FERROVIA NOVA TRANSNORDESTINA E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Mercator (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012018000100210 |
Resumo: | RESUMO Este texto faz uma análise socioeconômica e territorial dos investimentos da ferrovia Nova Transnordestina que corta parte dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. A hipótese é de que esta ferrovia tem como objetivo principal atender as exportações agrícolas e minerais, apesar de possíveis externalidades positivas sobre a região de sua influência que abrange não apenas os estados cortados por ela mas, também, a região do Matopiba. Por isso, este texto destaca os problemas socioambientais que decorrem do projeto e os impactos sobre comunidades atingidas por seu traçado. Metodologicamente, o texto foi construído a partir de levantamento bibliográfico, documentos relativos aos projetos, informações jornalísticas e entrevistas. Teoricamente, parte do conceito de formação socioespacial e articula-o com o conceito de padrão de reprodução do capital adaptando-os para estudos de formações subdesenvolvidas e dependentes, como a brasileira. |
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FERROVIA NOVA TRANSNORDESTINA E ORGANIZAÇÃO ESPACIALFerrovia Nova TransnordestinaDesenvolvimento RegionalInfraestruturaTerritórioRESUMO Este texto faz uma análise socioeconômica e territorial dos investimentos da ferrovia Nova Transnordestina que corta parte dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. A hipótese é de que esta ferrovia tem como objetivo principal atender as exportações agrícolas e minerais, apesar de possíveis externalidades positivas sobre a região de sua influência que abrange não apenas os estados cortados por ela mas, também, a região do Matopiba. Por isso, este texto destaca os problemas socioambientais que decorrem do projeto e os impactos sobre comunidades atingidas por seu traçado. Metodologicamente, o texto foi construído a partir de levantamento bibliográfico, documentos relativos aos projetos, informações jornalísticas e entrevistas. Teoricamente, parte do conceito de formação socioespacial e articula-o com o conceito de padrão de reprodução do capital adaptando-os para estudos de formações subdesenvolvidas e dependentes, como a brasileira.Universidade Federal do Ceará2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012018000100210Mercator (Fortaleza) v.17 2018reponame:Mercator (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.4215/rm2018.e17010info:eu-repo/semantics/openAccessBIACHI,Ana Paula TheodoroMACEDO,Fernando Cezarpor2018-05-28T00:00:00Zoai:scielo:S1984-22012018000100210Revistahttp://www.mercator.ufc.brPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com1984-22011676-8329opendoar:2022-11-23T11:20:36.844977Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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RESUMO Este texto faz uma análise socioeconômica e territorial dos investimentos da ferrovia Nova Transnordestina que corta parte dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. A hipótese é de que esta ferrovia tem como objetivo principal atender as exportações agrícolas e minerais, apesar de possíveis externalidades positivas sobre a região de sua influência que abrange não apenas os estados cortados por ela mas, também, a região do Matopiba. Por isso, este texto destaca os problemas socioambientais que decorrem do projeto e os impactos sobre comunidades atingidas por seu traçado. Metodologicamente, o texto foi construído a partir de levantamento bibliográfico, documentos relativos aos projetos, informações jornalísticas e entrevistas. Teoricamente, parte do conceito de formação socioespacial e articula-o com o conceito de padrão de reprodução do capital adaptando-os para estudos de formações subdesenvolvidas e dependentes, como a brasileira. |
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