CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE EÓLICO NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Alexandre Medeiros de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sales,Vanda de Claudino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mercator (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012016000200105
Resumo: Resumo Este trabalho avalia a importância do transporte eólico para o comportamento morfogenético de um trecho de 20Km da costa cearense entre a desembocadura do Rio Ceará e a Praia do Cumbuco. Consistiu na comparação entre o volume de areia envolvido na migração da linha da costa entre 1974 e 2001 e o potencial de formação de dunas, que é baseado na relação entre o ângulo formado entre a posição da linha de costa e a direção dominante do transporte eólico. O volume de material resultante da migração da linha de costa foi calculado multiplicando-se a área acrescida ou retirada pela soma da altura da berma ativa e a profundidade de fechamento. O potencial de formação de dunas, calculado para cada segmento estudado, demonstrou: (1) guardar uma excelente correlação com os volumes medidos para a migração da linha de costa; e (2) que a maioria dos segmentos têm sido submetidos a um potencial déficit sedimentar provocado pelo vento, salvo alguns poucos trechos onde há uma tendência de realimentação da praia pelo transporte eólico, através de um processo de 'headland bypass dune'. Os resultados mostraram que a atividade eólica pode ser fundamental para o equilíbrio da linha de costa, reforçando, desta forma, a idéia de que os trabalhos envolvendo a dinâmica costeira necessitam do estudo do transporte eólico para que possam representar adequadamente a dinâmica costeira da região estudada.
id UFC-5_ae2a8b055e56ae5c52bdfff6c59e4e61
oai_identifier_str oai:scielo:S1984-22012016000200105
network_acronym_str UFC-5
network_name_str Mercator (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE EÓLICO NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTAPotencial de formação de dunasMigração da linha de costaMorfodinânica costeiraResumo Este trabalho avalia a importância do transporte eólico para o comportamento morfogenético de um trecho de 20Km da costa cearense entre a desembocadura do Rio Ceará e a Praia do Cumbuco. Consistiu na comparação entre o volume de areia envolvido na migração da linha da costa entre 1974 e 2001 e o potencial de formação de dunas, que é baseado na relação entre o ângulo formado entre a posição da linha de costa e a direção dominante do transporte eólico. O volume de material resultante da migração da linha de costa foi calculado multiplicando-se a área acrescida ou retirada pela soma da altura da berma ativa e a profundidade de fechamento. O potencial de formação de dunas, calculado para cada segmento estudado, demonstrou: (1) guardar uma excelente correlação com os volumes medidos para a migração da linha de costa; e (2) que a maioria dos segmentos têm sido submetidos a um potencial déficit sedimentar provocado pelo vento, salvo alguns poucos trechos onde há uma tendência de realimentação da praia pelo transporte eólico, através de um processo de 'headland bypass dune'. Os resultados mostraram que a atividade eólica pode ser fundamental para o equilíbrio da linha de costa, reforçando, desta forma, a idéia de que os trabalhos envolvendo a dinâmica costeira necessitam do estudo do transporte eólico para que possam representar adequadamente a dinâmica costeira da região estudada.Universidade Federal do Ceará2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012016000200105Mercator (Fortaleza) v.15 n.2 2016reponame:Mercator (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.4215/RM2016.1502.0007info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Alexandre Medeiros deSales,Vanda de Claudinopor2016-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1984-22012016000200105Revistahttp://www.mercator.ufc.brPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com1984-22011676-8329opendoar:2022-11-23T11:20:34.069311Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE EÓLICO NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTA
title CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE EÓLICO NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTA
spellingShingle CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE EÓLICO NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTA
Carvalho,Alexandre Medeiros de
Potencial de formação de dunas
Migração da linha de costa
Morfodinânica costeira
title_short CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE EÓLICO NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTA
title_full CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE EÓLICO NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTA
title_fullStr CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE EÓLICO NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE EÓLICO NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTA
title_sort CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE EÓLICO NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTA
author Carvalho,Alexandre Medeiros de
author_facet Carvalho,Alexandre Medeiros de
Sales,Vanda de Claudino
author_role author
author2 Sales,Vanda de Claudino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Alexandre Medeiros de
Sales,Vanda de Claudino
dc.subject.por.fl_str_mv Potencial de formação de dunas
Migração da linha de costa
Morfodinânica costeira
topic Potencial de formação de dunas
Migração da linha de costa
Morfodinânica costeira
description Resumo Este trabalho avalia a importância do transporte eólico para o comportamento morfogenético de um trecho de 20Km da costa cearense entre a desembocadura do Rio Ceará e a Praia do Cumbuco. Consistiu na comparação entre o volume de areia envolvido na migração da linha da costa entre 1974 e 2001 e o potencial de formação de dunas, que é baseado na relação entre o ângulo formado entre a posição da linha de costa e a direção dominante do transporte eólico. O volume de material resultante da migração da linha de costa foi calculado multiplicando-se a área acrescida ou retirada pela soma da altura da berma ativa e a profundidade de fechamento. O potencial de formação de dunas, calculado para cada segmento estudado, demonstrou: (1) guardar uma excelente correlação com os volumes medidos para a migração da linha de costa; e (2) que a maioria dos segmentos têm sido submetidos a um potencial déficit sedimentar provocado pelo vento, salvo alguns poucos trechos onde há uma tendência de realimentação da praia pelo transporte eólico, através de um processo de 'headland bypass dune'. Os resultados mostraram que a atividade eólica pode ser fundamental para o equilíbrio da linha de costa, reforçando, desta forma, a idéia de que os trabalhos envolvendo a dinâmica costeira necessitam do estudo do transporte eólico para que possam representar adequadamente a dinâmica costeira da região estudada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012016000200105
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012016000200105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4215/RM2016.1502.0007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Mercator (Fortaleza) v.15 n.2 2016
reponame:Mercator (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Mercator (Fortaleza. Online)
collection Mercator (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv edantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com
_version_ 1789798755138011136