Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonteles Filho, José Mendes
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14425
Resumo: FONTELES FILHO, José Mendes. Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 170-177, 1999.
id UFC-7_00f5fd0ca9debeeaa58349b13af20d34
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14425
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CEÍndios tremembéIndigenismo no BrasilAutonomiaEscola indígena diferenciadaFONTELES FILHO, José Mendes. Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 170-177, 1999.This article analyses the problematic of self determination of the Tremembé people, within an historical perspective of their relations with the State and the national society which have been implanted since colonization, and the role, nowadays, of the diferenciated Indian school in the strengthening, (re)elaboration, and search for more autonomous relations for the Tremembé. Taking Institutional Analysis as one of the theoretical referencials, the author gives relevance to its itinerary of approaching and constructing the problematic, starting the text with an account and analysis of what he calls stages of natural approach, political-religious approach, aesthetic approach, empirical approach and, finally, epistemological approach.Este artigo analisa a problemática da autonomia do povo Tremembé, dentro de uma perspectiva histórica de suas relações com o Estado e a sociedade nacional que foram implantadas a partir da colonização, e do papel atual da escola indígena diferenciada no fortalecimento, na (re)elaboração e busca de relações mais autônomas para os Tremembé. Tendo a Análise Institucional como um dos referenciais teóricos de trabalho, o autor dá relevância ao seu itinerário de aproximação e construção da problemática, iniciando o texto com o relato e análise do que denomina etapas de aproximação natural, aproximação político-religiosa, aproximação estética, aproximação empírica e, finalmente, aproximação epistemológica.Revista Educação em Debate2015-12-10T11:38:53Z2015-12-10T11:38:53Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFONTELES FILHO, J. M. (1999)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14425Fonteles Filho, José Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:40:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14425Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:01.564152Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE
title Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE
spellingShingle Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE
Fonteles Filho, José Mendes
Índios tremembé
Indigenismo no Brasil
Autonomia
Escola indígena diferenciada
title_short Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE
title_full Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE
title_fullStr Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE
title_full_unstemmed Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE
title_sort Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE
author Fonteles Filho, José Mendes
author_facet Fonteles Filho, José Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonteles Filho, José Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Índios tremembé
Indigenismo no Brasil
Autonomia
Escola indígena diferenciada
topic Índios tremembé
Indigenismo no Brasil
Autonomia
Escola indígena diferenciada
description FONTELES FILHO, José Mendes. Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 170-177, 1999.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2015-12-10T11:38:53Z
2015-12-10T11:38:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONTELES FILHO, J. M. (1999)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14425
identifier_str_mv FONTELES FILHO, J. M. (1999)
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029021929177088