Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14425 |
Resumo: | FONTELES FILHO, José Mendes. Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 170-177, 1999. |
id |
UFC-7_00f5fd0ca9debeeaa58349b13af20d34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14425 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CEÍndios tremembéIndigenismo no BrasilAutonomiaEscola indígena diferenciadaFONTELES FILHO, José Mendes. Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 170-177, 1999.This article analyses the problematic of self determination of the Tremembé people, within an historical perspective of their relations with the State and the national society which have been implanted since colonization, and the role, nowadays, of the diferenciated Indian school in the strengthening, (re)elaboration, and search for more autonomous relations for the Tremembé. Taking Institutional Analysis as one of the theoretical referencials, the author gives relevance to its itinerary of approaching and constructing the problematic, starting the text with an account and analysis of what he calls stages of natural approach, political-religious approach, aesthetic approach, empirical approach and, finally, epistemological approach.Este artigo analisa a problemática da autonomia do povo Tremembé, dentro de uma perspectiva histórica de suas relações com o Estado e a sociedade nacional que foram implantadas a partir da colonização, e do papel atual da escola indígena diferenciada no fortalecimento, na (re)elaboração e busca de relações mais autônomas para os Tremembé. Tendo a Análise Institucional como um dos referenciais teóricos de trabalho, o autor dá relevância ao seu itinerário de aproximação e construção da problemática, iniciando o texto com o relato e análise do que denomina etapas de aproximação natural, aproximação político-religiosa, aproximação estética, aproximação empírica e, finalmente, aproximação epistemológica.Revista Educação em Debate2015-12-10T11:38:53Z2015-12-10T11:38:53Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFONTELES FILHO, J. M. (1999)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14425Fonteles Filho, José Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:40:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14425Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:01.564152Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE |
title |
Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE |
spellingShingle |
Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE Fonteles Filho, José Mendes Índios tremembé Indigenismo no Brasil Autonomia Escola indígena diferenciada |
title_short |
Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE |
title_full |
Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE |
title_fullStr |
Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE |
title_full_unstemmed |
Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE |
title_sort |
Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE |
author |
Fonteles Filho, José Mendes |
author_facet |
Fonteles Filho, José Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonteles Filho, José Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Índios tremembé Indigenismo no Brasil Autonomia Escola indígena diferenciada |
topic |
Índios tremembé Indigenismo no Brasil Autonomia Escola indígena diferenciada |
description |
FONTELES FILHO, José Mendes. Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 170-177, 1999. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 2015-12-10T11:38:53Z 2015-12-10T11:38:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONTELES FILHO, J. M. (1999) 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14425 |
identifier_str_mv |
FONTELES FILHO, J. M. (1999) 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029021929177088 |