CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE EÓLICO NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTA
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
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Resumo: | Resumo Este trabalho avalia a importância do transporte eólico para o comportamento morfogenético de um trecho de 20Km da costa cearense entre a desembocadura do Rio Ceará e a Praia do Cumbuco. Consistiu na comparação entre o volume de areia envolvido na migração da linha da costa entre 1974 e 2001 e o potencial de formação de dunas, que é baseado na relação entre o ângulo formado entre a posição da linha de costa e a direção dominante do transporte eólico. O volume de material resultante da migração da linha de costa foi calculado multiplicando-se a área acrescida ou retirada pela soma da altura da berma ativa e a profundidade de fechamento. O potencial de formação de dunas, calculado para cada segmento estudado, demonstrou: (1) guardar uma excelente correlação com os volumes medidos para a migração da linha de costa; e (2) que a maioria dos segmentos têm sido submetidos a um potencial déficit sedimentar provocado pelo vento, salvo alguns poucos trechos onde há uma tendência de realimentação da praia pelo transporte eólico, através de um processo de 'headland bypass dune'. Os resultados mostraram que a atividade eólica pode ser fundamental para o equilíbrio da linha de costa, reforçando, desta forma, a idéia de que os trabalhos envolvendo a dinâmica costeira necessitam do estudo do transporte eólico para que possam representar adequadamente a dinâmica costeira da região estudada. |
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CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE EÓLICO NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTAPotencial de formação de dunasMigração da linha de costaMorfodinânica costeiraResumo Este trabalho avalia a importância do transporte eólico para o comportamento morfogenético de um trecho de 20Km da costa cearense entre a desembocadura do Rio Ceará e a Praia do Cumbuco. Consistiu na comparação entre o volume de areia envolvido na migração da linha da costa entre 1974 e 2001 e o potencial de formação de dunas, que é baseado na relação entre o ângulo formado entre a posição da linha de costa e a direção dominante do transporte eólico. O volume de material resultante da migração da linha de costa foi calculado multiplicando-se a área acrescida ou retirada pela soma da altura da berma ativa e a profundidade de fechamento. O potencial de formação de dunas, calculado para cada segmento estudado, demonstrou: (1) guardar uma excelente correlação com os volumes medidos para a migração da linha de costa; e (2) que a maioria dos segmentos têm sido submetidos a um potencial déficit sedimentar provocado pelo vento, salvo alguns poucos trechos onde há uma tendência de realimentação da praia pelo transporte eólico, através de um processo de 'headland bypass dune'. Os resultados mostraram que a atividade eólica pode ser fundamental para o equilíbrio da linha de costa, reforçando, desta forma, a idéia de que os trabalhos envolvendo a dinâmica costeira necessitam do estudo do transporte eólico para que possam representar adequadamente a dinâmica costeira da região estudada.Universidade Federal do Ceará2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012016000200105Mercator (Fortaleza) v.15 n.2 2016reponame:Mercator (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.4215/RM2016.1502.0007info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Alexandre Medeiros deSales,Vanda de Claudinopor2016-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1984-22012016000200105Revistahttp://www.mercator.ufc.brPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com1984-22011676-8329opendoar:2022-11-23T11:20:34.069311Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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