial
Poder Público
Fragmentação Sócio-espacial
Cidade Média
title_short DA LÓGICA CENTRO-PERIFERIA À LÓGICA SOCIOESPACIAL FRAGMENTÁRIA EM UMA CIDADE MÉDIA
title_full DA LÓGICA CENTRO-PERIFERIA À LÓGICA SOCIOESPACIAL FRAGMENTÁRIA EM UMA CIDADE MÉDIA
title_fullStr DA LÓGICA CENTRO-PERIFERIA À LÓGICA SOCIOESPACIAL FRAGMENTÁRIA EM UMA CIDADE MÉDIA
title_full_unstemmed DA LÓGICA CENTRO-PERIFERIA À LÓGICA SOCIOESPACIAL FRAGMENTÁRIA EM UMA CIDADE MÉDIA
title_sort DA LÓGICA CENTRO-PERIFERIA À LÓGICA SOCIOESPACIAL FRAGMENTÁRIA EM UMA CIDADE MÉDIA
author Calixto,Maria José Martinelli Silva
author_facet Calixto,Maria José Martinelli Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calixto,Maria José Martinelli Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Reestruturação Espacial
Poder Público
Fragmentação Sócio-espacial
Cidade Média
topic Reestruturação Espacial
Poder Público
Fragmentação Sócio-espacial
Cidade Média
description Resumo Por meio de uma abordagem processual e com aporte de elementos empíricos, o texto analisa as dinâmicas de segmentação que conformam a lógica centro-periférica e caminham para o delineamento de formas mais complexas de estruturação de uma cidade média. Toma como recorte analítico o papel do poder público municipal que, articulado ao capital fundiário-imobiliário-incorporador, reconfigura o tecido urbano e favorece o surgimento de novas relações socioespaciais em Dourados-MS. Para dimensionar esse processo, além da elaboração de um mapa síntese, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico; informações coletadas in loco; registros fotográficos, entrevistas e levantamento junto à Agência Municipal de Habitação de Interesse Social. Pesquisa de dados secundários teve como fontes censos demográficos, legislação municipal, plataformas virtuais das incorporadoras atuantes na cidade, assim como o Sistema Integrado de Seleção Habitacional/Ministério do Desenvolvimento Regional/Programa Minha Casa Minha Vida. Em Dourados, dinâmicas em curso revelam complexidade na conformação da segregação, e os elementos nelas presentes indicam que a noção conceitual de fragmentação assume força como referencial analítico. A partir do ano 2000, esse processo se reforça, promovendo o aprofundamento das diferenças e conformando lógicas socieoespaciais que, embora tenham ocorrido primeiro e com mais intensidade nas metrópoles, têm ganhado expressão em cidades médias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012021000100227
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012021000100227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4215/rm2021.e20028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Mercator (Fortaleza) v.20 2021
reponame:Mercator (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Mercator (Fortaleza. Online)
collection Mercator (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv edantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com
_version_ 1789798755750379520