DIMENSÃO SOCIAL DA AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo,Francisco Fransualdo de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Perxacs,Helena, Alió,Maria Àngels
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mercator (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012020000100205
Resumo: Resumo A introdução da agricultura nas cidades é um dos eixos prioritários atuais para a reforma ambiental urbana. Existe um amplo consenso a esse respeito, principalmente devido à melhoria do equilíbrio dos ecossistemas urbanos. Ademais, a agricultura urbana também oferece várias possibilidades para a sociedade, na medida em que pode contribuir para a solução de situações de pobreza urbana, além de melhorar a saúde pública dos bairros onde está localizada, principalmente com base em princípios ecológicos. Além de outras vantagens que envolvem diretamente a população que pratica a agricultura ou que a possui como fonte de alimento. Dessa maneira, a agricultura urbana ajuda a mitigar a dupla dimensão socioambiental da crise ecológica planetária de nosso tempo. Nesse sentido, este estudo visa aprofundar a discussão sobre a dimensão social da agricultura urbana, problematizando experiências de diferentes cidades do mundo (particularmente Barcelona, Girona e Natal), esta última a título de contextualização, propondo um esquema dos diferentes tipos de vantagens que essa apresenta. A conclusão aponta na direção de um fenômeno social marcado pela resistência territorial e pela transição para um paradigma produtivo mais equilibrado e contra-racional, em oposição ao paradigma capitalista totalitário globalizado.
id UFC-5_ce1a226d5a345e3681829c2ac1fd3977
oai_identifier_str oai:scielo:S1984-22012020000100205
network_acronym_str UFC-5
network_name_str Mercator (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling DIMENSÃO SOCIAL DA AGRICULTURA URBANA E PERIURBANAAgricultura urbana e periurbanaDimensão social-*5BarcelonaResumo A introdução da agricultura nas cidades é um dos eixos prioritários atuais para a reforma ambiental urbana. Existe um amplo consenso a esse respeito, principalmente devido à melhoria do equilíbrio dos ecossistemas urbanos. Ademais, a agricultura urbana também oferece várias possibilidades para a sociedade, na medida em que pode contribuir para a solução de situações de pobreza urbana, além de melhorar a saúde pública dos bairros onde está localizada, principalmente com base em princípios ecológicos. Além de outras vantagens que envolvem diretamente a população que pratica a agricultura ou que a possui como fonte de alimento. Dessa maneira, a agricultura urbana ajuda a mitigar a dupla dimensão socioambiental da crise ecológica planetária de nosso tempo. Nesse sentido, este estudo visa aprofundar a discussão sobre a dimensão social da agricultura urbana, problematizando experiências de diferentes cidades do mundo (particularmente Barcelona, Girona e Natal), esta última a título de contextualização, propondo um esquema dos diferentes tipos de vantagens que essa apresenta. A conclusão aponta na direção de um fenômeno social marcado pela resistência territorial e pela transição para um paradigma produtivo mais equilibrado e contra-racional, em oposição ao paradigma capitalista totalitário globalizado.Universidade Federal do Ceará2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012020000100205Mercator (Fortaleza) v.19 2020reponame:Mercator (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.4215/rm2020.e19005info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo,Francisco Fransualdo dePerxacs,HelenaAlió,Maria Àngelspor2020-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S1984-22012020000100205Revistahttp://www.mercator.ufc.brPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com1984-22011676-8329opendoar:2022-11-23T11:20:39.521231Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv DIMENSÃO SOCIAL DA AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA
title DIMENSÃO SOCIAL DA AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA
spellingShingle DIMENSÃO SOCIAL DA AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA
Azevedo,Francisco Fransualdo de
Agricultura urbana e periurbana
Dimensão social
-*5Barcelona
title_short DIMENSÃO SOCIAL DA AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA
title_full DIMENSÃO SOCIAL DA AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA
title_fullStr DIMENSÃO SOCIAL DA AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA
title_full_unstemmed DIMENSÃO SOCIAL DA AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA
title_sort DIMENSÃO SOCIAL DA AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA
author Azevedo,Francisco Fransualdo de
author_facet Azevedo,Francisco Fransualdo de
Perxacs,Helena
Alió,Maria Àngels
author_role author
author2 Perxacs,Helena
Alió,Maria Àngels
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo,Francisco Fransualdo de
Perxacs,Helena
Alió,Maria Àngels
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura urbana e periurbana
Dimensão social
-*5Barcelona
topic Agricultura urbana e periurbana
Dimensão social
-*5Barcelona
description Resumo A introdução da agricultura nas cidades é um dos eixos prioritários atuais para a reforma ambiental urbana. Existe um amplo consenso a esse respeito, principalmente devido à melhoria do equilíbrio dos ecossistemas urbanos. Ademais, a agricultura urbana também oferece várias possibilidades para a sociedade, na medida em que pode contribuir para a solução de situações de pobreza urbana, além de melhorar a saúde pública dos bairros onde está localizada, principalmente com base em princípios ecológicos. Além de outras vantagens que envolvem diretamente a população que pratica a agricultura ou que a possui como fonte de alimento. Dessa maneira, a agricultura urbana ajuda a mitigar a dupla dimensão socioambiental da crise ecológica planetária de nosso tempo. Nesse sentido, este estudo visa aprofundar a discussão sobre a dimensão social da agricultura urbana, problematizando experiências de diferentes cidades do mundo (particularmente Barcelona, Girona e Natal), esta última a título de contextualização, propondo um esquema dos diferentes tipos de vantagens que essa apresenta. A conclusão aponta na direção de um fenômeno social marcado pela resistência territorial e pela transição para um paradigma produtivo mais equilibrado e contra-racional, em oposição ao paradigma capitalista totalitário globalizado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012020000100205
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012020000100205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4215/rm2020.e19005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Mercator (Fortaleza) v.19 2020
reponame:Mercator (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Mercator (Fortaleza. Online)
collection Mercator (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv edantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com
_version_ 1789798755553247232